Noções sobre as WCAG 2.0

Ir para o conteúdo (Pressione a tecla Enter)

Página com Título:
Noções sobre o CS 2.4.2

2.4.2 Página com Título:As páginas Web têm títulos que descrevem o tópico ou a finalidade. (Nível A)

A finalidade deste Critério de Sucesso é ajudar os utilizadores a encontrar o conteúdo e a orientarem-se no mesmo, garantindo que todas as páginas Web têm um título descritivo. Os títulos identificam a localização actual sem obrigar os utilizadores a ler ou interpretar o conteúdo da página. Quando surgem títulos nos mapas dos sítios da Web ou nas listas de resultados de procura, os utilizadores podem identificar mais rapidamente o conteúdo que necessitam. Os agentes de utilizador tornam o título da página mais facilmente acessível para que o utilizador possa identificar a página. Por exemplo, um agente de utilizador pode apresentar o título da página na barra de título da janela ou como o nome do separador que contém a página.

  • O critério beneficia todos os utilizadores ao permitir-lhes identificar rápida e facilmente se a informação na página Web é relevante para as suas necessidades.

  • As pessoas com incapacidades visuais irão beneficiar da possibilidade de diferenciarem o conteúdo quando várias páginas Web estão abertas.

  • As pessoas com incapacidades cognitivas, memória de curto prazo limitada e incapacidades de leitura também beneficiam da possibilidade de identificarem o conteúdo pelo seu título.

  • Este critério também beneficia as pessoas com deficiências motoras graves, que dependem do áudio para navegar nas páginas Web.

  • Uma página Web em HTML

    O título descritivo de uma página Web em HTML é marcado com o elemento <title> para que possa ser apresentado na barra de título do agente de utilizador.

  • Um documento

    O título de Directrizes de Acessibilidade para o Conteúdo da Web 2.0 é "Directrizes de Acessibilidade para o Conteúdo da Web 2.0".

    • A introdução tem o título "Introdução às Directrizes de Acessibilidade para o Conteúdo da Web 2.0".

    • O corpo principal tem o título "Directrizes das WCAG 2.0".

    • O Anexo A tem o título "Glossário das Directrizes de Acessibilidade para o Conteúdo da Web 2.0".

    • O Anexo B tem o título "Lista de Verificação para as Directrizes de Acessibilidade para o Conteúdo da Web 2.0".

    • O Anexo C tem o título "Agradecimentos para as Directrizes de Acessibilidade para o Conteúdo da Web 2.0".

    • O Anexo D tem o título "Referências para as Directrizes de Acessibilidade para o Conteúdo da Web 2.0".

  • Uma aplicação Web

    Uma aplicação bancária permite que um utilizador analise as suas contas bancárias, visualize extractos bancários e execute transacções. A aplicação Web gera títulos de forma dinâmica para cada página Web, por ex., "Banco XYZ, Contas de John Smith" "Banco XYZ, Extracto Bancário de Dezembro de 2005 da Conta 1234-5678".

Os recursos são indicados apenas a título informativo, não implica que tenham sido aprovados.

Cada item numerado nesta secção representa uma técnica ou combinação de técnicas que o Grupo de Trabalho das WCAG considera serem de tipo suficiente para cumprir este Critério de Sucesso. As técnicas indicadas só cumprem o Critério de Sucesso se todos os requisitos de conformidade das WCAG 2.0 forem cumpridos.

  1. G88: Fornecer títulos descritivos para páginas WebE associar um título a uma página Web utilizando uma das seguintes técnicas:

Embora não sejam necessárias para conformidade, as seguintes técnicas adicionais devem ser consideradas de forma a tornar o conteúdo mais acessível. Nem todas as técnicas podem ser utilizadas ou são eficazes em todas as situações.

Em seguida, são apresentados os erros comuns considerados como falhas do Critério de Sucesso 2.4.2 pelo Grupo de Trabalho das WCAG .

página Web

um recurso não incorporado a partir de um único URI utilizando HTTP mais quaisquer outros recursos que sejam utilizados na apresentação ou destinados a serem apresentados em conjunto por um agente de utilizador

Nota 1: Embora quaisquer "outros recursos" possam ser apresentados em conjunto com o recurso principal, não seriam necessariamente apresentados em simultâneo.

Nota 2: Para efeitos de conformidade com estas directrizes, um recurso tem de ser "não incorporado" no âmbito da conformidade, de forma a ser considerado uma página Web.

Exemplo 1: Um recurso Web que inclui todas as imagens e multimédia incorporadas.

Exemplo 2: Um programa Web de correio electrónico construído utilizando Asynchronous JavaScript e XML (AJAX). O programa está totalmente alojado em http://example.com/mail, mas inclui uma caixa de entrada, uma área de contactos e um calendário. São fornecidos links ou botões que permitem visualizar a caixa de entrada, os contactos ou o calendário, mas que não alteram o URI da página totalmente.

Exemplo 3: Um portal personalizável, em que os utilizadores podem escolher o conteúdo a visualizar a partir de um conjunto de diferentes módulos de conteúdos.

Exemplo 4: Ao entrar em "http://shopping.example.com/" no seu browser, está a entrar num ambiente de compras interactivo semelhante a um cinema, em que se pode deslocar visualmente numa loja, arrastar produtos das prateleiras ao seu redor e colocá-los num carrinho de compras que surge à sua frente. Ao clicar num produto, este é apresentado com uma folha de especificações ao lado. Isto poderá ser um sítio da Web com apenas uma página, ou apenas uma única página dentro de um sítio da Web.