Noções sobre as WCAG 2.0

Ir para o conteúdo (Pressione a tecla Enter)

Palavras Invulgares:
Noções sobre o CS 3.1.3

3.1.3 Palavras Invulgares: Está disponível um mecanismo para identificar definições específicas de palavras ou expressões utilizadas de uma forma restrita e invulgar, incluindo expressões idiomáticas e jargão. (Nível AAA)

Finalidade deste Critério de Sucesso

Certas incapacidades dificultam a compreensão de palavras não literais e de utilização ou palavras especializadas. Certas incapacidades dificultam a compreensão de linguagem figurativa ou de utilização especializada. Fornecer determinados mecanismos é vital para este tipo de público. Recomenda-se a utilização de informações especializadas para leitores não especializados para cumprir este Critério de Sucesso, mesmo quando é exigida apenas a conformidade com o Nível A ou com o Nível AA.

Benefícios Específicos do Critério de Sucesso 3.1.3

Este Critério de Sucesso pode ajudar pessoas com incapacidades cognitivas, de linguagem e de aprendizagem que:

  • tenham dificuldade em descodificar palavras

  • tenham dificuldade em compreender palavras e expressões

  • tenham dificuldade em utilizar o contexto para ajudar à compreensão

Pode igualmente ajudar pessoas com incapacidades visuais que:

  • percam o contexto quando fazem uma ampliação com o ampliador de ecrã

Exemplos do Critério de Sucesso 3.1.3

  • Texto que inclui uma definição para uma palavra utilizada de uma forma invulgar.

    Organize a lista ou a "cascata" de dicionários e outros recursos para que a procura da definição encontre as definições pretendidas, em vez de apresentar definições de outras fontes na "cascata" (A "cascata" apresenta os dicionários e outros materiais de referência na ordem mais provável de indicar a definição correcta. Isto controla a ordem a seguir ao procurar as definições.)

  • Com as definições no glossário.

    As WCAG 2.0 utilizam a palavra "texto" de uma forma específica. Por conseguinte, quando a palavra "texto" é utilizada nas WCAG 2.0 tem um link para a definição de "texto" fornecida num glossário na mesma página Web.

  • A definição específica de uma palavra é fornecida na parte inferior da página.

    O link interno da palavra para a definição correspondente é igualmente fornecido na página.

Recursos Relacionados

Os recursos são indicados apenas a título informativo, não implica que tenham sido aprovados.

Nota: A inclusão de um produto ou nome de fornecedor na lista abaixo não constitui uma aprovação por parte do Grupo de Trabalho das Directrizes de Acessibilidade para o Conteúdo da Web ou da Web Accessibility Initiative do World Wide Web Consortium. Esta lista é fornecida simplesmente por uma questão de conveniência e para dar aos utilizadores uma ideia dos recursos que poderão estar disponíveis

Técnicas e Falhas para o Critério de Sucesso 3.1.3 - Palavras Invulgares

Cada item numerado nesta secção representa uma técnica ou combinação de técnicas que o Grupo de Trabalho das WCAG considera serem de tipo suficiente para cumprir este Critério de Sucesso. As técnicas indicadas só cumprem o Critério de Sucesso se todos os requisitos de conformidade das WCAG 2.0 forem cumpridos.

Técnicas de Tipo Suficiente

Instruções: Seleccione a situação abaixo que corresponde ao seu conteúdo. Cada situação inclui técnicas numeradas (ou combinações de técnicas) que o Grupo de Trabalho considera serem de tipo suficiente para essa situação.

Situação A: Se a palavra ou a frase tiverem um único significado na página Web:

  1. G101: Fornecer a definição de uma palavra ou frase utilizadas de uma forma invulgar ou restrita para a primeira ocorrência da palavra ou frase numa página Web utilizando uma das seguintes técnicas:

  2. G101: Fornecer a definição de uma palavra ou frase utilizadas de uma forma invulgar ou restrita para cada ocorrência da palavra ou frase numa página Web utilizando uma das seguintes técnicas:

Situação B: Se a palavra ou frase tiverem significados diferentes na mesma página Web:

  1. G101: Fornecer a definição de uma palavra ou frase utilizadas de uma forma invulgar ou restrita para cada ocorrência da palavra ou frase numa página Web utilizando uma das seguintes técnicas:

Técnicas Adicionais (de tipo aconselhada) para o 3.1.3

Embora não sejam necessárias para conformidade, as seguintes técnicas adicionais devem ser consideradas de forma a tornar o conteúdo mais acessível. Nem todas as técnicas podem ser utilizadas ou são eficazes em todas as situações.

  • Utilizar a marcação e a formatação visual para ajudar os utilizadores a reconhecer palavras que têm um significado especial (futuro link)

  • Fornecer uma procura de dicionário activada por voz para que os utilizadores com dificuldade em digitar ou escrever possam dizer a palavra cuja definição necessitam (futuro link)

  • Fornecer um dicionário de língua gestual para ajudar os utilizadores que são surdos a encontrar as definições necessárias (futuro link)

  • Fornecer um mecanismo para encontrar definições para todas as palavras no conteúdo de texto (futuro link)

  • Fornecer um mecanismo para determinar o significado de cada palavra ou frase no conteúdo de texto (futuro link)

  • Evitar palavras estrangeiras invulgares (futuro link)

  • Utilizar uma série de dicionários em cascata para fornecer os significados (futuro link)

Falhas Comuns para o CS 3.1.3

Em seguida, são apresentados os erros comuns considerados como falhas do Critério de Sucesso 3.1.3 pelo Grupo de Trabalho das WCAG .

(Actualmente, não existem falhas documentadas)

Termos-Chave

expressão idiomática

expressão cujo significado não pode ser deduzido a partir do significado de palavras isoladas, e as palavras específicas não podem ser alteradas sem perder o seu significado

Nota: as expressões idiomáticas não podem ser traduzidas directamente, palavra por palavra, sem perder o seu sentido (cultural ou dependente do idioma).

Exemplo 1: Em inglês, "spilling the beans" significa "revelar um segredo". Contudo, "knocking over the beans" (derrubar os feijões) ou "spilling the vegetables" (deixar cair os feijões) não tem o mesmo significado.

Exemplo 2: Em japonês, a frase "??????" traduz-se literalmente como "he throws a spoon" (ele atira uma colher), mas significa que não existe mais nada que ele possa fazer e que, finalmente, ele desiste.

Exemplo 3: Em holandês, "Hij ging met de kippen op stok" traduz-se literalmente como "Deitou-se com as galinhas", mas significa que ele foi cedo para a cama.

jargão

palavras utilizadas de uma determinada forma por pessoas num contexto específico

Exemplo: A palavra StickyKeys (teclas presas) faz parte do jargão utilizado no contexto da tecnologia de apoio/acessibilidade.

mecanismo

processo ou técnica para se alcançar um resultado

Nota 1: O mecanismo pode ser explicitamente apresentado no conteúdo, ou podemos contar que (depender) o mesmo seja fornecido pela plataforma ou pelos agentes de utilizador, incluindo tecnologias de apoio.

Nota 2: O mecanismo deve cumprir todos os critérios de sucesso para o nível de conformidade em questão.

utilizado de modo pouco habitual ou restrito

palavras utilizadas de uma determinada forma, tendo os utilizadores de conhecer exactamente qual a definição a aplicar de modo a compreender o conteúdo correctamente

Exemplo: O termo "gig" tem um significado se utilizado num debate sobre concertos de música e outro se utilizado num artigo sobre discos rígidos de computadores; contudo, a definição adequada pode ser determinada a partir do contexto. Por outro lado, a palavra "texto" é utilizada de uma forma muito específica na versão WCAG 2.0, daí que o glossário apresente uma definição.