Noções sobre as WCAG 2.0

Ir para o conteúdo (Pressione a tecla Enter)

Multimédia Baseada no Tempo:
Noções sobre a Directriz 1.2

Directriz 1.2: Fornecer alternativas para multimédia baseada no tempo.

Finalidade da Directriz 1.2

A finalidade desta directriz é fornecer acesso a conteúdo em multimédia sincronizada e baseada no tempo. Isto inclui multimédia composta por:

  • apenas áudio

  • apenas vídeo

  • áudio-vídeo

  • áudio e/ou vídeo combinados com interacção

Para facilitar aos autores a rápida determinação do critério de sucesso que se aplica ao seu conteúdo, o tipo de multimédia ao qual se aplica cada critério de sucesso está incluído neste nome abreviado.

Para multimédia composta por apenas áudio ou por apenas vídeo, só precisa de aplicar os critérios de sucesso que digam "apenas áudio" ou "apenas vídeo" no respectivo nome abreviado. Se a multimédia não for composta por apenas áudio ou por apenas vídeo, então aplicam-se todos os restantes critérios de sucesso.

A multimédia também pode ser apresentada em directo ou pré-gravada. Cada um dos nomes abreviados do critério de sucesso indica se o critério de sucesso se aplica a multimédia em directo ou pré-gravada.

Multimédia sincronizada está definida no glossário como:

multimédia sincronizada

áudio ou vídeo sincronizados com outro formato para apresentação de informações e/ou com componentes interactivos baseados no tempo, a não ser que o conteúdo em multimédia seja uma alternativa em multimédia para texto que esteja claramente identificada como tal

Tenha em atenção que um ficheiro de áudio acompanhado por interacção está aqui abrangido, uma vez que é um ficheiro composto por apenas vídeo que envolve interacção. Estes ficheiros são abrangidos porque a interacção tem de ocorrer num determinado período de tempo. Dispor de uma transcrição de texto que diga, "para mais informações, clique agora," não seria muito útil, uma vez que o leitor não faria qualquer ideia de quando surgiria a palavra "agora" no áudio. Como resultado, seriam necessárias legendas sincronizadas.

Por vezes, existe tanto diálogo que não é possível encaixar a áudio-descrição nas pausas existentes no diálogo. A opção no Nível A para fornecer uma alternativa para multimédia baseada no tempo, em vez de uma áudio-descrição para multimédia sincronizada, iria permitir o acesso a todas as informações da multimédia sincronizada. Esta opção também permite o acesso às informações visuais em formato sem ser visual quando a áudio-descrição não é fornecida por alguma outra razão.

Para multimédia sincronizada que inclui interacção, os elementos interactivos (por exemplo, links) podem ser incorporados na alternativa para multimédia baseada no tempo.

Esta directriz também inclui (no Nível AAA) a interpretação em língua gestual para multimédia sincronizada, bem como uma abordagem designada por áudio-descrição alargada. Na áudio-descrição alargada, o vídeo é bloqueado periodicamente para permitir a introdução de mais áudio-descrição do que é possível nas pausas existentes no diálogo. Este é um caso em que os Critérios de Sucesso de um nível superior se baseiam nos requisitos de um Critério de Sucesso de nível inferior, com a intenção de dispor de requisitos acumulativos e progressivamente mais fortes.

Técnicas de Tipo Aconselhada para a Directriz 1.2 (não específicas dos critérios de sucesso)

As técnicas específicas para cumprir cada Critério de Sucesso desta directriz são indicadas nas secções de "noções sobre" para cada Critério de Sucesso (indicadas abaixo). No entanto, se existirem técnicas endereçadas a esta directriz que não caiam em nenhum dos critérios de sucesso, elas serão listadas aqui. Estas técnicas não são necessárias nem suficientes para cumprir quaisquer dos critérios de sucesso, mas podem tornar certos tipos de conteúdo Web mais acessível a mais pessoas.

  • Todas as técnicas de tipo aconselhada para esta directriz referem-se a critérios de sucesso específicos.

Critérios de Sucesso para esta Directriz: