Noções sobre as WCAG 2.0

Ir para o conteúdo (Pressione a tecla Enter)

Várias Formas:
Noções sobre o CS 2.4.5

2.4.5 Várias Formas: Está disponível mais de uma forma para localizar uma página Web num conjunto de páginas Web, excepto quando a Página Web for o resultado, ou um passo, de um processo. (Nível AA)

A finalidade deste Critério de Sucesso é possibilitar aos utilizadores localizarem conteúdo de um modo que satisfaça as suas necessidades. Os utilizadores podem achar uma técnica mais fácil ou mais compreensível do que outra.

Mesmo os sítios da Web de pequenas dimensões devem fornecer aos utilizadores alguma forma de orientação. Para um sítio da Web com três ou quarto páginas, em que todas as páginas têm um link a partir da página inicial, pode ser suficiente fornecer apenas links de e para a página inicial, na qual os links podem também servir de mapa do sítio da Web.

  • Fornecer uma oportunidade de navegar em sítios da Web em mais do que uma forma pode ajudar as pessoas a encontrar a informação mais rapidamente. Os utilizadores com deficiências da visão podem achar mais fácil navegar para a parte correcta do sítio da Web através de uma procura, em vez de se deslocarem através de uma barra de navegação grande utilizando um ampliador de ecrã ou um leitor de ecrã. As pessoas com incapacidades cognitivas podem preferir um índice ou um mapa que forneça uma descrição geral do sítio da Web, em vez de lerem e analisarem várias páginas Web. Alguns utilizadores podem preferir explorar o sítio da Web de uma forma sequencial, movendo-se através das páginas Web para melhor compreenderem os conceitos e a disposição.

  • As pessoas com limitações cognitivas podem achar mais fácil utilizar as funcionalidades de procura em vez de um esquema de navegação hierárquico que seja difícil de compreender.

  • Um mecanismo de procura.

    Uma grande empresa de transformação de produtos alimentares fornece um sítio da Web que contém receitas que utilizam os seus produtos. O sítio fornece um mecanismo de procura de receitas que utilizem um determinado ingrediente. Além disso, fornece uma caixa de listagem das várias categorias de alimentos. Um utilizador pode introduzir a palavra "sopa" no motor de busca ou seleccionar "sopa" a partir da caixa de listagem para aceder a uma página com uma lista de receitas feitas com os produtos da empresa utilizados para confeccionar sopas.

  • Links entre páginas Web.

    Um cabeleireiro local criou um sítio da Web para promover os seus serviços. O sítio contém apenas cinco páginas Web. Existem links em cada página Web para avançar ou retroceder de forma sequencial nas páginas Web. Além disso, cada página Web contém uma lista de links para se aceder às outras páginas Web.

  • Quando o conteúdo é o resultado de um processo ou tarefa – Confirmação de transferência de fundos.

    Um sítio da Web de um banco online permite a transferência de fundos entre contas através da Internet. Não existe outra forma de localizar a confirmação da transferência de fundos até o titular da conta completar a transferência.

  • Quando o conteúdo é o resultado de um processo ou tarefa – Resultados do motor de busca.

    Um motor de busca fornece os resultados da procura com base na entrada de dados por parte do utilizador. Não existe outra forma de localizar os resultados da procura a não ser executando o próprio processo de procura.

Os recursos são indicados apenas a título informativo, não implica que tenham sido aprovados.

(actualmente, não existe nenhum documentado)

Cada item numerado nesta secção representa uma técnica ou combinação de técnicas que o Grupo de Trabalho das WCAG considera serem de tipo suficiente para cumprir este Critério de Sucesso. As técnicas indicadas só cumprem o Critério de Sucesso se todos os requisitos de conformidade das WCAG 2.0 forem cumpridos.

Embora não sejam necessárias para conformidade, as seguintes técnicas adicionais devem ser consideradas de forma a tornar o conteúdo mais acessível. Nem todas as técnicas podem ser utilizadas ou são eficazes em todas as situações.

Em seguida, são apresentados os erros comuns considerados como falhas do Critério de Sucesso 2.4.5 pelo Grupo de Trabalho das WCAG .

(Actualmente, não existem falhas documentadas)

processo

conjunto de acções do utilizador, em que cada acção é necessária para executar uma actividade

Exemplo 1: Uma boa utilização de uma série de páginas Web num sítio da Web de compras requer que os utilizadores visualizem produtos, preços e ofertas alternativos, seleccionem produtos, submetam uma encomenda, forneçam informação sobre o envio e sobre o pagamento.

Exemplo 2: Uma página de registo de conta requer o preenchimento correcto de um teste de Turing antes de poder aceder ao formulário de registo.

conjunto de páginas Web

um conjunto de páginas Web que partilham um objectivo comum e que são criadas pelo mesmo autor, grupo ou organização

Nota: Versões de idiomas diferentes seriam considerados como sendo conjuntos diferentes de páginas Web.

página Web

um recurso não incorporado a partir de um único URI utilizando HTTP mais quaisquer outros recursos que sejam utilizados na apresentação ou destinados a serem apresentados em conjunto por um agente de utilizador

Nota 1: Embora quaisquer "outros recursos" possam ser apresentados em conjunto com o recurso principal, não seriam necessariamente apresentados em simultâneo.

Nota 2: Para efeitos de conformidade com estas directrizes, um recurso tem de ser "não incorporado" no âmbito da conformidade, de forma a ser considerado uma página Web.

Exemplo 1: Um recurso Web que inclui todas as imagens e multimédia incorporadas.

Exemplo 2: Um programa Web de correio electrónico construído utilizando Asynchronous JavaScript e XML (AJAX). O programa está totalmente alojado em http://example.com/mail, mas inclui uma caixa de entrada, uma área de contactos e um calendário. São fornecidos links ou botões que permitem visualizar a caixa de entrada, os contactos ou o calendário, mas que não alteram o URI da página totalmente.

Exemplo 3: Um portal personalizável, em que os utilizadores podem escolher o conteúdo a visualizar a partir de um conjunto de diferentes módulos de conteúdos.

Exemplo 4: Ao entrar em "http://shopping.example.com/" no seu browser, está a entrar num ambiente de compras interactivo semelhante a um cinema, em que se pode deslocar visualmente numa loja, arrastar produtos das prateleiras ao seu redor e colocá-los num carrinho de compras que surge à sua frente. Ao clicar num produto, este é apresentado com uma folha de especificações ao lado. Isto poderá ser um sítio da Web com apenas uma página, ou apenas uma única página dentro de um sítio da Web.