Noções sobre as WCAG 2.0

Ir para o conteúdo (Pressione a tecla Enter)

Foco Visível:
Noções sobre o CS 2.4.7

2.4.7 Foco Visível: Qualquer interface de utilizador operável por teclado dispõe de um modo de operação, em que o indicador de foco do teclado está visível. (Nível AA)

A finalidade deste Critério de Sucesso é garantir que existe, no mínimo, um modo de funcionamento em que o indicador do foco do teclado pode ser localizado visualmente.

  • Este Critério de Sucesso ajuda as pessoas que dependem do teclado para funcionarem com a página, permitindo-lhes definir visualmente o componente sobre o qual o funcionamento do teclado irá interagir em qualquer momento.

  • As pessoas com défice de atenção, limitações de memória de curto prazo ou limitações em processos de execução beneficiam deste Critério de Sucesso, visto que podem descobrir a localização do foco.

  • Quando os campos de texto recebem o foco, é apresentada uma barra vertical no campo, indicando que o utilizador pode introduzir texto, OU todo o texto está realçado, indicando que o utilizador pode escrever sobre o texto.

  • Quando um controlo de interface de utilizador recebe o foco, é apresentado um limite visível à volta do controlo.

Os recursos são indicados apenas a título informativo, não implica que tenham sido aprovados.

Cada item numerado nesta secção representa uma técnica ou combinação de técnicas que o grupo de Trabalho das WCAG considera serem de tipo suficiente para cumprir este Critério de Sucesso. As técnicas indicadas só cumprem o Critério de Sucesso se todos os requisitos de conformidade das WCAG 2.0 forem cumpridos.

Embora não sejam necessárias para conformidade, as seguintes técnicas adicionais devem ser consideradas de forma a tornar o conteúdo mais acessível. Nem todas as técnicas podem ser utilizadas ou são eficazes em todas a situações.

  • Realçar um link ou controlo quando o rato fica suspenso sobre o mesmo (futuro link)

  • Fornecer um mecanismo de realce de alta visibilidade para links ou controlos quando estes recebem o foco do teclado (futuro link)