Noções sobre as WCAG 2.0

Ir para o conteúdo (Pressione a tecla Enter)

Navegável:
Noções sobre a Directriz 2.4

Directriz 2.4: Fornecer formas de ajudar os utilizadores a navegar, localizar conteúdos e determinar o local em que se encontram.

Finalidade da Directriz 2.4

A finalidade desta directriz é ajudar os utilizadores a localizar os conteúdos de que necessitam e permitir-lhes determinar a localização em que se encontram. Estas tarefas são, muitas vezes, mais difíceis para pessoas com incapacidades. Para efeitos de localização, navegação e orientação, é importante que o utilizador possa saber qual a sua localização actual. Para efeitos de navegação, a informação sobre os possíveis destinos tem de estar disponível. Os leitores de ecrã convertem conteúdo para fala sintetizada que, por ser áudio, tem de ser apresentado numa ordem linear. Alguns Critérios de Sucesso nesta directriz explicam quais as medidas necessárias para garantir que os utilizadores de leitores de ecrã possam navegar no conteúdo com êxito. Outros permitem que os utilizadores reconheçam mais facilmente as barras de navegação e os cabeçalhos de página e ignorem o conteúdo repetido. As funcionalidades ou comportamentos pouco habituais da interface de utilizador podem confundir as pessoas com incapacidades cognitivas.

Tal como é descrito no Glossário Motive Web Design(página em inglês), a navegação tem duas funções principais:

  • indicar ao utilizador onde se encontra

  • permitir ao utilizador deslocar-se para outra localização

Esta directriz funciona em estreita ligação com a Directriz 1.3, que garante que qualquer estrutura no conteúdo pode ser percepcionada, o que é também uma questão importante na navegação. Os cabeçalhos são mecanismos particularmente importantes para ajudar os utilizadores a orientarem-se e a navegarem no conteúdo. Muitos utilizadores de tecnologias de apoio dependem de cabeçalhos apropriados para lerem por alto a informação e localizarem facilmente as diferentes secções do conteúdo. O cumprimento do Critério de Sucesso 1.3.1 para cabeçalhos também aborda alguns aspectos da Directriz 2.4.

Técnicas de Tipo Aconselhada para a Directriz 2.4 (não específicas dos critérios de sucesso)

As técnicas específicas para cumprir cada Critério de Sucesso desta directriz são indicadas nas secções de noções sobre cada Critério de Sucesso (indicadas abaixo). No entanto, se existirem técnicas endereçadas a esta directriz que não caiam em nenhum dos critérios de sucesso, elas serão listadas aqui. Estas técnicas não são necessárias nem suficientes para cumprir quaisquer dos critérios de sucesso, mas podem tornar certos tipos de conteúdo Web mais acessível a mais pessoas.

  • Limitar o número de links por página (futuro link)

  • Fornecer mecanismos para navegar para diferentes secções do conteúdo de uma página Web (futuro link)

  • Tornar os links visualmente distintos (futuro link)