Noções sobre as WCAG 2.0

Ir para o conteúdo (Pressione a tecla Enter)

Prevenção de Erros (Legais, Financeiros, Dados):
Noções sobre o CS 3.3.4

3.3.4 Prevenção de Erros (Legal, Financeiro, Dados): Para páginas Web que façam com que ocorram responsabilidades jurídicas ou transacções financeiras para o utilizador, que modificam ou eliminam dados controláveis pelo utilizador em sistemas de armazenamento de dados, ou que submetam respostas de teste do utilizador, no mínimo, uma das seguintes afirmações é verdadeira: (Nível AA)

  1. Reversível: As submissões são reversíveis.

  2. Verificado: Os dados introduzidos pelo utilizador são verificados relativamente à existência de erros de entrada e é facultada uma oportunidade ao utilizador de os corrigir.

  3. Confirmado: Está disponível um mecanismo para rever, confirmar e corrigir as informações antes de finalizar a submissão

Finalidade deste Critério de Sucesso

A finalidade deste Critério de Sucesso é ajudar os utilizadores com incapacidades a evitar consequências graves que resultam de um erro quando executam uma acção que não é reversível. Por exemplo, comprar bilhetes de avião não reembolsáveis ou submeter um pedido para comprar acções numa empresa de corretagem são transacções financeiras que podem ter graves consequências. Se o utilizador se tiver enganado na data da viagem de avião, poderá ter de ficar com um bilhete de avião para a data errada que não pode ser trocado. Se o utilizador se tiver enganado no número de acções que pretende comprar, poderá ter de comprar mais acções do que o pretendido. Estes dois tipos de erros envolvem transacções que ocorrem imediatamente e não podem ser alteradas posteriormente, sendo que podem ser também muito dispendiosas. De igual forma, pode ser também um erro irreparável se os utilizadores modificarem ou eliminarem, de forma não intencional, dados armazenados numa base de dados aos quais tenham de aceder mais tarde, tal como o perfil de viajante num sítio da Web de serviços de viagem. São incluídos dados de teste, uma vez que, para os testes serem válidos, não é permitido aos utilizadores modificarem as suas respostas depois de submetidas; desta forma, os utilizadores devem poder garantir que a sua submissão está correcta.

Os utilizadores com incapacidades podem ter mais probabilidades de cometer erros. As pessoas com incapacidades de leitura podem inverter a ordem de números e letras, e as pessoas com incapacidades motoras podem clicar em teclas por engano. Fornecer a possibilidade de inverter acções permite aos utilizadores corrigir um erro que pode resultar em consequências graves. Fornecer a possibilidade de rever e corrigir a informação dá ao utilizador a oportunidade de detectar um erro antes de efectuar uma acção que possa resultar em consequências graves.

Os dados controláveis pelo utilizador são os dados que se destinam a ser acedidos pelos utilizadores (ex., nome e endereço para a conta do utilizador). Não se referem, por exemplo, a registos na Internet e dados de monitorização de motores de busca.

Benefícios Específicos do Critério de Sucesso 3.3.4

  • Fornecer salvaguardas para evitar consequências graves que resultem de erros ajuda os utilizadores com todos os tipos de incapacidade que podem ter mais probabilidades de cometer erros.

Exemplos do Critério de Sucesso 3.3.4

  • Confirmação de encomendas

    Um retalhista na Web oferece compras online para os clientes. Quando uma encomenda é submetida, as informações sobre a encomenda - incluindo os itens encomendados, a quantidade de cada item encomendado, a morada de expedição e o método de pagamento - são apresentadas de modo a que o utilizador possa analisar a encomenda para verificar se está correcta. O utilizador pode confirmar a encomenda ou efectuar alterações.

  • Venda de acções

    Um sítio da Web de serviços financeiros permite aos utilizadores comprar e vender acções online. Quando um utilizador submete uma encomenda para comprar ou vender acções, o sistema verifica se o mercado está ou não aberto. Se a transacção decorrer fora do horário de funcionamento da bolsa, o utilizador é alertado nesse sentido, é informado sobre os riscos de efectuar transacções fora do horário normal dos mercados e é-lhe dada a oportunidade de cancelar ou confirmar a encomenda.

Recursos Relacionados

Os recursos são indicados apenas a título informativo, não implica que tenham sido aprovados.

(actualmente, não existe nenhum documentado)

Técnicas e Falhas para o Critério de Sucesso 3.3.4 - Prevenção de Erros (Legal, Financeiro, Dados)

Cada item numerado nesta secção representa uma técnica ou combinação de técnicas que o Grupo de Trabalho das WCAG considera serem de tipo suficiente para cumprir este Critério de Sucesso. As técnicas indicadas só cumprem o Critério de Sucesso se todos os requisitos de conformidade das WCAG 2.0 forem cumpridos.

Técnicas de Tipo Suficiente

Instruções: Seleccione a situação abaixo que corresponde ao seu conteúdo. Cada situação inclui técnicas numeradas (ou combinações de técnicas) que o Grupo de Trabalho considera serem suficientes para essa situação.

Situação A: Se uma aplicação fizer com que ocorra uma transacção legal, tal como efectuar uma compra ou submeter uma declaração de rendimentos:

  1. G164: Fornecer um período de tempo determinado após a submissão do formulário quando a encomenda puder ser actualizada ou cancelada pelo utilizador

  2. G98: Fornecer a possibilidade de o utilizador rever e corrigir as respostas antes de as submeter

  3. G155: Fornecer uma caixa de verificação para além de um botão Submeter

Situação B: Se uma acção fizer com que a informação seja eliminada:

  1. G99: Fornecer a possibilidade de recuperar a informação eliminada

  2. G168: Solicitar a confirmação para prosseguir com a acção seleccionada

  3. G155: Fornecer uma caixa de verificação para além de um botão Submeter

Situação C: Se a página Web incluir uma aplicação de teste:

  1. G98: Fornecer a possibilidade de o utilizador rever e corrigir as respostas antes de as submeter

  2. G168: Solicitar a confirmação para prosseguir com a acção seleccionada

Técnicas Adicionais (de tipo aconselhada) para o 3.3.4

Embora não sejam necessárias para conformidade, as seguintes técnicas adicionais devem ser consideradas de forma a tornar o conteúdo mais acessível. Nem todas as técnicas podem ser utilizadas ou são eficazes em todas as situações.

Falhas Comuns para o CS 3.3.4

Em seguida são apresentados os erros comuns considerados como falhas do Critério de Sucesso 3.3.4 pelo Grupo de Trabalho das WCAG .

(actualmente, não existe nenhuma documentada)

Termos-Chave

erro de entrada

informação fornecida pelo utilizador que não é aceite

Nota: Isto inclui:

  1. Informação que é pedida pela página Web página Web, mas omitida pelo utilizador

  2. Informação que é fornecida pelo utilizador, mas que não se enquadra no formato ou valores dos dados exigidos

responsabilidades jurídicas

transacções em que o indivíduo incorre num compromisso ou benefício juridicamente vinculativo

Exemplo: Uma certidão de casamento, uma transacção bolsista (financeira e jurídica), um testamento, um empréstimo, adopção, alistamento no exército, qualquer tipo de contrato, etc.

mecanismo

processo ou técnica para se alcançar um resultado

Nota 1: O mecanismo pode ser explicitamente apresentado no conteúdo, ou podemos contar que (depender) o mesmo seja fornecido pela plataforma ou pelos agentes de utilizador, incluindo tecnologias de apoio.

Nota 2: O mecanismo deve cumprir todos os critérios de sucesso para o nível de conformidade em questão.

controlável pelo utilizador

dados aos quais os utilizadores irão aceder

Nota: Isto não se refere, por exemplo, a registos na Internet e dados de monitorização de motores de busca

Exemplo: Campos de nome e endereço para a conta de um utilizador.

página Web

um recurso não incorporado a partir de um único URI utilizando HTTP mais quaisquer outros recursos que sejam utilizados na apresentação ou destinados a serem apresentados em conjunto por um agente de utilizador

Nota 1: Embora quaisquer "outros recursos" possam ser apresentados em conjunto com o recurso principal, não seriam necessariamente apresentados em simultâneo.

Nota 2: Para efeitos de conformidade com estas directrizes, um recurso tem de ser "não incorporado" no âmbito da conformidade, de forma a ser considerado uma página Web.

Exemplo 1: Um recurso Web que inclui todas as imagens e multimédia incorporadas.

Exemplo 2: Um programa Web de correio electrónico construído utilizando Asynchronous JavaScript e XML (AJAX). O programa está totalmente alojado em http://example.com/mail, mas inclui uma caixa de entrada, uma área de contactos e um calendário. São fornecidos links ou botões que permitem visualizar a caixa de entrada, os contactos ou o calendário, mas que não alteram o URI da página totalmente.

Exemplo 3: Um portal personalizável, em que os utilizadores podem escolher o conteúdo a visualizar a partir de um conjunto de diferentes módulos de conteúdos.

Exemplo 4: Ao entrar em "http://shopping.example.com/" no seu browser, está a entrar num ambiente de compras interactivo semelhante a um cinema, em que se pode deslocar visualmente numa loja, arrastar produtos das prateleiras ao seu redor e colocá-los num carrinho de compras que surge à sua frente. Ao clicar num produto, este é apresentado com uma folha de especificações ao lado. Isto poderá ser um sítio da Web com apenas uma página, ou apenas uma única página dentro de um sítio da Web.