Noções sobre as WCAG 2.0

Ir para o conteúdo (Pressione a tecla Enter)

Etiquetas ou Instruções:
Noções sobre o CS 3.3.2

3.3.2 Etiquetas ou Instruções:As etiquetas ou instruções são fornecidas quando o conteúdo exigir a entrada de dados por parte do utilizador. (Nível A)

Finalidade deste Critério de Sucesso

A finalidade deste Critério de Sucesso é ajudar os utilizadores a evitar os erros quando têm de introduzir dados. Para ajudar a evitar os erros, é útil que a interface de utilizador forneça instruções simples e sinais de aviso quando se introduz a informação. Alguns utilizadores com incapacidades podem ter mais probabilidades de cometer erros do que os utilizadores sem incapacidades, ou podem ter mais dificuldades em recuperar de um erro. Isto faz com que evitar os erros seja uma estratégia importante para os utilizadores com incapacidades. As pessoas com incapacidades dependem de formulários e procedimentos bem documentados para interagirem com uma página. Os utilizadores cegos necessitam de saber exactamente qual a informação que deve ser introduzida nos campos de formulário e quais as opções disponíveis. As instruções simples visualmente ligadas a controlos de formulário podem ajudar os utilizadores com incapacidades cognitivas ou aqueles que acedem a uma página utilizando um ampliador de ecrã.

A finalidade deste Critério de Sucesso não é encher a página com informação desnecessária, mas fornecer sinais de aviso e instruções importantes que beneficiarão as pessoas com incapacidades. Demasiadas informações ou instruções podem ser um obstáculo tão grande quanto informação insuficiente. O objectivo é garantir que é fornecida informação suficiente ao utilizador para executar a tarefa sem confusão ou navegação desnecessárias.

Benefícios Específicos do Critério de Sucesso 3.3.2

  • Os elementos label associados aos elementos input garantem que a informação sobre o campo de entrada de dados é falada através dos leitores de ecrã quando o campo recebe o foco.

  • As etiquetas do campo localizadas muito próximo do campo associado ajudam os utilizadores de ampliadores de ecrã visto que o campo e a etiqueta terão mais probabilidades de ficarem visíveis na área ampliada da página.

  • Fornecer exemplos de formatos de dados esperados ajuda os utilizadores com incapacidades cognitivas, de linguagem e de aprendizagem a introduzir a informação correctamente.

  • Identificar claramente os campos obrigatórios evita que um utilizador só de teclado submeta um formulário incompleto e tenha de navegar no formulário novamente apresentado para encontrar o campo incompleto e fornecer a informação em falta.

Exemplos do Critério de Sucesso 3.3.2

  • Um campo que solicite ao utilizador a introdução da abreviatura composta por dois caracteres para um estado dos Estados Unidos da América tem um link ao lado no qual poderá clicar para ver uma lista por ordem alfabética dos nomes dos estados e a abreviatura correcta.

  • Um campo para introduzir uma data contém texto inicial que indica o formato correcto para a data.

  • Um campo para introduzir um nome próprio é claramente identificado com "Nome Próprio" e o campo para introduzir o apelido é identificado com "Apelido" para evitar confusões quanto ao nome pedido.

  • Um número de telefone dos Estados Unidos da América separa o indicativo, o prefixo e o número. O campo referente ao indicativo inclui parêntesis e os campos referentes ao prefixo e ao número são separados por um travessão. Se por um lado a pontuação fornece sinais de aviso visuais às pessoas familiarizadas com o formato do número de telefone dos Estados Unidos da América, por outro isso não é suficiente para identificar os campos. A etiqueta única "Número de telefone" também não pode também identificar todos os três campos. Para resolver esta questão, os três campos estão agrupados num fieldset com a legend "Número de telefone". As etiquetas visuais para os campos (para além da pontuação) não podem ser fornecidas no design. Deste modo, são fornecidas etiquetas invisíveis com o atributo "title" para cada um dos três campos. O valor deste atributo para os três campos é, respectivamente, "Indicativo", "Prefixo" e "Número".

Recursos Relacionados

Os recursos são indicados apenas a título informativo, não implica que tenham sido aprovados.

(actualmente, não existe nenhum documentado)

Técnicas e Falhas para o Critério de Sucesso 3.3.2 - Etiquetas ou Instruções

Cada item numerado nesta secção representa uma técnica ou combinação de técnicas que o Grupo de Trabalho das WCAG considera serem de tipo suficiente para cumprir este Critério de Sucesso. As técnicas indicadas só cumprem o Critério de Sucesso se todos os requisitos de conformidade das WCAG 2.0 forem cumpridos.

Técnicas Adicionais (de tipo aconselhada) para o 3.3.2

Embora não sejam necessárias para conformidade, as seguintes técnicas adicionais devem ser consideradas de forma a tornar o conteúdo mais acessível. Nem todas as técnicas podem ser utilizadas ou são eficazes em todas as situações.

Falhas Comuns para o CS 3.3.2

Em seguida, são apresentados os erros comuns considerados como falhas do Critério de Sucesso 3.3.2 pelo Grupo de Trabalho das WCAG .

Termos-Chave

etiqueta

texto ou outro componente com uma alternativa em texto que é apresentado ao utilizador para identificar um componente no conteúdo Web

Nota 1: É apresentada uma etiqueta a todos os utilizadores, ao passo que o nome poderá estar oculto e ficar visível apenas através de tecnologia de apoio. Em muitos casos (mas não todos), o nome e a etiqueta são os mesmos.

Nota 2: O termo etiqueta não está limitado ao elemento label em HTML.