Noções sobre as WCAG 2.0

Ir para o conteúdo (Pressione a tecla Enter)

Acessível por Teclado:
Noções sobre a Directriz 2.1

Directriz 2.1: Fazer com que toda a funcionalidade fique disponível a partir do teclado.

Finalidade da Directriz 2.1

Se toda a funcionalidade puder ser obtida utilizando o teclado, pode ser obtida por utilizadores de teclado, por entrada de voz (que cria a entrada de dados por teclado), por rato (utilizando teclados no ecrã), e por uma diversidade de tecnologias de apoio que simulam digitação de teclado. Nenhuma outra forma de entrada de dados tem esta flexibilidade ou é universalmente suportada e operável por pessoas com diferentes incapacidades, desde que a entrada de dados por teclado não seja tempo-dependente.

Tenha em atenção que fornecer entrada de dados universal por teclado não significa que não devam ser suportados outros tipos de entrada de dados. Também são possíveis a entrada de voz optimizada, a entrada de dados por rato/ponteiro optimizada, etc. O segredo é fornecer igualmente entrada de dados por teclado e controlo.

Alguns dispositivos não dispõem de teclados nativos - por exemplo, um PDA ou telemóvel. Contudo, se estes dispositivos tiverem capacidade de navegação na Web, terão alguns meios para gerar texto ou "digitação". Esta directriz utiliza o termo "interface de teclado" para indicar que o conteúdo da Web deve ser controlado a partir de digitação que pode derivar de um teclado, emulador de teclado, ou outro hardware ou software que permita gerar entrada de texto ou entrada de dados por teclado.

Técnicas de Tipo Aconselhada para a Directriz 2.1 (não específicas do critério de sucesso)

As técnicas específicas para cumprir cada Critério de Sucesso desta directriz são indicadas nas secções de noções sobre cada Critério de Sucesso (indicadas abaixo). No entanto, se existirem técnicas endereçadas a esta directriz que não caiam em nenhum dos critérios de sucesso, elas serão listadas aqui. Estas técnicas não são necessárias nem suficientes para cumprir quaisquer dos critérios de sucesso, mas podem tornar certos tipos de conteúdo Web mais acessível a mais pessoas.

  • Todas as técnicas de tipo aconselhada para esta directriz referem-se a critérios de sucesso específicos.

Critérios de Sucesso para esta Directriz: