Noções sobre as WCAG 2.0

Ir para o conteúdo (Pressione a tecla Enter)

Áudio-Descrição Alargada (Pré-gravada):
Noções sobre o CS 1.2.7

1.2.7 Áudio-Descrição Alargada (Pré-gravada): Quando as pausas no áudio do primeiro plano forem insuficientes para permitir que as áudio-descrições transmitam o sentido do vídeo, é fornecida uma áudio-descrição alargada para todo o conteúdo composto por vídeo pré-gravado em multimédia sincronizada. (Nível AAA)

Finalidade deste Critério de Sucesso

A finalidade deste Critério de Sucesso é fornecer às pessoas que são cegas ou que têm deficiência da visão acesso a uma apresentação em multimédia sincronizada que está para além do que é fornecido por uma áudio-descrição normalizada. Isto é efectuado congelando periodicamente a apresentação em multimédia sincronizada, reproduzindo áudio-descrição adicional. A apresentação em multimédia sincronizada é, em seguida, retomada.

Uma vez que a visualização para as pessoas que não necessitam de descrição adicional é interrompida, são, muitas vezes, fornecidas técnicas que permitem activar e desactivar a funcionalidade. Em alternativa, podem ser fornecidas versões com e sem a descrição adicional.

Benefícios Específicos do Critério de Sucesso 1.2.7

  • As pessoas que são cegas, as pessoas com baixa visão que não conseguem ver o ecrã, bem como as pessoas com limitações cognitivas que têm dificuldades em interpretar visualmente o que está a acontecer, utilizam, muitas vezes, a áudio-descrição das informações visuais. Contudo, se existir demasiado diálogo, a áudio-descrição é insuficiente. A áudio-descrição alargada pode fornecer as informações adicionais necessárias para compreender o vídeo.

Exemplos do Critério de Sucesso 1.2.7

  • Exemplo 1. Vídeo de uma conferência. Um professor de física está a dar uma conferência. Ele faz desenhos à mão no quadro, falando rapidamente enquanto desenha. Assim que acaba de debater um problema, apaga o desenho e faz outro enquanto continua a falar e a gesticular com a outra mão. O vídeo é colocado em pausa entre os problemas, e é fornecida uma áudio-descrição alargada dos desenhos e gestos do professor; em seguida, o vídeo é retomado.

Técnicas e Falhas para o Critério de Sucesso 1.2.7 - Áudio-Descrição Alargada (Pré-gravada)

Cada item numerado nesta secção representa uma técnica ou combinação de técnicas que o Grupo de Trabalho das WCAG considera serem de tipo suficiente para cumprir este Critério de Sucesso. As técnicas indicadas só cumprem o Critério de Sucesso se todos os requisitos de conformidade das WCAG 2.0 forem cumpridos.

Técnicas de Tipo Suficiente

  1. G8: Fornecer um filme com áudio-descrições alargadas utilizando uma das seguintes técnicas:

Técnicas Adicionais (de tipo aconselhada) para o 1.2.7

Embora não sejam necessárias para conformidade, as seguintes técnicas adicionais devem ser consideradas de forma a tornar o conteúdo mais acessível. Nem todas as técnicas podem ser utilizadas ou são eficazes em todas as situações.

  • Adicionar uma áudio-descrição alargada em múltiplos idiomas em SMIL 1.0 (futuro link)

  • Adicionar uma áudio-descrição alargada em múltiplos idiomas em SMIL 2.0 (futuro link)

Falhas Comuns para o CS 1.2.7

Em seguida, são apresentados os erros comuns considerados como falhas do Critério de Sucesso 1.2.7 pelo Grupo de Trabalho das WCAG.

(Actualmente, não existem falhas documentadas)

Termos-Chave

áudio-descrição

narração adicionada à banda sonora para descrever detalhes visuais importantes que não podem ser compreendidos a partir apenas da banda sonora principal

Nota 1: A áudio-descrição do vídeo fornece informações sobre acções, personagens, mudanças de cenário, texto no ecrã e outro conteúdo visual.

Nota 2: Na áudio-descrição normal, a narração é adicionada durante as pausas existentes no diálogo. (Consulte também a áudio-descrição alargada).

Nota 3: Se todas as informações sobre o vídeo já estiverem incluídas no áudio, não é necessária qualquer áudio-descrição adicional.

Nota 4: Também designada por "vídeo-descrição" e "narrativa descritiva".

áudio-descrição alargada

áudio-descrição adicionada a uma apresentação audiovisual, fazendo uma pausa no vídeo, de forma a haver tempo para adicionar a descrição

Nota: Esta técnica só é utilizada se o sentido do vídeo se perder sem a áudio-descrição adicional e as pausas entre o diálogo/narração forem demasiado curtas.

pré-gravado

informação sem ser em directo

multimédia sincronizada

áudio ou vídeo sincronizados com outro formato para apresentação de informações e/ou com componentes interactivos baseados no tempo, a não ser que a multimédia seja uma alternativa em multimédia para texto que esteja claramente identificada como tal

vídeo

a tecnologia de imagens em movimento ou sequência

Nota: O vídeo pode ser composto por imagens animadas ou fotográficas, ou ambas.