Noções sobre as WCAG 2.0

Ir para o conteúdo (Pressione a tecla Enter)

Legendas (Em directo):
Noções sobre o CS 1.2.4

1.2.4 Legendas (Em Directo): São fornecidas legendas para todo o conteúdo composto por áudio em directo em multimédia sincronizada. (Nível AA)

Finalidade deste Critério de Sucesso

A finalidade deste Critério de Sucesso é permitir que as pessoas surdas ou com dificuldades de audição possam ver apresentações em tempo real . As legendas fornecem a parte do conteúdo disponível através de uma faixa de áudio. As legendas não só incluem diálogo, como também identificam quem está a falar e registam efeitos sonoros e outro áudio significativo.

Benefícios Específicos do Critério de Sucesso 1.2.4

  • As pessoas surdas ou com dificuldades de audição podem aceder às informações auditivas do conteúdo em multimédia sincronizada através de legendas.

Exemplos do Critério de Sucesso 1.2.4

  • Uma Webcast

    Uma agência de informação fornece uma Webcast com legendas e em directo.

Recursos Relacionados

Os recursos são indicados apenas a título informativo, não implica que tenham sido aprovados.

Técnicas e Falhas para o Critério de Sucesso 1.2.4 - Legendas (Em Directo)

Cada item numerado nesta secção representa uma técnica ou combinação de técnicas que o Grupo de Trabalho das WCAG considera serem de tipo suficiente para cumprir este Critério de Sucesso. As técnicas indicadas só cumprem o Critério de Sucesso se todos os requisitos de conformidade das WCAG 2.0 forem cumpridos.

Técnicas de Tipo Suficiente

  1. G9: Criar legendas para multimédia sincronizada em directo E G93: Fornecer legendas abertas (sempre visíveis)

  2. G9: Criar legendas para multimédia sincronizada em directo E G87: Fornecer legendas ocultas utilizando qualquer formato de multimédia prontamente disponível que disponha de um leitor de vídeo que suporte legendas ocultas

  3. G9: Criar legendas para multimédia sincronizada em directo E G87: Fornecer legendas ocultas utilizando uma das seguintes técnicas:

Nota: As legendas podem ser geradas utilizando um serviço de conversão de texto em tempo real.

Técnicas Adicionais (de tipo aconselhada) para o 1.2.4

Embora não sejam necessárias para conformidade, as seguintes técnicas adicionais devem ser consideradas de forma a tornar o conteúdo mais acessível. Nem todas as técnicas podem ser utilizadas ou são eficazes em todas as situações.

(Actualmente, não existe nenhuma documentada)

Falhas Comuns para o CS 1.2.4

Em seguida, são apresentados os erros comuns considerados como falhas do Critério de Sucesso 1.2.4 pelo Grupo de Trabalho das WCAG.

(Actualmente, não existem falhas documentadas)

Termos-Chave

áudio

a tecnologia da reprodução de som

Nota: O áudio pode ser criado sinteticamente (incluindo a síntese de fala), gravado a partir de sons reais, ou ambos.

legendas

imagens sincronizadas e/ou alternativa em texto para informação de áudio, com ou sem fala, necessárias para compreender o conteúdo em multimédia

Nota 1: Estas legendas são semelhantes às legendas só de diálogo, à excepção de que transmitem não só o conteúdo do diálogo falado, como também equivalentes à informação de áudio sem diálogo, necessários para compreender o conteúdo do programa, incluindo efeitos sonoros, música, risos, localização e identificação do interlocutor.

Nota 2: As Legendas Ocultas são equivalentes que podem ser activados e desactivados com alguns leitores multimédia.

Note 3: Legendas Abertas são legendas que não podem ser desactivadas. Por exemplo, se as legendas forem imagens de texto equivalentes à parte visual, incorporadas no vídeo.

Nota 4: As legendas não devem ocultar nem obstruir informações relevantes do vídeo.

Nota 5: Em alguns países, as legendas de diálogo e de áudio e as legendas só de diálogo designam-se ambas por "legendas".

Nota 6: As áudio-descrições podem ser legendadas, mas não obrigatoriamente, uma vez que são descrições de informações que já se encontram presentes visualmente.

em directo

informação obtida a partir de um acontecimento real e transmitida ao receptor com apenas um ligeiro atraso na transmissão

Nota 1: Um atraso na transmissão consiste num pequeno atraso (normalmente automatizado) utilizado, por exemplo, para dar tempo ao transmissor de colocar em fila de espera ou censurar a transmissão do áudio (ou vídeo), mas não o tempo suficiente para permitir uma edição significativa.

Nota 2: Se a informação for totalmente gerada por computador, então não é em directo.

multimédia sincronizada

áudio ou vídeo sincronizados com outro formato para apresentação de informações e/ou com componentes interactivos baseados no tempo, a não ser que a multimédia seja uma alternativa em multimédia para texto que esteja claramente identificada como tal