Noções sobre as WCAG 2.0

Ir para o conteúdo (Pressione a tecla Enter)

Finalidade do Link (Em Contexto):
Noções sobre o CS 2.4.4

2.4.4 Finalidade do Link (Em Contexto): A finalidade de cada link pode ser determinada a partir apenas do texto do link, ou a partir do texto do link juntamente com o respectivo contexto do link determinado de forma programática, excepto quando a finalidade do link for ambígua para os utilizadores em geral. (Nível A)

A finalidade deste Critério de Sucesso é ajudar os utilizadores a compreender a finalidade de cada link, para que possam decidir se pretendem aceder ao link. Sempre que possível, forneça o texto do link que identifica a finalidade do mesmo sem ser necessário contexto adicional. A tecnologia de apoio tem a capacidade de fornecer aos utilizadores uma lista dos links existentes na página Web. O texto do link com o máximo de significação possível ajuda os utilizadores que pretendem escolher a partir desta lista de links. O texto do link com significação ajuda também aqueles que pretendem utilizar a tecla de tabulação para percorrer os links. Os links com significação ajudam os utilizadores a escolher qual o link a aceder, sem necessitarem de estratégias complicadas para compreenderem a página.

Em algumas situações, os autores podem querer fornecer parte da descrição do link em texto logicamente relacionado, que fornece o contexto para o link. Neste caso, o utilizador deve poder identificar a finalidade do link sem mover o foco do link. Por outras palavras, pode aceder a um link e descobrir mais sobre o mesmo sem perder a sua localização. Isto pode ser obtido colocando a descrição do link na mesma oração, no mesmo parágrafo, nos mesmos itens da lista, no cabeçalho imediatamente antes do link ou na mesma célula de tabela que o link, ou na célula do campo de cabeçalho da tabela para um link numa tabela de dados, visto estarem directamente associados ao próprio link.

Este contexto será muito útil se preceder o link. (Por exemplo, se utilizar texto de link ambíguo, é aconselhável colocá-lo no final de uma oração que descreva o seu destino, em vez de colocar a frase ambígua no início da oração). Se a descrição surgir após o link, pode ser confuso e difícil para os utilizadores de leitores de ecrã que lêem a página por ordem (de cima para baixo).

Os links com o mesmo destino devem ter as mesmas descrições (de acordo com o Critério de Sucesso 3.2.4), mas os links com diferentes finalidades e destinos devem ter descrições diferentes.

O Critério de Sucesso inclui uma excepção para os links cuja finalidade não possa ser determinada a partir da informação na página Web. Nesta situação, a pessoa com a incapacidade não está em desvantagem; não existe contexto adicional disponível para compreender a finalidade do link. Contudo, para cumprir o Critério de Sucesso, deve ser disponibilizado um contexto na página Web, para que o utilizador possa interpretar a finalidade do link, no texto do link ou associado de forma programática ao link.

Nota: Podem existir situações em que a finalidade do link deve ser desconhecida ou obscurecida. Por exemplo, um jogo pode ter links identificados apenas como porta 1, porta 2 e porta 3. Este texto do link será suficiente, visto que a finalidade dos links é criar expectativas para todos os utilizadores.

Consulte também as Noções sobre o Critério de Sucesso 2.4.9 Finalidade do Link (Apenas o Link).

  • Este Critério de Sucesso ajuda as pessoas com deficiências motoras permitindo-lhes ignorar os links que não lhes interessem, evitar os batimentos de tecla necessários para aceder ao conteúdo referido e regressar ao conteúdo actual.

  • As pessoas com limitações cognitivas não ficam desorientadas devido aos vários meios de navegação em conteúdos que não lhes interessam.

  • As pessoas com incapacidades visuais podem determinar a finalidade de um link explorando o contexto do link.

  • Um link contém texto que fornece uma descrição da informação nesse URI

    Uma página contém a oração "Houve muito derramamento de sangue durante o período Medieval da história.", em que "período Medieval da história" corresponde a um link.

  • Um link é precedido por uma descrição em texto da informação nesse URI

    Uma página contém a oração "Saiba mais sobre a Comissão do Governo da Irlanda para a Votação Electrónica em Go Vote!" em que "Go Vote!" corresponde a um link.

  • Um ícone e texto estão incluídos no mesmo link

    Um ícone de uma máquina de votação e o texto "Comissão do Governo da Irlanda para a Votação Electrónica" formam, em conjunto, um único link. O texto alt para o ícone é null, visto que a finalidade do link já é descrita pelo texto do link junto ao ícone.

  • Uma lista de títulos de livros

    Está disponível uma lista de livros em três formatos: HTML, PDF e mp3 (uma gravação de uma pessoa a ler um livro). Para evitar ouvir o título de cada livro três vezes (uma para cada formato), o primeiro link para cada livro é o título do livro, o segundo link indica "PDF" e o terceiro indica "mp3."

  • Resumos de artigos de notícias

    Uma página Web contém um conjunto de artigos de notícias. A página principal lista as primeiras frases de cada artigo, seguidas de um link "Saiba mais". Um comando de leitor de ecrã para ler o actual parágrafo fornece o contexto para interpretar a finalidade do link.

Cada item numerado nesta secção representa uma técnica ou combinação de técnicas que o grupo de Trabalho das WCAG considera serem de tipo suficiente para cumprir este Critério de Sucesso. As técnicas indicadas só cumprem o Critério de Sucesso se todos os requisitos de conformidade das WCAG 2.0 forem cumpridos.

  1. G91: Fornecer texto de link que descreva a finalidade de um link

  2. Permitir que o utilizador escolha texto do link curto ou longo utilizando uma das seguintes técnicas específicas da tecnologia:

  3. G53: Identificar a finalidade de um link utilizando o texto do link em conjunto com o texto da respectiva frase

  4. Fornecer uma descrição adicional da finalidade de um link utilizando uma das seguintes técnicas:

  5. Identificar a finalidade de um link utilizando o texto do link em conjunto com o contexto do link determinado de forma programática, utilizando uma das seguintes técnicas:

Nota: Devido às grandes limitações do agente de utilizador em suportar o acesso ao atributo title, os autores devem ter cuidado ao aplicar esta técnica. Por este motivo, é preferível que o autor utilize a técnica C7: Utilizar CSS para ocultar uma parte do texto do link (CSS) ou H30: Fornecer texto de link que descreva a finalidade de um link para os elementos anchor (HTML) .

Embora não sejam necessárias para conformidade, as seguintes técnicas adicionais devem ser consideradas de forma a tornar o conteúdo mais acessível. Nem todas as técnicas podem ser utilizadas ou são eficazes em todas a situações.

ambíguo para os utilizadores em geral

a finalidade não pode ser determinada a partir do link e de toda a informação da página Web apresentada ao utilizador em simultâneo com o link (i.e., os leitores com incapacidades não saberiam qual a finalidade de um link até o activarem)

Exemplo: A palavra "goiaba" na seguinte frase "Uma das maiores exportações é a goiaba" corresponde a um link. O link pode conduzir a uma definição de goiaba, a um gráfico que apresenta a quantidade de goiabas exportadas ou a uma fotografia de pessoas a apanhar goiabas. Os leitores só poderão sabê-lo depois de activarem o link e, neste caso, a pessoa com incapacidade não se encontra em qualquer desvantagem.

objectivo do link

característica do resultado obtido ao activar-se uma hiperligação

contexto de link determinado de forma programática

informação adicional que pode ser determinada de forma programática a partir de relações com um link, combinada com o texto de link e apresentada aos utilizadores de diferentes maneiras

Exemplo: Em HTML, a informação que é determinável de forma programática a partir de um link em inglês inclui texto que se encontra no mesmo parágrafo, lista ou campo de tabela como sendo o link, ou num campo de cabeçalho numa tabela associado ao campo da tabela que contém o link.

Nota: Uma vez que os leitores de ecrã interpretam a pontuação, podem de igual forma fornecer o contexto a partir da frase actual quando o ponto de interesse se situar num link existente nessa frase.