Noções sobre as WCAG 2.0

Ir para o conteúdo (Pressione a tecla Enter)

Pronúncia:
Noções sobre o CS 3.1.6

3.1.6 Pronúncia: Está disponível um mecanismo para identificar a pronúncia específica de palavras, em que o significado das mesmas, em contexto, seja ambíguo caso não se conheça a pronúncia. (Nível AAA)

Finalidade deste Critério de Sucesso

A finalidade deste Critério de Sucesso é ajudar os cegos, as pessoas com dificuldades de visão e as pessoas com incapacidades de leitura a compreender o conteúdo nos casos em que o significado depende da pronúncia. Muitas vezes, as palavras ou os caracteres têm significados diferentes, cada um com a sua própria pronúncia. O significado dessas palavras e caracteres pode, normalmente, ser determinado a partir do contexto da frase. Contudo, no caso de orações mais complexas ou ambíguas, ou no caso de alguns idiomas, o significado da palavra não pode ser facilmente determinado, ou determinado de todo, sem conhecer a pronúncia. Quando a oração é lida em voz alta e o leitor de ecrã lê a palavra utilizando a pronúncia errada, a compreensão pode ser ainda mais difícil do que ao lê-la visualmente. Quando as palavras são ambíguas ou vagas nos casos em que não se conhece a pronúncia, é necessário fornecer alguns meios para determinar a pronúncia.

Por exemplo, no idioma inglês, os heterónimos são palavras que se escrevem da mesma maneira, mas têm significados e pronúncias diferentes, tais como as palavras "desert" (abandonar) e "desert" (deserto). Se a pronúncia correcta puder ser determinada a partir do contexto da frase, então nada será necessário. Se não for possível, então será necessário algum mecanismo para determinar a pronúncia correcta. Além disso, em alguns idiomas, determinados caracteres podem ser pronunciados de formas diferentes. Em japonês, por exemplo, existem caracteres, como os caracteres Han (Kanji), que têm várias pronúncias. Os leitores de ecrã podem ler os caracteres de forma incorrecta sem as informações sobre a pronúncia. Quando lido de forma incorrecta, o conteúdo não fará qualquer sentido para os utilizadores.

Benefícios Específicos do Critério de Sucesso 3.1.6

Este Critério de Sucesso pode ajudar pessoas que:

  • tenham dificuldade em descodificar palavras

  • tenham dificuldade em utilizar o contexto para ajudar à compreensão

  • utilizem tecnologias que lêem as palavras em voz alta

Exemplos do Critério de Sucesso 3.1.6

  • Fornecer a pronúncia do nome de uma pessoa.

    O conteúdo da Web em japonês fornece caracteres kana (caracteres silábicos e fonéticos japoneses) escritos junto aos caracteres Han (Kanji) para mostrar a pronúncia do nome de uma pessoa. O kana é fornecido aos utilizadores entre parênteses a seguir a uma palavra. Fornecer a pronúncia das palavras escritas em caracteres Han (Kanji) permite aos utilizadores sem problemas de visão e aos leitores de ecrã ler/pronunciar as palavras correctamente. Tenha em atenção que os leitores de ecrã irão ler a palavra duas vezes: os caracteres Han (Kanji) que podem ser pronunciados de uma forma incorrecta são lidos em primeiro lugar e, em seguida, os caracteres kana são lidos para fornecer a pronúncia correcta.

  • Mostrar a pronúncia das palavras através do elemento ruby .

    O conteúdo da Web que utiliza XHTML 1.1 fornece kana (caracteres silábicos e fonéticos) escrito acima dos caracteres para mostrar a pronúncia das palavras utilizando o elemento ruby .

  • Fornecer ficheiros de som da pronúncia.

    Um documento inclui algumas palavras cujo significado não pode ser determinado sem conhecer a pronúncia correcta. Cada palavra tem um link para um ficheiro de som que fornece a pronúncia correcta. Os utilizadores podem seleccionar estes links para saber como as palavras devem ser pronunciadas.

  • Com informações sobre a pronúncia no glossário.

    Uma página Web inclui uma secção de glossário. Alguns itens do glossário incluem informações sobre a pronúncia, bem como definições. As palavras no conteúdo, cujo significado não pode ser determinado sem conhecer a sua pronúncia, têm um link para as respectivas entradas no glossário.

  • Texto que inclui informações sobre a pronúncia para caracteres partilhados por vários idiomas, mas pronunciados de forma diferente em cada um deles

    Um sítio da Web de uma universidade japonesa inclui várias citações curtas de textos académicos em chinês e coreano. As citações são escritas utilizando o mesmo script do texto em japonês. As informações sobre a pronúncia são fornecidas para mostrar a pronúncia correcta dos caracteres chineses e coreanos.

Nota: Para o japonês, o elemento ruby é utilizado para mostrar a "leitura" em vez da "pronúncia".

Recursos Relacionados

Os recursos são indicados apenas a título informativo, não implica que tenham sido aprovados.

(actualmente, não existe nenhum documentado)

Técnicas e Falhas para o Critério de Sucesso 3.1.6 - Pronúncia

Cada item numerado nesta secção representa uma técnica ou combinação de técnicas que o Grupo de Trabalho das WCAG considera serem de tipo suficiente para cumprir este Critério de Sucesso. As técnicas indicadas só cumprem o Critério de Sucesso se todos os requisitos de conformidade das WCAG 2.0 forem cumpridos.

Técnicas de Tipo Suficiente

  1. G120: Fornecer a pronúncia imediatamente a seguir à palavra

  2. G121: Aceder às pronúncias através de um link

  3. G62: Fornecer um glossário que inclua as informações sobre a pronúncia para palavras que tenham uma única pronúncia no conteúdo e o seu significado dependa da pronúncia

  4. Fornecer informações sobre a pronúncia utilizando uma das técnicas de tecnologia específica abaixo

Técnicas Adicionais (de tipo aconselhada) para o 3.1.6

Embora não sejam necessárias para conformidade, as seguintes técnicas adicionais devem ser consideradas de forma a tornar o conteúdo mais acessível. Nem todas as técnicas podem ser utilizadas ou são eficazes em todas as situações.

  • Fornecer pronúncias num ficheiro de som, para que os utilizadores possam ouvir as pronúncias de uma palavra (futuro link)

  • Fornecer um mecanismo para encontrar as pronúncias de todas as palavras estrangeiras no conteúdo de texto (futuro link)

  • Fornecer um mecanismo para determinar as pronúncias de cada palavra ou frase no conteúdo de texto (futuro link)

Falhas Comuns para o CS 3.1.6

Em seguida, são apresentados os erros comuns considerados como falhas do Critério de Sucesso 3.1.6 pelo Grupo de Trabalho das WCAG .

(Actualmente, não existem falhas documentadas)

Termos-Chave

mecanismo

processo ou técnica para se alcançar um resultado

Nota 1: O mecanismo pode ser explicitamente apresentado no conteúdo, ou podemos contar que (depender) o mesmo seja fornecido pela plataforma ou pelos agentes de utilizador, incluindo tecnologias de apoio.

Nota 2: O mecanismo deve cumprir todos os critérios de sucesso para o nível de conformidade em questão.