Noções sobre as WCAG 2.0

Ir para o conteúdo (Pressione a tecla Enter)

Idioma da Página:
Noções sobre o CS 3.1.1

3.1.1 Idioma da Página: O idioma humano predefinido de cada página Web pode ser determinado de forma programática. (Nível A)

Finalidade deste Critério de Sucesso

A finalidade deste Critério de Sucesso é garantir que os programadores de conteúdo forneçam as informações na página Web que os agentes de utilizador necessitam para apresentar texto e outro conteúdo linguístico correctamente. Tanto as tecnologias de apoio como os agentes de utilizador convencionais podem apresentar texto de forma mais exacta quando o idioma da página Web é identificado. Os leitores de ecrã podem carregar as regras de pronúncia correcta. Os browsers visuais podem apresentar caracteres e scripts correctamente. Os leitores multimédia podem mostrar legendas correctamente. Como resultado, os utilizadores com incapacidades conseguirão compreender melhor o conteúdo.

O idioma humano predefinido da página Web é o idioma de processamento de texto predefinido conforme indicado nas Melhores Práticas Internacionais: Especificar Idioma em Conteúdo XHTML e HTML. Quando uma página Web utiliza vários idiomas, o idioma de processamento de texto predefinido é o idioma a que é mais utilizado. (Se forem utilizados vários idiomas de igual forma, o primeiro idioma utilizado deverá ser escolhido como o idioma humano predefinido.)

Nota: Para sítios da Web multilingues que visam o Nível de Conformidade A, o Grupo de Trabalho recomenda fortemente os programadores a seguirem o Critério de Sucesso 3.1.2, mesmo apesar de se tratar de um Critério de Sucesso do Nível AA.

Benefícios Específicos do Critério de Sucesso 3.1.1

Este Critério de Sucesso ajuda:

  • pessoas que utilizem leitores de ecrã ou outras tecnologias que convertam texto em fala sintetizada;

  • pessoas que considerem difícil ler conteúdo escrito de forma fluente e exacta, tal como reconhecer caracteres e alfabetos e descodificar palavras;

  • pessoas com determinadas incapacidades cognitivas, de linguagem e de aprendizagem que utilizem software de texto para fala

  • pessoas que dependam de legendas para multimédia sincronizada

Exemplos do Critério de Sucesso 3.1.1

  • Exemplo 1. Uma página Web com conteúdo em dois idiomas

    Uma página Web criada em alemão e escrita em HTML inclui conteúdo em alemão e inglês, mas a maioria do conteúdo está em alemão. O idioma humano predefinido é identificado como sendo o alemão (de) pelo atributo lang no elemento html.

Recursos Relacionados

Os recursos são indicados apenas a título informativo, não implica que tenham sido aprovados.

Técnicas e Falhas do Critério de Sucesso 3.1.1 - Idioma da Página

Cada item numerado nesta secção representa uma técnica ou combinação de técnicas que o Grupo de Trabalho das WCAG considera serem de tipo suficiente para cumprir este Critério de Sucesso. As técnicas indicadas só cumprem o Critério de Sucesso se todos os requisitos de conformidade das WCAG 2.0 forem cumpridos.

Técnicas de Tipo Suficiente

  1. Identificar idiomas humanos predefinidos utilizando uma das seguintes técnicas:

Técnicas Adicionais (de tipo aconselhada) para o 3.1.1

Embora não sejam necessárias para conformidade, as seguintes técnicas adicionais devem ser consideradas de forma a tornar o conteúdo mais acessível. Nem todas as técnicas podem ser utilizadas ou são eficazes em todas as situações.

  • Especificar o idioma predefinido no cabeçalho HTTP (futuro link)

  • Utilizar http ou o meta tag Conteúdo-Idioma para metadados (futuro link)

Falhas Comuns para o CS 3.1.1

Em seguida, são apresentados os erros comuns considerados como falhas do Critério de Sucesso 3.1.1 pelo Grupo de Trabalho das WCAG .

(Actualmente, não existem falhas documentadas)

Termos-Chave

idioma humano

idioma que é falado, escrito ou exprimido (por meio visual ou táctil) para comunicar com os humanos

Nota: Consulte também língua gestual.

determinado de forma programática (determinável de forma programática)

determinado pelo software a partir de dados fornecidos pelo autor, de forma a que os diferentes agentes de utilizador, incluindo tecnologias de apoio, possam extrair e apresentar esta informação aos utilizadores de diferentes maneiras

Exemplo 1: Determinado numa linguagem de marcação a partir de elementos e atributos que são acedidos directamente através de tecnologia de apoio normalmente disponível.

Exemplo 2: Determinado a partir de estruturas de dados específicas da tecnologia numa linguagem que não é de marcação e exposto a tecnologia de apoio através de uma API de acessibilidade suportada por tecnologia de apoio normalmente disponível.

página Web

um recurso não incorporado a partir de um único URI utilizando HTTP mais quaisquer outros recursos que sejam utilizados na apresentação ou destinados a serem apresentados em conjunto por um agente de utilizador

Nota 1: Embora quaisquer "outros recursos" possam ser apresentados em conjunto com o recurso principal, não seriam necessariamente apresentados em simultâneo.

Nota 2: Para efeitos de conformidade com estas directrizes, um recurso tem de ser "não incorporado" no âmbito da conformidade, de forma a ser considerado uma página Web.

Exemplo 1: Um recurso Web que inclui todas as imagens e multimédia incorporadas.

Exemplo 2: Um programa Web de correio electrónico construído utilizando Asynchronous JavaScript e XML (AJAX). O programa está totalmente alojado em http://example.com/mail, mas inclui uma caixa de entrada, uma área de contactos e um calendário. São fornecidos links ou botões que permitem visualizar a caixa de entrada, os contactos ou o calendário, mas que não alteram o URI da página totalmente.

Exemplo 3: Um portal personalizável, em que os utilizadores podem escolher o conteúdo a visualizar a partir de um conjunto de diferentes módulos de conteúdos.

Exemplo 4: Ao entrar em "http://shopping.example.com/" no seu browser, está a entrar num ambiente de compras interactivo semelhante a um cinema, em que se pode deslocar visualmente numa loja, arrastar produtos das prateleiras ao seu redor e colocá-los num carrinho de compras que surge à sua frente. Ao clicar num produto, este é apresentado com uma folha de especificações ao lado. Isto poderá ser um sítio da Web com apenas uma página, ou apenas uma única página dentro de um sítio da Web.