Noções sobre as WCAG 2.0

Ir para o conteúdo (Pressione a tecla Enter)

Áudio-Descrição ou Alternativa em Multimédia (Pré-gravadas):
Noções sobre o CS 1.2.3

1.2.3 Áudio-Descrição ou Alternativa em Multimédia (Pré-gravada): É fornecida uma alternativa para multimédia baseada no tempo ou uma áudio-descrição do conteúdo composto por vídeo pré-gravado para multimédia sincronizada, excepto quando a multimédia for uma alternativa em multimédia para texto e for claramente identificada como tal. (Nível A)

Finalidade deste Critério de Sucesso

A finalidade deste Critério de Sucesso é fornecer às pessoas que são cegas ou que têm deficiência da visão o acesso às informações visuais numa apresentação em multimédia sincronizada. Este Critério de Sucesso descreve duas abordagens, que podem ambas ser utilizadas.

Uma das abordagens é fornecer áudio-descrição do conteúdo do vídeo. A áudio-descrição aumenta a parte áudio da apresentação com as informações necessárias quando a parte vídeo não se encontra disponível. Durante as pausas existentes no diálogo, a áudio-descrição fornece informações sobre acções, personagens, mudanças de cenário e texto no ecrã, que são importantes e não são descritas ou referidas na banda sonora principal.

A outra abordagem implica fornecer todas as informações da multimédia sincronizada (visuais e auditivas) em formato de texto. Uma alternativa para multimédia baseada no tempo fornece uma descrição contínua de tudo o que se passa no conteúdo em multimédia sincronizada. A alternativa para multimédia baseada no tempo tanto lê um guião como um livro. Ao contrário da áudio-descrição, a descrição da parte vídeo não se limita apenas às pausas no diálogo existente. São fornecidas descrições completas de todas as informações visuais, incluindo o contexto visual, as acções e expressões dos actores, e qualquer outro material visual. Além disso, são descritos os sons sem fala (risos, vozes fora do plano, etc.), e são incluídas transcrições de todo o diálogo. A sequência da descrição e das transcrições do diálogo é igual à sequência da própria multimédia sincronizada. Como resultado, a alternativa para multimédia baseada no tempo pode fornecer uma representação muito mais completa do conteúdo em multimédia sincronizada do que somente a áudio-descrição.

Se existir alguma interacção como parte da apresentação em multimédia sincronizada (por ex., "para responder à pergunta, pressione agora"), então a alternativa para multimédia baseada no tempo fornecerá hiperligações ou o que for necessário para fornecer a mesma funcionalidade.

Nota 1: Para o 1.2.3, o 1.2.5 e o 1.2.7, se todas as informações da faixa de vídeo já se encontrarem na faixa de áudio, não é necessária nenhuma áudio-descrição.

Nota 2: O 1.2.3, o 1.2.5 e o 1.2.8 sobrepõem-se, de algum modo, uns aos outros. Esta situação destina-se a dar alguma escolha ao autor no nível de conformidade mínimo, e a fornecer requisitos adicionais a níveis superiores. No Nível A do Critério de Sucesso 1.2.3, os autores têm a opção de fornecer uma áudio-descrição ou uma alternativa em texto completa. Se pretenderem estar em conformidade com o Nível AA do Critério de Sucesso 1.2.5, os autores têm de fornecer uma áudio-descrição - um requisito já cumprido se escolheram essa alternativa para o 1.2.3, caso contrário, um requisito adicional. No Nível AAA do Critério de Sucesso 1.2.8, têm de fornecer uma descrição de texto alargada. Este é um requisito adicional se o 1.2.3 e o 1.2.5 tiverem sido cumpridos mediante fornecimento apenas de uma áudio-descrição. Contudo, se o 1.2.3 tiver sido cumprido mediante o fornecimento de uma descrição de texto, e o requisito 1.2.5 para uma áudio-descrição tiver sido cumprido, então o 1.2.8 não adiciona novos requisitos.

Consulte também as Noções sobre o Critério de Sucesso 1.2.5 Áudio-Descrição (Pré-gravada), Noções sobre o Critério de Sucesso 1.2.7 Áudio-Descrição Alargada (Pré-gravada) e Noções sobre o Critério de Sucesso 1.2.8 Alternativa em Multimédia (Pré-gravada).

Benefícios Específicos do Critério de Sucesso 1.2.3

  • Este Critério de Sucesso pode ajudar algumas pessoas que tenham dificuldades em ver o vídeo ou outro conteúdo em multimédia sincronizada, incluindo pessoas com dificuldades em perceber ou compreender imagens em movimento.

Exemplos do Critério de Sucesso 1.2.3

  • Um filme com uma áudio-descrição.

    Narrador: Um título, "Ensinar Estudos de Evolução. Bonnie Chen. " Uma professora mostra fotografias de pássaros com bicos longos e finos.

    Bonnie Chen: "Estas fotografias foram todos tiradas em Everglades."

    Narrador: A professora dá dois paus de madeira finos e lisos a cada aluno.

    Bonnie Chen: "Hoje, vão fingir que são uma espécie de ave pernalta que tem um bico como este."

    Narrador: A professora segura dois dos paus com a boca fazendo a forma de um bico.

    Transcrição do áudio com base nos primeiros minutos de "Ensinar Estudos de Evolução, Bonnie Chen" (copyright WGBH e Clear Blue Sky Productions, Inc.)

  • Uma alternativa para multimédia baseada no tempo para um vídeo de formação

    Uma empresa compra um vídeo de Formação para ser utilizado pelos seus funcionários e coloca-o na Intranet da empresa. O vídeo explica a utilização de uma nova tecnologia e apresenta uma pessoa a falar e a mostrar coisas ao mesmo tempo. Uma vez que não há espaço para inserir uma áudio-descrição das demonstrações visuais durante as pausas do diálogo, a empresa fornece uma alternativa para multimédia baseada no tempo, que todos os funcionários, incluindo os que não podem ver as demonstrações, podem utilizar para compreender melhor o que está a ser apresentado.

Técnicas e Falhas para o Critério de Sucesso 1.2.3 - Áudio-Descrição ou Alternativa em Multimédia (Pré-gravada)

Cada item numerado nesta secção representa uma técnica ou combinação de técnicas que o Grupo de Trabalho das WCAG considera serem de tipo suficiente para cumprir este Critério de Sucesso. As técnicas indicadas só cumprem o Critério de Sucesso se todos os requisitos de conformidade das WCAG 2.0 forem cumpridos.

Técnicas Adicionais (de tipo aconselhada) para o 1.2.3

Embora não sejam necessárias para conformidade, as seguintes técnicas adicionais devem ser consideradas de forma a tornar o conteúdo mais acessível. Nem todas as técnicas podem ser utilizadas ou são eficazes em todas as situações.

  • Fornecer uma áudio-descrição em várias linguagens em SMIL 1.0 (futuro link)

  • Fornecer uma áudio-descrição em várias linguagens em SMIL 2.0 (futuro link)

Falhas Comuns para o CS 1.2.3

Em seguida, são apresentados os erros comuns considerados como falhas do Critério de Sucesso 1.2.3 pelo Grupo de Trabalho das WCAG.

(Actualmente, não existem falhas documentadas)

Termos-Chave

alternativa para multimédia baseada no tempo

documento que inclui descrições de texto, correctamente sequenciadas, de informações auditivas e visuais baseadas no tempo, e que fornece um meio para atingir os resultados de qualquer interacção baseada no tempo

Nota: Um guião utilizado para criar conteúdo em multimédia sincronizada só cumpre esta definição se tiver sido corrigido para representar de forma precisa a multimédia sincronizada final após a edição.

áudio-descrição

narração adicionada à banda sonora para descrever detalhes visuais importantes que não podem ser compreendidos a partir apenas da banda sonora principal

Nota 1: A áudio-descrição do vídeo fornece informações sobre acções, personagens, mudanças de cenário, texto no ecrã e outro conteúdo visual.

Nota 2: Na áudio-descrição normal, a narração é adicionada durante as pausas existentes no diálogo. (Consulte também a áudio-descrição alargada).

Nota 3: Se todas as informações sobre o vídeo já estiverem incluídas no áudio, não é necessária qualquer áudio-descrição adicional.

Nota 4: Também designada por "vídeo-descrição" e "narrativa descritiva".

alternativa em multimédia para texto

multimédia que não apresenta mais informação do que a que já se encontra presente no texto (directamente ou por intermédio de alternativas em texto)

Nota: É fornecida uma alternativa em multimédia para texto aos que beneficiam de representações alternativas de texto. As alternativas em multimédia para texto podem ser compostas por apenas áudio, apenas vídeo (incluindo vídeo de língua gestual) ou por áudio-vídeo.

pré-gravado

informação sem ser em directo

multimédia sincronizada

áudio ou vídeo sincronizados com outro formato para apresentação de informações e/ou com componentes interactivos baseados no tempo, a não ser que a multimédia seja uma alternativa em multimédia para texto que esteja claramente identificada como tal

vídeo

a tecnologia de imagens em movimento ou sequência

Nota: O vídeo pode ser composto por imagens animadas ou fotográficas, ou ambas.