Noções sobre as WCAG 2.0

Ir para o conteúdo (Pressione a tecla Enter)

Apenas Áudio e Apenas Vídeo (Pré-gravados):
Noções sobre o CS 1.2.1

1.2.1 Apenas áudio e Apenas vídeo (Pré-gravado): As seguintes afirmações, no que respeita a multimédia composta por apenas áudio pré-gravado e por apenas vídeo pré-gravado, são verdadeiras, excepto quando o áudio ou o vídeo forem, eles próprios, uma alternativa em multimédia para texto e forem claramente identificados como tal: (Nível A)

  • Apenas áudio pré-gravado: É fornecida uma alternativa para multimédia baseada no tempo, que apresenta informações equivalentes para o conteúdo composto por apenas áudio pré-gravado.

  • Apenas vídeo pré-gravado: É fornecida uma faixa de áudio ou uma alternativa para multimédia baseada no tempo, que apresenta informações equivalentes para o conteúdo composto por apenas vídeo pré-gravado.

Finalidade deste Critério de Sucesso

A finalidade deste Critério de Sucesso é tornar disponíveis as informações transmitidas através de conteúdo composto por apenas áudio pré-gravado e por apenas vídeo pré-gravado a todos os utilizadores. As alternativas para multimédia baseada no tempo, que são baseadas no texto, tornam as informações acessíveis, uma vez que o texto pode ser apresentado através de qualquer modalidade sensorial (por exemplo, visual, auditiva ou táctil) para satisfazer as necessidades do utilizador. No futuro, o texto também poderá ser convertido em símbolos, língua gestual ou formas mais simples da linguagem (futuro).

Para conteúdo composto por vídeo pré-gravado, os autores têm a opção de fornecer uma faixa de áudio. Isto permite que os utilizadores com e sem deficiência da visão revejam o conteúdo em simultâneo. A abordagem também pode facilitar a compreensão do conteúdo, por parte das pessoas com incapacidades cognitivas, de linguagem e de aprendizagem, uma vez que irá fornecer uma apresentação paralela.

Consulte também as Noções sobre o Critério de Sucesso 1.2.9 Apenas áudio (Em Directo)

Benefícios Específicos do Critério de Sucesso 1.2.1

  • Este Critério de Sucesso ajuda as pessoas que têm dificuldades em perceber conteúdos visuais. A tecnologia de apoio pode ler alternativas em texto em voz alta, apresentá-las visualmente ou convertê-las em braille.

  • As alternativas para multimédia baseada no tempo, que são baseadas no texto, podem ajudar algumas pessoas que têm dificuldade em compreender o significado do conteúdo composto por vídeo pré-gravado.

  • As pessoas surdas, com dificuldades de audição, ou que têm problemas em compreender informações de áudio por qualquer motivo, podem ler a apresentação do texto. Está em curso investigação na área da tradução automática de texto para língua gestual.

  • As pessoas surdocegas podem ler o texto em braille.

  • Além disso, o texto suporta a capacidade de pesquisar conteúdo não textual e de reproduzir conteúdo em várias formas.

Exemplos do Critério de Sucesso 1.2.1

  • Uma gravação áudio de um discurso

    O link para um clip de áudio diz, "Discurso do Presidente na Assembleia." É fornecido um link para uma transcrição de texto imediatamente a seguir ao link para o clip de áudio.

  • Uma gravação áudio de uma conferência de imprensa

    Uma página Web inclui um link para uma gravação áudio de uma conferência de imprensa que identifica a gravação áudio. A página também dispõe de um link para uma transcrição de texto da conferência de imprensa. A transcrição inclui uma gravação literal de tudo o que os oradores dizem. Identifica quem está a falar e também regista outros sons significativos que fazem parte da gravação, tais como aplausos, risadas, perguntas da assistência, e assim sucessivamente.

  • Uma animação que ilustra como funciona o motor de um automóvel

    Uma animação mostra como funciona o motor de um automóvel. Não existe áudio e a animação faz parte de uma lição prática que descreve como funciona um motor. Uma vez que o texto da lição prática já fornece uma explicação completa, a multimédia é uma alternativa ao texto e a alternativa em texto inclui apenas uma breve descrição da animação e faz referência ao texto da lição prática para obter mais informações.

  • Um ficheiro composto por apenas vídeo com uma faixa de áudio

    Um filme mudo inclui uma faixa de áudio que inclui uma descrição da acção do vídeo.

Recursos Relacionados

Os recursos são indicados apenas a título informativo, não implica que tenham sido aprovados.

Técnicas e Falhas para o Critério de Sucesso 1.2.1 - Apenas áudio e Apenas vídeo (Pré-gravado)

Cada item numerado nesta secção representa uma técnica ou combinação de técnicas que o Grupo de Trabalho das WCAG considera serem de tipo suficiente para cumprir este Critério de Sucesso. As técnicas indicadas só cumprem o Critério de Sucesso se todos os requisitos de conformidade das WCAG 2.0 forem cumpridos.

Técnicas de Tipo Suficiente

Instruções: Seleccione a situação abaixo que corresponde ao seu conteúdo. Cada situação inclui técnicas numeradas (ou combinações de técnicas) que o Grupo de Trabalho considera serem de tipo suficiente para essa situação.

Situação A: Se o conteúdo for apenas de áudio pré-gravado:

  1. G158: Fornecer uma alternativa para multimédia baseada no tempo para conteúdo composto por apenas áudio

Situação B: Se o conteúdo for composto por apenas vídeo pré-gravado:

  1. G159: Fornecer uma alternativa para multimédia baseada no tempo para conteúdo composto por apenas vídeo

  2. G166: Fornecer áudio que descreva o conteúdo importante do vídeo e o descreva como tal

Técnicas Adicionais (de tipo Aconselhada) para o 1.2.1

Embora não sejam necessárias para conformidade, as seguintes técnicas adicionais devem ser consideradas de forma a tornar o conteúdo mais acessível. Nem todas as técnicas podem ser utilizadas ou são eficazes em todas as situações.

  • Fornecer uma transcrição de uma apresentação composta por apenas vídeo em directo após o acontecimento (futuro link)

  • Aceder, através de um link, a informações textuais que fornecem informações comparáveis (por ex., para uma câmara Web de trânsito, um município pode fornecer um link para o relatório de trânsito em texto.) (futuro link)

Termos-Chave

alternativa para multimédia baseada no tempo

documento que inclui descrições de texto, correctamente sequenciadas, de informações auditivas e visuais baseadas no tempo, e que fornece um meio para atingir os resultados de qualquer interacção baseada no tempo

Nota: Um guião utilizado para criar conteúdo em multimédia sincronizada só cumpre esta definição se tiver sido corrigido para representar de forma precisa a multimédia sincronizada final após a edição.

apenas áudio

uma apresentação baseada no tempo composta por apenas áudio (sem vídeo e sem interacção)

alternativa em multimédia para texto

multimédia que não apresenta mais informação do que a que já se encontra presente no texto (directamente ou por intermédio de alternativas em texto)

Nota: É fornecida uma alternativa em multimédia para texto para aqueles que beneficiam de alternativas às representações de texto. As alternativas em multimédia para texto podem ser compostas por apenas áudio, apenas vídeo (incluindo vídeo de língua gestual) ou por áudio-vídeo.

pré-gravado

informação sem ser em directo

apenas vídeo

uma apresentação baseada no tempo composta por apenas vídeo (sem áudio e sem interacção)