Noções sobre as WCAG 2.0

Ir para o conteúdo (Pressione a tecla Enter)

Três Flashes:
Noções sobre o CS 2.3.2

2.3.2 Três Flashes:As páginas Web não incluem qualquer conteúdo com mais de três flashes no período de um segundo. (Nível AAA)

Finalidade deste Critério de Sucesso

A finalidade deste Critério de Sucesso é reduzir ainda mais a possibilidade de ataques epilépticos. Os ataques epilépticos não podem ser completamente eliminados, uma vez que algumas pessoas são demasiado sensíveis. Contudo, ao eliminar todo o conteúdo com mais de 3 flashes no período de um segundo em qualquer área do ecrã, a possibilidade de uma pessoa ter um ataque epiléptico é mais reduzida do que apenas ao cumprir as medidas actualmente utilizadas internacionalmente, tal como fazemos no Nível A.

Enquanto o Critério de Sucesso 2.3.1 permite os flashes se forem suficientemente fracos ou apresentados numa área suficientemente pequena, o Critério de Sucesso 2.3.2 não permite mais de três flashes no período de um segundo, independentemente do brilho ou do tamanho. Como resultado, até um único pixel em modo flash iria violar este critério. A finalidade é proteger contra flashes com mais de um único pixel, mas uma vez que pode ser aplicada uma quantidade desconhecida de ampliação ou uma definição de elevado contraste, a proibição é contra qualquer tipo de flash.

Nota: Em alguns casos, o que referimos como "modo intermitente" e como "modo flash" pode coincidir ligeiramente. Utilizamos termos diferentes porque o "modo intermitente" provoca um problema de distracção que pode acontecer durante um curto período de tempo, desde que pare (ou possa ser parado), enquanto o "modo flash" pode provocar um ataque epiléptico e não pode ser permitido por essa mesma razão. O ataque epiléptico pode ocorrer mais rapidamente do que o tempo que a maioria dos utilizadores levaria a desligar o flash. Por conseguinte, "intermitente" refere-se a alterações que se repetem lentamente, podendo provocar uma distracção. "Flash" refere-se a alterações que podem provocar um ataque epiléptico se forem muito brilhantes ou durarem muito tempo. Normalmente, a intermitência não ocorre a uma velocidade de 3 por segundo ou mais, por isso não coincide com o flash. Contudo, a intermitência pode ocorrer a uma velocidade superior a 3 por segundo e, como tal, pode existir uma coincidência, Para obter mais informações sobre o modo intermitente, consulte as Noções sobre o Critério de Sucesso 2.2.2 Colocar em Pausa, Parar, Ocultar .

Benefícios Específicos do Critério de Sucesso 2.3.2

  • As pessoas que têm ataques epilépticos ao visualizar conteúdo em modo flash poderão visualizar todo o conteúdo de um sítio da Web sem sofrerem nenhum ataque e sem terem de perder toda a experiência do conteúdo por estarem limitadas a alternativas em texto. Isto inclui pessoas com epilepsia fotossensível, bem como outras perturbações ao nível de ataques epilépticos provocados por fotossensibilidade.

Exemplos do Critério de Sucesso 2.3.2

  • Um filme com uma cena que envolve clarões de relâmpagos muito brilhantes é editado para que os relâmpagos tenham apenas três flashes no período de um segundo.

Técnicas e Falhas para o Critério de Sucesso 2.3.2 - Três Flashes

Cada item numerado nesta secção representa uma técnica ou combinação de técnicas que o Grupo de Trabalho das WCAG considera serem de tipo suficiente para cumprir este Critério de Sucesso. As técnicas indicadas só cumprem o Critério de Sucesso se todos os requisitos de conformidade das WCAG 2.0 forem cumpridos.

Técnicas Adicionais (de tipo aconselhada) para o 2.3.2

Embora não sejam necessárias para conformidade, as seguintes técnicas adicionais devem ser consideradas de forma a tornar o conteúdo mais acessível. Nem todas as técnicas podem ser utilizadas ou são eficazes em todas as situações.

  • Reduzir o contraste para qualquer conteúdo em modo flash (futuro link)

  • Evitar vermelhos muito intensos para qualquer conteúdo em modo flash (futuro link)

  • Reduzir o número de flashes mesmo que não violem os limites (futuro link)

  • Reduzir a velocidade do conteúdo em directo para evitar flashes contínuos (tal como em lâmpadas de flash) (futuro link)

  • Fixar a imagem momentaneamente se forem detectados 3 flashes no período de um segundo (futuro link)

  • Diminuir a relação de contraste se forem detectados 3 flashes no período de um segundo (futuro link)

Falhas Comuns para o CS 2.3.2

Em seguida, são apresentados os erros comuns considerados como falhas do Critério de Sucesso 2.3.2 pelo Grupo de Trabalho das WCAG .

(Actualmente, não existem falhas documentadas)

Termos-Chave

flash

duas alterações contrárias na luminescência relativa, que podem causar um ataque epiléptico a algumas pessoas, se forem suficientemente grandes e na gama de frequência correcta

Nota 1: Para obter informações sobre tipos de flash que não são permitidos, consulte os limites de flash universal e flash vermelho .

Nota 2: Consulte também em modo intermitente.

página Web

um recurso não incorporado a partir de um único URI utilizando HTTP mais quaisquer outros recursos que sejam utilizados na apresentação ou destinados a serem apresentados em conjunto por um agente de utilizador

Nota 1: Embora quaisquer "outros recursos" possam ser apresentados em conjunto com o recurso principal, não seriam necessariamente apresentados em simultâneo.

Nota 2: Para efeitos de conformidade com estas directrizes, um recurso tem de ser "não incorporado" no âmbito da conformidade, de forma a ser considerado uma página Web.

Exemplo 1: Um recurso Web que inclui todas as imagens e multimédia incorporadas.

Exemplo 2: Um programa Web de correio electrónico construído utilizando Asynchronous JavaScript e XML (AJAX). O programa está totalmente alojado em http://example.com/mail, mas inclui uma caixa de entrada, uma área de contactos e um calendário. São fornecidos links ou botões que permitem visualizar a caixa de entrada, os contactos ou o calendário, mas que não alteram o URI da página totalmente.

Exemplo 3: Um portal personalizável, em que os utilizadores podem escolher o conteúdo a visualizar a partir de um conjunto de diferentes módulos de conteúdos.

Exemplo 4: Ao entrar em "http://shopping.example.com/" no seu browser, está a entrar num ambiente de compras interactivo semelhante a um cinema, em que se pode deslocar visualmente numa loja, arrastar produtos das prateleiras ao seu redor e colocá-los num carrinho de compras que surge à sua frente. Ao clicar num produto, este é apresentado com uma folha de especificações ao lado. Isto poderá ser um sítio da Web com apenas uma página, ou apenas uma única página dentro de um sítio da Web.