Noções sobre as WCAG 2.0

Ir para o conteúdo (Pressione a tecla Enter)

Abreviaturas:
Noções sobre o CS 3.1.4

3.1.4 Abreviaturas: Está disponível um mecanismo para identificar a forma completa ou o significado das abreviaturas . (Nível AAA)

Finalidade deste Critério de Sucesso

A finalidade deste Critério de Sucesso é garantir que os utilizadores possam aceder à definição por extenso das abreviaturas.

Benefícios Específicos do Critério de Sucesso 3.1.4

Este Critério de Sucesso pode ajudar pessoas que:

  • tenham dificuldade em descodificar palavras;

  • dependam de ampliadores de ecrã (a ampliação pode reduzir os sinais de aviso contextuais);

  • tenham memória limitada;

  • tenham dificuldade em utilizar o contexto para ajudar à compreensão.

As abreviaturas podem confundir alguns leitores de maneiras diferentes:

  • Algumas abreviaturas não parecem palavras normais e não podem ser pronunciadas de acordo com as regras normais do idioma. Por exemplo, a palavra inglesa "room" é abreviada como "rm," o que não corresponde a nenhuma palavra ou fonema em inglês. O utilizador tem de saber que "rm" é uma abreviatura da palavra "room" para poder lê-la correctamente.

  • Por vezes, a mesma abreviatura tem diferentes significados em contextos diferentes. Por exemplo, na frase em inglês "Dr. Johnson lives on Boswell Dr.," o primeiro "Dr." é uma abreviatura de "Doutor" e a segunda ocorrência é uma abreviatura da palavra "Drive" (uma palavra que significa "rua"). Os utilizadores têm de conseguir compreender o contexto para saberem o significado das abreviaturas.

  • Alguns acrónimos formam palavras comuns, mas são utilizados de formas diferentes. Por exemplo, "JAWS" é um acrónimo de um leitor de ecrã, cujo nome completo é "Job Access with Speech". É igualmente uma palavra comum em inglês que significa a parte da boca que segura os dentes. O acrónimo é utilizado de forma diferente da palavra comum.

  • Alguns acrónimos lêem-se como palavras comuns, mas escrevem-se de forma diferente. Por exemplo, o acrónimo de Synchronized Multimedia Integration Language, S M I L, pronuncia-se como a palavra inglesa "smile".

Pode igualmente ajudar pessoas com incapacidades visuais que:

  • percam o contexto quando fazem uma ampliação com o ampliador de ecrã

Exemplos do Critério de Sucesso 3.1.4

  • Uma abreviatura cuja definição por extenso é fornecida da primeira vez que a abreviatura aparece no conteúdo.

    O nome "World Wide Web Consortium" aparece como o primeiro cabeçalho na página inicial da organização. A abreviatura "W3C" é colocada entre parênteses no mesmo cabeçalho.

  • Um formulário de procura de dicionários.

    Um sítio da Web inclui um formulário de procura fornecido por um serviço de acrónimos online. Os utilizadores introduzem um acrónimo e o formulário devolve uma lista de possíveis definições por extenso a partir das fontes onde foi efectuada a procura.

  • Um sítio da Web de medicina.

    Um sítio da Web de medicina fornece informações para médicos e pacientes. O sítio da Web inclui um conjunto de dicionários em cascata; onde em primeiro lugar se encontra um dicionário de medicina especializado, seguido de um segundo dicionário de medicina para o público em geral. A cascata também inclui uma lista de acrónimos e abreviaturas que são exclusivos do sítio da Web e, finalmente, existe também um dicionário normal. O dicionário normal no fim da lista fornece definições para a maioria das palavras do texto. O dicionário de medicina especializado fornece definições de termos médicos invulgares. As definições das palavras que aparecem em mais de um dicionário são apresentadas na ordem da cascata. O significado dos acrónimos e das abreviaturas é fornecido pela lista de acrónimos e abreviaturas.

  • Definições por extenso das Abreviaturas.

    A definição por extenso de cada abreviatura está disponível de um modo determinado de forma programática. Os agentes de utilizador que lêem o texto podem utilizar a definição por extenso para dar a conhecer a abreviatura. Outros agentes de utilizador poderão disponibilizar a definição por extenso como uma descrição ou como ajuda contextual para a abreviatura.

Recursos Relacionados

Os recursos são indicados apenas a título informativo, não implica que tenham sido aprovados.

Técnicas e Falhas para o Critério de Sucesso 3.1.4 - Abreviaturas

Cada item numerado nesta secção representa uma técnica ou combinação de técnicas que o Grupo de Trabalho das WCAG considera serem de tipo suficiente para cumprir este Critério de Sucesso. As técnicas indicadas só cumprem o Critério de Sucesso se todos os requisitos de conformidade das WCAG 2.0 forem cumpridos.

Técnicas de Tipo Suficiente

Instruções: Seleccione a situação abaixo que corresponde ao seu conteúdo. Cada situação inclui técnicas numeradas (ou combinações de técnicas) que o Grupo de Trabalho considera serem de tipo suficiente para essa situação.

Situação A: Se a abreviatura tiver apenas um significado na página Web:

  1. G102: Fornecer a definição por extenso ou explicação de uma abreviatura para a primeira ocorrência da abreviatura numa página Web utilizando uma das seguintes técnicas:

  2. G102: Fornecer a definição por extenso ou explicação de uma abreviatura para todas as ocorrências da abreviatura numa página Web utilizando uma das seguintes técnicas:

Situação B: Se a abreviatura tiver significados diferentes na mesma página Web:

  1. G102: Fornecer a definição por extenso ou explicação de uma abreviatura para todas as ocorrências da abreviatura numa página Web utilizando uma das seguintes técnicas:

Técnicas Adicionais (de tipo de aconselhada) para o 3.1.4

Embora não sejam necessárias para conformidade, as seguintes técnicas adicionais devem ser consideradas de forma a tornar o conteúdo mais acessível. Nem todas as técnicas podem ser utilizadas ou são eficazes em todas as situações.

  • Utilizar abreviaturas exclusivas numa página Web (futuro link)

  • Utilizar formatação visual para ajudar os utilizadores a reconhecer abreviaturas (futuro link)

  • Fornecer acesso a um dicionário com suporte de voz para ajudar os utilizadores que possam ter dificuldade em descodificar definições por escrito (futuro link)

  • Fornecer uma procura de dicionário activada por voz para que os utilizadores com dificuldade em digitar ou escrever possam dizer a palavra cuja definição necessitam (futuro link)

Falhas Comuns para o CS 3.1.4

Em seguida, são apresentados os erros comuns considerados como falhas do Critério de Sucesso 3.1.4 pelo Grupo de Trabalho das WCAG .

(Actualmente, não existem falhas documentadas)

Termos-Chave

abreviatura

forma abreviada de uma palavra, frase ou nome, em que a abreviatura não se torna parte do idioma

Nota 1: Isto inclui iniciais e acrónimos, em que:

  1. iniciais são formas abreviadas de um nome ou frase, criadas a partir das letras iniciais das palavras ou sílabas incluídas nesse nome ou frase

    Nota 1: Não definidas em todos os idiomas.

    Exemplo 1: SNCF é uma inicial francesa que inclui as letras iniciais de Société Nationale des Chemins de Fer, a companhia nacional dos caminhos-de-ferro franceses.

    Exemplo 2: ESP são as iniciais para percepção extra-sensorial

  2. acrónimos são formas abreviadas criadas a partir das letras iniciais ou partes de outras palavras (de um nome ou frase), que podem ser pronunciadas como uma palavra

    Exemplo: NOAA é um acrónimo criado a partir das letras iniciais de National Oceanic and Atmospheric Administration dos Estados Unidos

Nota 2: Algumas empresas adoptaram o que, anteriormente, eram iniciais como o respectivo nome da empresa. Nestes casos, o novo nome da empresa corresponde às letras (por exemplo, Ecma), deixando a palavra de ser considerada como uma abreviatura.

mecanismo

processo ou técnica para se alcançar um resultado

Nota 1: O mecanismo pode ser explicitamente apresentado no conteúdo, ou podemos contar que (depender) o mesmo seja fornecido pela plataforma ou pelos agentes de utilizador, incluindo tecnologias de apoio.

Nota 2: O mecanismo deve cumprir todos os critérios de sucesso para o nível de conformidade em questão.