Noções sobre as WCAG 2.0

Ir para o conteúdo (Pressione a tecla Enter)

Prevenção de Erros (Todos):
Noções sobre o CS 3.3.6

3.3.6 Prevenção de Erros (Todos): Para páginas Web que exijam que o utilizador submeta informações, no mínimo, uma das seguintes afirmações é verdadeira: (Nível AAA)

  1. Reversível: As submissões são reversíveis.

  2. Verificado: Os dados introduzidos pelo utilizador são verificados relativamente à existência de erros de entrada e é facultada uma oportunidade ao utilizador de os corrigir.

  3. Confirmado: Está disponível um mecanismo para rever, confirmar e corrigir as informações antes de finalizar a submissão.

Finalidade deste Critério de Sucesso

A finalidade deste Critério de Sucesso é ajudar os utilizadores com incapacidades a evitar as consequências que podem resultar de um erro ao submeterem dados de formulário. Este critério baseia-se no Critério de Sucesso 3.3.4 na medida em que se aplica a todos os formulários que exigem que os utilizadores submetam informação.

Os utilizadores com incapacidades podem ter mais probabilidades de cometer erros e mais dificuldade em detectar ou recuperar dos erros. As pessoas com incapacidades de leitura podem inverter a ordem de números e letras, e as pessoas com incapacidades motoras podem clicar em teclas por engano. Fornecer a possibilidade de inverter acções permite aos utilizadores corrigir um erro. Fornecer a possibilidade de rever e corrigir a informação dá ao utilizador a oportunidade de detectar um erro antes de efectuar uma acção.

Benefícios do Critério de Sucesso 3.3.6

  • Fornecer salvaguardas para evitar consequências graves que resultem em erros ajuda os utilizadores com todos os tipos de incapacidade que podem ter mais probabilidades de cometer erros.

Técnicas e Falhas para o Critério de Sucesso 3.3.6 - Prevenção de Erros (Todos)

Cada item numerado nesta secção representa uma técnica ou combinação de técnicas que o Grupo de Trabalho das WCAG considera serem de tipo suficiente para cumprir este Critério de Sucesso. As técnicas indicadas só cumprem o Critério de Sucesso se todos os requisitos de conformidade das WCAG 2.0 forem cumpridos

Técnicas de Tipo Suficiente

  1. Seguir as técnicas de tipo suficiente para o Critério de Sucesso 3.3.4 para todos os formulários que exijam que o utilizador submeta informação.

Termos-Chave

erro de entrada

informação fornecida pelo utilizador que não é aceite

Nota: Isto inclui:

  1. Informação que é pedida pela página Web, mas omitida pelo utilizador

  2. Informação que é fornecida pelo utilizador, mas que não se enquadra no formato ou valores dos dados exigidos

mecanismo

processo ou técnica para se alcançar um resultado

Nota 1: O mecanismo pode ser explicitamente apresentado no conteúdo, ou podemos contar que (depender) o mesmo seja fornecido pela plataforma ou pelos agentes de utilizador, incluindo tecnologias de apoio.

Nota 2: O mecanismo deve cumprir todos os critérios de sucesso para o nível de conformidade em questão.

página Web

um recurso não incorporado a partir de um único URI utilizando HTTP mais quaisquer outros recursos que sejam utilizados na apresentação ou destinados a serem apresentados em conjunto por um agente de utilizador

Nota 1: Embora quaisquer "outros recursos" possam ser apresentados em conjunto com o recurso principal, não seriam necessariamente apresentados em simultâneo.

Nota 2: Para efeitos de conformidade com estas directrizes, um recurso tem de ser "não incorporado" no âmbito da conformidade, de forma a ser considerado uma página Web.

Exemplo 1: Um recurso Web que inclui todas as imagens e multimédia incorporadas.

Exemplo 2: Um programa Web de correio electrónico construído utilizando Asynchronous JavaScript e XML (AJAX). O programa está totalmente alojado em http://example.com/mail, mas inclui uma caixa de entrada, uma área de contactos e um calendário. São fornecidos links ou botões que permitem visualizar a caixa de entrada, os contactos ou o calendário, mas que não alteram o URI da página totalmente.

Exemplo 3: Um portal personalizável, em que os utilizadores podem escolher o conteúdo a visualizar a partir de um conjunto de diferentes módulos de conteúdos.

Exemplo 4: Ao entrar em "http://shopping.example.com/" no seu browser, está a entrar num ambiente de compras interactivo semelhante a um cinema, em que se pode deslocar visualmente numa loja, arrastar produtos das prateleiras ao seu redor e colocá-los num carrinho de compras que surge à sua frente. Ao clicar num produto, este é apresentado com uma folha de especificações ao lado. Isto poderá ser um sítio da Web com apenas uma página, ou apenas uma única página dentro de um sítio da Web.