Noções sobre as WCAG 2.0

Ir para o conteúdo (Pressione a tecla Enter)

Cabeçalhos e Etiquetas:
Noções sobre o CS 2.4.6

2.4.6 Cabeçalhos e Etiquetas: Os cabeçalhos e as etiquetas descrevem o tópico ou a finalidade. (Nível AA)

A finalidade deste Critério de Sucesso é ajudar os utilizadores a compreender qual a informação existente nas páginas Web e como essa informação está organizada. Quando os cabeçalhos são claros e descritivos, os utilizadores podem encontrar mais facilmente a informação que procuram e compreender mais facilmente as relações entre as diferentes partes do conteúdo. As etiquetas descritivas ajudam os utilizadores a identificar os componentes específicos no contexto.

As etiquetas e os cabeçalhos não têm de ser extensos. Uma palavra, ou mesmo um único carácter, pode ser suficiente, desde que forneça um sinal de aviso apropriado para encontrar o conteúdo e navegar no mesmo.

  • Os cabeçalhos descritivos são, sobretudo, úteis para os utilizadores com incapacidades que tornam a leitura lenta e para pessoas com memória de curto prazo limitada. Estas pessoas beneficiam quando os títulos das secções tornam possível prever o conteúdo de cada secção.

  • As pessoas com dificuldades em utilizar as mãos, ou que sentem dor quando o fazem, beneficiam de técnicas que reduzem o número de batimentos de tecla necessários para aceder ao conteúdo de que necessitam.

  • Este Critério de Sucesso ajuda as pessoas que utilizam os leitores de ecrã, garantido que as etiquetas e os cabeçalhos têm significação quando lidos fora de contexto, por exemplo, num Índice ou quando se passa de um cabeçalho para outro numa página.

    Este Critério de Sucesso pode também ajudar os utilizadores com baixa visão, que conseguem ver apenas algumas palavras de cada vez.

  • Um sítio da Web de notícias.

    A página inicial de um sítio da Web de notícias lista os cabeçalhos para as últimas notícias principais. Sob cada cabeçalho encontram-se as primeiras 35 palavras da notícia e um link para o artigo completo. Cada cabeçalho fornece uma ideia clara sobre o assunto do artigo.

  • Guia de como escrever bem

    Um guia sobre escrita contém os seguintes títulos de secção: Como Escrever Bem, Eliminar Palavras Inúteis, Identificar Palavras Desnecessárias, etc. Os cabeçalhos da secção são claros e concisos e a estrutura da informação reflecte-se na estrutura dos cabeçalhos.

  • Exemplo 3: Cabeçalhos consistentes em artigos diferentes

    Um sítio da Web contém documentos de uma conferência. As apresentações submetidas têm de obedecer à seguinte estrutura: Resumo, Introdução, [outras secções exclusivas deste artigo], Conclusão, Autor, Biografia, Glossário e Bibliografia. O título de cada página Web identifica claramente o artigo, criando um equilíbrio útil entre a exclusividade dos artigos e a consistência dos cabeçalhos da secção.

Os recursos são indicados apenas a título informativo, não implica que tenham sido aprovados.

Cada item numerado nesta secção representa uma técnica ou combinação de técnicas que o Grupo de Trabalho das WCAG considera serem de tipo suficiente para cumprir este Critério de Sucesso. As técnicas indicadas só cumprem o Critério de Sucesso se todos os requisitos de conformidade das WCAG 2.0 forem cumpridos.

  1. G130: Fornecer cabeçalhos descritivos

  2. G131: Fornecer etiquetas descritivas

Nota: Os cabeçalhos e as etiquetas têm de ser determinados de forma programática, de acordo com o Critério de Sucesso 1.3.1. .

Embora não sejam necessárias para conformidade, as seguintes técnicas adicionais devem ser consideradas de forma a tornar o conteúdo mais acessível. Nem todas as técnicas podem ser utilizadas ou são eficazes em todas as situações.

  • Utilizar cabeçalhos de secção exclusivos numa página Web (futuro link)

  • Iniciar os cabeçalhos de secção com informação exclusiva (futuro link)

Em seguida, são apresentados os erros comuns considerados como falhas do Critério de Sucesso 2.4.6 pelo Grupo de Trabalho das WCAG .

(Actualmente, não existem falhas documentadas)

etiqueta

texto ou outro componente com uma alternativa em texto que é apresentado ao utilizador para identificar um componente no da Web

Nota 1: É apresentada uma etiqueta a todos os utilizadores, ao passo que o nome poderá estar oculto e ficar visível apenas através de tecnologia de apoio. Em muitos casos (mas não todos), o nome e a etiqueta são os mesmos.

Nota 2: O termo etiqueta não está limitado ao elemento label em HTML.