Noções sobre as WCAG 2.0

Ir para o conteúdo (Pressione a tecla Enter)

Apenas Áudio (Em directo):
Noções sobre o CS 1.2.9

1.2.9 Apenas áudio (Em Directo): É fornecida uma alternativa para multimédia baseada no tempo que apresenta informações equivalentes para conteúdo composto por apenas áudio em directo. (Nível AAA)

Finalidade deste Critério de Sucesso

A finalidade deste Critério de Sucesso é tornar as informações transmitidas através de áudio em directo, tais como vídeo-conferência, voz em directo e Webcasts de rádio, acessíveis através da utilização de uma alternativa em texto. Um serviço de legendagem em directo irá permitir que o áudio em directo esteja acessível a pessoas surdas ou com dificuldades de audição, ou que não podem, de outra forma, ouvir o áudio. Estes serviços utilizam um operador humano treinado, que ouve o que está a ser dito e utiliza um teclado especial para introduzir o texto com apenas um pequeno atraso. Eles estão capacitados para capturar um evento em directo com um elevado grau de fidelidade, e ainda inserir notas sobre qualquer áudio não verbalizado essencial para compreender o evento. A transcrição é, às vezes, uma possibilidade se o áudio em directo estiver a seguir um guião definido; mas é preferível um serviço de legendagem em directo porque acompanha o ritmo do próprio áudio e pode adaptar-se a quaisquer desvios que possam ocorrer ao guião.

Utilizar operadores sem formação, ou fornecer uma transcrição que difere nitidamente do que está a acontecer, não será considerado como cumprir este Critério de Sucesso.

Exemplos do Critério de Sucesso 1.2.9

  • Uma empresa de relações públicas utiliza serviços de legendagem baseados na Web para cobrir eventos em directo; o resultado do serviço é incorporado numa sub-moldura da página Web a qual inclui o controlo da transmissão áudio.

  • Uma peça em directo na rádio de um grupo de teatro alternativo está a ser transmitida para a Web. Como os actores se mantêm muito fiéis ao guião, e o orçamento para o programa é reduzido, os produtores fornecem um link (com autorização do dramaturgo) para o guião da peça.

  • Um servidor de transmissão de áudio utiliza um formato multimédia que pode, igualmente, incluir texto e gráficos, como é o caso do Flash ou do Silverlight. É utilizado um estenógrafo para criar legendas em directo num evento, as quais são misturadas de imediato na transmissão multimédia, podendo ser visualizadas através do leitor multimédia.

  • Um director-geral vai fazer um comunicado à imprensa por telefone, em resposta a uma notícia de última hora. O áudio será gravado e transmitido pela Internet, mas devido a limitações de tempo, não será possível disponibilizar a tempo um serviço de legendagem. Uma vez que o comunicado à imprensa é um comunicado que o director-geral irá ler, a empresa fornece simultaneamente a transcrição do comunicado.

Recursos Relacionados

Os recursos são indicados apenas a título informativo, não implica que tenham sido aprovados.

Técnicas e Falhas para o Critério de Sucesso 1.2.9 - Apenas áudio (Em directo)

Cada item numerado nesta secção representa uma técnica ou combinação de técnicas que o Grupo de Trabalho das WCAG considera serem de tipo suficiente para cumprir este Critério de Sucesso. As técnicas indicadas só cumprem o Critério de Sucesso se todos os requisitos de conformidade das WCAG 2.0 forem cumpridos.

Técnicas Adicionais (de tipo aconselhada) para o 1.2.9

Embora não sejam necessárias para conformidade, as seguintes técnicas adicionais devem ser consideradas de forma a tornar o conteúdo mais acessível. Nem todas as técnicas podem ser utilizadas ou são eficazes em todas as situações.

  • Utilizar metadados para associar transcrições de texto a conteúdo composto por apenas áudio (futuro link)

    Exemplo: Fornecer, em metadados, URI(s) que apontam para várias transcrições de texto (inglês, francês, holandês) de um ficheiro de áudio.

Falhas Comuns para o CS 1.2.9

Em seguida, são apresentados os erros comuns considerados como falhas do Critério de Sucesso 1.2.9 pelo Grupo de Trabalho das WCAG.

(Actualmente, não existem falhas documentadas)

Termos-Chave

alternativa para multimédia baseada no tempo

documento que inclui descrições de texto, correctamente sequenciadas, para informação visual e auditiva baseada no tempo e que fornece um meio para atingir os resultados de uma qualquer interacção baseada no tempo

Nota: O ecrã de execução utilizado para criar o conteúdo em multimédia sincronizada cumprirá esta definição se tiver sido corrigido, após edição, para representar fielmente a multimédia sincronizada final.

apenas áudio

uma apresentação baseada no tempo composta por apenas áudio (sem vídeo e sem interacção)

em directo

informação obtida a partir de um acontecimento real e transmitida ao receptor com um, não mais do que, atraso de transmissão

Nota 1: Um atraso de transmissão é um pequeno atraso (normalmente automatizado) utilizado, por exemplo, para dar tempo ao transmissor de encaminhar ou censurar os feed de áudio (ou vídeo), mas não suficiente para permitir edição significativa.

Nota 2: Se a informação for totalmente gerada por computador, então não é em directo.