Noções sobre as WCAG 2.0

Ir para o conteúdo (Pressione a tecla Enter)

Ajuda:
Noções sobre o CS 3.3.5

3.3.5 Ajuda:Está disponível ajuda contextualizada . (Nível AAA)

Finalidade deste Critério de Sucesso

A finalidade deste Critério de Sucesso é ajudar os utilizadores a evitar os erros. Alguns utilizadores com incapacidades podem ter mais probabilidades de cometer erros do que os utilizadores sem incapacidades. A utilização da ajuda contextualizada ajuda os utilizadores a descobrirem como efectuar uma operação sem perder a noção do que estão a fazer.

A ajuda contextualizada só necessita de ser fornecida quando a etiqueta não for suficiente para descrever toda a funcionalidade. A existência de ajuda contextualizada deve ser óbvia ao utilizador e este poderá obtê-la sempre que necessário.

O autor do conteúdo pode fornecer o texto de ajuda, ou o agente de utilizador pode fornecê-lo com base na informação específica da tecnologia e determinada de forma programática.

Benefícios Específicos do Critério de Sucesso 3.3.5

  • O apoio na entrada de texto ajuda as pessoas com incapacidades de escrita e as pessoas com incapacidades intelectuais e de leitura que têm frequentemente dificuldade em escrever texto em formulários ou noutros locais que exijam a entrada de texto.

  • Além disso, este tipo de apoio ajuda as pessoas mais velhas e que têm a mesma dificuldade em introduzir texto e/ou em funcionar com o rato.

Exemplos do Critério de Sucesso 3.3.5

  • candidatura a um emprego online

    Algumas perguntas podem ser difíceis de entender aos que procuram emprego pela primeira vez. Um link de ajuda junto a cada pergunta fornece instruções e explicações para cada pergunta.

Recursos Relacionados

Os recursos são indicados apenas a título informativo, não implica que tenham sido aprovados.

(actualmente, não existe nenhum documentado)

Técnicas e Falhas para o Critério de Sucesso 3.3.5 - Ajuda

Cada item numerado nesta secção representa uma técnica ou combinação de técnicas que o Grupo de Trabalho das WCAG considera serem de tipo suficiente para cumprir este Critério de Sucesso. As técnicas indicadas só cumprem o Critério de Sucesso se todos os requisitos de conformidade das WCAG 2.0 forem cumpridos.

Técnicas de Tipo Suficiente

Instruções: Seleccione a situação abaixo que corresponde ao seu conteúdo. Cada situação inclui técnicas numeradas (ou combinações de técnicas) que o Grupo de Trabalho considera serem suficientes para essa situação.

Situação A: Se um formulário exigir entrada de texto:

  1. G71: Fornecer um link de ajuda em todas as páginas Web

  2. G193: Fornecer ajuda por intermédio de um assistente na página Web

  3. G194: Fornecer a verificação ortográfica e sugestões para entrada de texto

  4. G184: Fornecer instruções em texto no início de um formulário ou conjunto de campos que descrevem a entrada de dados necessária

Situação B: Se um formulário exigir entrada de dados num formato de dados específico:

  1. G89: Fornecer o formato de dados específico e um exemplo

  2. G184: Fornecer instruções em texto no início de um formulário ou conjunto de campos que descrevem a entrada de dados necessária

Técnicas Adicionais (de tipo aconselhada) para o 3.3.5

Embora não sejam necessárias para conformidade, as seguintes técnicas adicionais devem ser consideradas de forma a tornar o conteúdo mais acessível. Nem todas as técnicas podem ser utilizadas ou são eficazes em todas as situações.

Falhas Comuns para o CS 3.3.5

Em seguida são apresentados os erros comuns considerados como falhas do Critério de Sucesso 3.3.5 pelo Grupo de Trabalho das WCAG .

(actualmente, não existe nenhuma documentada)

Termos-Chave

ajuda contextualizada

texto de ajuda que fornece informações relacionadas com a função actualmente a ser executada

Nota: Etiquetas claras podem funcionar como ajuda contextualizada.