Noções sobre as WCAG 2.0

Ir para o conteúdo (Pressione a tecla Enter)

Sugestão de Erro:
Noções sobre o CS 3.3.3

3.3.3 Sugestão de Erro: Se um erro de entrada for automaticamente detectado e forem conhecidas sugestões de correcção, então as sugestões são fornecidas ao utilizador, a menos que ponham em perigo a segurança da finalidade do conteúdo. (Nível AA)

Finalidade deste Critério de Sucesso

A finalidade deste Critério de Sucesso é garantir que os utilizadores recebam sugestões adequadas para corrigir um erro de entrada, caso seja possível.

O Critério de Sucesso 3.3.1 trata da notificação de erros. Contudo, as pessoas com limitações cognitivas podem revelar algumas dificuldades em compreender como corrigir os erros. As pessoas com incapacidades visuais poderão não ser capazes de perceber exactamente como corrigir o erro. Caso a submissão de um formulário seja mal sucedida, os utilizadores podem abandonar o formulário porque, embora possam ter a noção de que ocorreu um erro, podem não saber como corrigi-lo.

O autor do conteúdo pode fornecer a descrição do erro, ou o agente de utilizador pode fornecer a descrição do erro com base na informação específica da tecnologia e determinada de forma programática.

Benefícios Específicos do Critério de Sucesso 3.3.3

  • Fornecer informação sobre como corrigir erros de entrada permite aos utilizadores que têm incapacidades de aprendizagem preencherem um formulário com êxito. Os utilizadores cegos ou com deficiência da visão compreendem mais facilmente a natureza do erro de entrada e como o corrigir. As pessoas com incapacidades motoras conseguem reduzir o número de vezes que necessitam para alterar um valor de entrada.

Exemplos do Critério de Sucesso 3.3.3

  • Ajuda Adicional para Corrigir um Erro de Entrada

    O resultado de um formulário que não foi submetido com êxito descreve um erro de entrada localizado na página juntamente com a entrada correcta e fornece ajuda adicional para o campo do formulário que causou o erro de entrada.

  • Sugestões a partir de um Conjunto de Valores Limitado

    Um campo de entrada de dados requer que seja introduzido o nome de um mês. Se o utilizador introduzir "12", as sugestões de correcção podem incluir

    • Uma lista de valores aceitáveis, por ex., "Escolha entre: Janeiro, Fevereiro, Março, Abril, Maio, Junho, Julho, Agosto, Setembro, Outubro, Novembro, Dezembro."

    • Uma descrição do conjunto de valores, por ex., "Introduza o nome do mês."

    • A conversão dos dados de entrada interpretados como sendo um formato de mês diferente, por ex., "Quis dizer 'Dezembro'?"

Recursos Relacionados

Os recursos são indicados apenas a título informativo, não implica que tenham sido aprovados.

(actualmente, não existem nenhuns documentados)

Técnicas e Falhas para o Critério de Sucesso 3.3.3 - Sugestão de Erro

Cada item numerado nesta secção representa uma técnica ou combinação de técnicas que o Grupo de Trabalho das WCAG considera serem de tipo suficiente para cumprir este Critério de Sucesso. As técnicas indicadas só cumprem o Critério de Sucesso se todos os requisitos de conformidade das WCAG 2.0 forem cumpridos.

Note: Em alguns casos, poderão aplicar-se mais do que uma destas situações. Por exemplo, quando um campo obrigatório exigir também que os dados estejam num formato específico.

Técnicas de Tipo Suficiente

Instruções: Seleccione a situação abaixo que corresponde ao seu conteúdo. Cada situação inclui técnicas numeradas (ou combinações de técnicas) que o Grupo de Trabalho considera serem de tipo suficiente para essa situação.

Situação A: Se um campo obrigatório não tiver informação:

  1. G83: Fornecer descrições em texto para identificar os campos obrigatórios que não foram preenchidos

Situação B: Se a informação num campo tiver de ser apresentado num formato de dados específico:

  1. G85: Fornecer uma descrição em texto quando a entrada de dados por parte do utilizador não se enquadre no formato ou valores obrigatórios

  2. G177: Fornecer texto de correcção sugerida

  3. SCR18: Fornecer validação e alertas do lado do cliente (Scripting)

  4. SCR32: Fornecer validação do lado do cliente e acrescentar texto de erro através do DOM (Scripting)

Situação C: Se a informação fornecida pelo utilizador tiver de ser apresentada num conjunto de valores limitado:

  1. G84: Fornecer uma descrição em texto quando o utilizador fornecerinformação que não se enquadre na lista de valores permitidos

  2. G177: Fornecer texto de correcção sugerida

  3. SCR18: Fornecer validação e alertas do lado do cliente (Scripting)

  4. SCR32: Fornecer validação do lado do cliente e acrescentar texto de erro através do DOM (Scripting)

Técnicas Adicionais (de tipo aconselhada) para o 3.3.3

Embora não sejam necessárias para conformidade, as seguintes técnicas adicionais devem ser consideradas de forma a tornar o conteúdo mais acessível. Nem todas as técnicas podem ser utilizadas ou são eficazes em todas a situações.

  • G139: Criar um mecanismo que permita aos utilizadores passarem directamente para os erros

  • Tornar as mensagens de erro fáceis de compreender e distintas de outro texto na página Web (futuro link)

  • Validar a submissão de formulários no servidor (futuro link)

  • Quando a informação obrigatória não tiver sido fornecida, incluindo as descrições ou exemplos de informação correcta, para além de identificar o campo como sendo obrigatório (futuro link)

  • Repetir e realçar as sugestões para corrigir cada erro de entrada no contexto do seu campo de formulário (futuro link)

  • Fornecer um meio para o utilizador passar de cada item de uma lista de sugestões para o seu campo de formulário correspondente (futuro link)

  • Fornecer ajuda contextual adicional para o campo de formulário que requer alteração (futuro link)

  • Aceitar dados de entrada em vários formatos (futuro link)

  • G199: Fornecer uma resposta positiva quando os dados forem submetidos com êxito

Técnicas para fornecer sugestões ao utilizador (de tipo aconselhada)

  • Fornecer uma descrição em texto que contenha informação sobre o número de erros de entrada, sugestões de correcção para cada item e instruções sobre o procedimento (futuro link)

  • Fornecer uma descrição em texto que contenha sugestões de correcção como primeiro item (ou um dos primeiros itens) do conteúdo ou realçar esta informação no conteúdo (futuro link)

  • Apresentar os erros e as sugestões no contexto do formulário original (por exemplo, apresentar novamente um formulário em que os erros de entrada e as sugestões de correcção são realçadas e apresentadas no contexto do formulário original) (futuro link)

Técnicas em HTML (de tipo aconselhada)

  • Fornecer "exemplos correctos" de dados e formatos de dados como texto inicial em campos de formulário obrigatórios (futuro link)

  • Fornecer links para o texto da correcção sugerida "junto a" campos de formulário, ou fornecer o próprio texto da correcção sugerida directamente na página Web "junto a" campos de formulário (futuro link)

Técnicas de Scripting do Lado do Cliente (de tipo aconselhada)

  • SCR18: Fornecer validação e alertas do lado do cliente (Scripting)

  • Fornecer validação do lado do cliente e acrescentar texto de erro através do DOM (futuro link)

  • Chamar uma função a partir da acção de submissão de um formulário para efectuar a validação do lado do cliente (futuro link)

Técnicas ARIA (de tipo aconselhada)

Falhas Comuns para o CS 3.3.3

Em seguida são apresentados os erros comuns considerados como falhas do Critério de Sucesso 3.3.3 pelo Grupo de Trabalho das WCAG .

(actualmente, não existe nenhuma documentada)

Termos-Chave

erro de entrada

informação fornecida pelo utilizador que não é aceite

Nota: Isto inclui:

  1. informação que é pedida pela página Web, mas omitida pelo utilizador

  2. Informação que é fornecida pelo utilizador, mas que não se enquadra no formato ou valores dos dados exigidos