Noções sobre as WCAG 2.0

Ir para o conteúdo (Pressione a tecla Enter)

Finalidade do Link (Apenas Link):
Noções sobre o CS 2.4.9

2.4.9 Finalidade do Link (Apenas o Link): Está disponível um mecanismo para permitir que a finalidade de cada link seja identificada a partir apenas do texto do link, excepto quando a finalidade do link for ambígua para os utilizadores em geral. (Nível AAA)

A finalidade deste Critério de Sucesso é ajudar os utilizadores a compreender a finalidade de cada link no conteúdo para que possam decidir se pretendem aceder ao mesmo. Os links com o mesmo destino devem ter as mesmas descrições (de acordo com o Critério de Sucesso 3.2.4 ), mas os links com finalidades e destinos diferentes devem ter descrições diferentes. Visto que a finalidade de um link pode ser identificada a partir do respectivo texto do link, os links podem ser compreendidos quando estão fora de contexto, por exemplo, quando o agente de utilizador fornece uma lista de todos os links numa página.

O Critério de Sucesso inclui uma excepção para os links cuja finalidade não possa ser determinada a partir da informação na página Web. Nesta situação, a pessoa com a incapacidade não está em desvantagem; não existe contexto adicional disponível para compreender a finalidade do link. Contudo, para cumprir o Critério de Sucesso, deve ser disponibilizado um contexto na página Web para que o utilizador possa interpretar a finalidade do link.

O termo “mecanismo" é utilizado para permitir aos autores tornar todos os links totalmente compreensíveis fora de contexto, por predefinição, ou fornecer uma forma de o fazer, uma vez que, para algumas páginas, fazer com que todos os links não sejam ambíguos por si próprios faz com que as páginas fiquem mais fáceis para alguns utilizadores e mais difíceis para outros. Fornecer a capacidade de tornar ou não os links não ambíguos (por si próprios) fornece aos utilizadores com incapacidades a capacidade de utilizarem a página no formato que melhor se adeqúe às suas necessidades.

Por exemplo: Uma página com uma lista de 100 títulos de livros e os links para fazer o download dos livros em HTML, PDF, DOC, TXT, MP3 ou AAC pode normalmente apresentar o título do livro como link, imediatamente seguido das palavras "em HTML". Em seguida, a frase "Também disponível em:” seguida de uma série de links curtos com o texto "HTML", "PDF", "DOC", "TXT", "MP3" e "AAC". No Nível 3, alguns utilizadores podem optar por visualizar a página desta forma – uma vez que achariam a página mais difícil de compreender ou mais lenta de utilizar se o título completo do livro estivesse incluído em cada link. Outros podem optar por visualizar a página com o título completo em cada link para que cada link seja compreensível por si só. Tanto o primeiro como o segundo grupos podem incluir as pessoas com incapacidades visuais ou cognitivas que utilizam técnicas diferentes de análise ou as pessoas que têm diferentes tipos ou graus de incapacidade.

  • Este Critério de Sucesso ajuda as pessoas com deficiências motoras, permitindo-lhes ignorar as páginas Web que não lhes interessam, evitando os batimentos de tecla necessários para aceder ao referido conteúdo e, em seguida, regressar ao conteúdo actual.

  • As pessoas com limitações cognitivas não ficam desorientadas devido à navegação adicional em conteúdos que não lhes interessam.

  • As pessoas com incapacidades visuais beneficiam por não perder a sua localização no conteúdo quando regressam à página original. A lista de links do leitor de ecrã é mais útil para procurar informação, visto que o objectivo dos links é descrito.

  • Um ícone e texto estão incluídos no mesmo link

    Um ícone de uma máquina de votação e o texto "Comissão do Governo da Irlanda para a Votação Electrónica" formam, em conjunto, um único link.

  • Uma lista de títulos de livros

    Está disponível uma lista de livros em três formatos: HTML, PDF e mp3 (uma gravação de uma pessoa a ler um livro). O título do livro é seguido de links para aceder aos diferentes formatos. O texto apresentado para cada link é apenas o tipo de formato, mas o texto associado a cada link inclui o título e o formato; por exemplo, "As Viagens de Gulliver, MP3".

Cada item numerado nesta secção representa uma técnica ou combinação de técnicas que o Grupo de Trabalho das WCAG considera serem de tipo suficiente para cumprir este Critério de Sucesso. As técnicas indicadas só cumprem o Critério de Sucesso se todos os requisitos de conformidade das WCAG 2.0 forem cumpridos.

  1. G91: Fornecer texto de link que descreva a finalidade de um link utilizando uma das seguintes técnicas:

  2. Permitir ao utilizador escolher entre texto de link curto ou longo utilizando uma das seguintes técnicas:

  3. Fornecer uma descrição suplementar da finalidade de um link utilizando uma das seguintes técnicas:

Embora não sejam necessárias para conformidade, as seguintes técnicas adicionais devem ser consideradas de forma a tornar o conteúdo mais acessível. Nem todas as técnicas podem ser utilizadas ou são eficazes em todas as situações.

ambíguo para os utilizadores em geral

a finalidade não pode ser determinada a partir do link e de toda a informação da página Web apresentada ao utilizador em simultâneo com o link (i.e., os leitores com incapacidades não saberiam qual a finalidade de um link até o activarem)

Exemplo: A palavra "goiaba" na seguinte frase "Uma das maiores exportações é a goiaba" corresponde a um link. O link pode conduzir a uma definição de goiaba, a um gráfico que apresenta a quantidade de goiabas exportadas ou a uma fotografia de pessoas a apanhar goiabas. Os leitores só poderão sabê-lo depois de activarem o link e, neste caso, a pessoa com incapacidade não se encontra em qualquer desvantagem.

mecanismo

processo ou técnica para se alcançar um resultado

Nota 1: O mecanismo pode ser explicitamente apresentado no conteúdo, ou podemos contar que (depender) o mesmo seja fornecido pela plataforma ou pelos agentes de utilizador, incluindo tecnologias de apoio.

Nota 2: O mecanismo deve cumprir todos os critérios de sucesso para o nível de conformidade em questão.