Noções sobre as WCAG 2.0

Ir para o conteúdo (Pressione a tecla Enter)

Sem Bloqueio do Teclado:
Noções sobre o CS 2.1.2

2.1.2 Sem Bloqueio do Teclado: Se o foco do teclado puder ser movido para um componente da página utilizando uma interface de teclado, o foco pode ser afastado desse componente utilizando apenas uma interface de teclado e, se for necessário mais do que teclas de cursor ou de tabulação não modificadas ou outros métodos de saída normais, o utilizador é aconselhado sobre o método a utilizar para afastar o foco. (Nível A)

Nota: Uma vez que qualquer conteúdo que não cumpra este critério de sucesso pode interferir com a capacidade de um utilizador de utilizar toda a página, todo o conteúdo da página Web (quer seja utilizado para cumprir outros critérios de sucesso ou não) tem de cumprir este critério de sucesso. Consulte o Requisito de Conformidade 5: Não-Interferência.

Finalidade deste Critério de Sucesso

A finalidade deste Critério de Sucesso é garantir que o conteúdo não "bloqueie" o foco do teclado nas subsecções do conteúdo de uma página Web. Este é um problema comum quando vários formatos são combinados numa página e apresentados utilizando plug-ins ou aplicações incorporadas.

Poderão haver alturas em que a funcionalidade da página Web limita o foco para uma subsecção do conteúdo, desde que o utilizador saiba como sair desse estado e "desbloquear" o foco.

Benefícios Específicos do Critério de Sucesso 2.1.2

  • Para pessoas que dependem de um teclado ou de uma interface de teclado para utilizar a Web, incluindo pessoas cegas e pessoas com incapacidades físicas.

Exemplos do Critério de Sucesso 2.1.2

  • Um widget de calendário

    Um widget de calendário permite aos utilizadores adicionar, remover ou actualizar itens no seu calendário utilizando o teclado. Os controlos do widget fazem parte da ordem de tabulação da página Web, permitindo aos utilizadores utilizar a tecla de tabulação para percorrer os controlos do widget, bem como quaisquer links ou controlos existentes.

  • Uma applet de um puzzle

    Assim que um utilizador entra, usando tab, numa applet, esta passa a manipular os tabs e outras teclas. As instruções que descrevem as teclas utilizadas para sair da applet são fornecidas antes da applet e na própria applet.

  • Uma caixa de diálogo modal

    Uma aplicação Web apresenta uma caixa de diálogo. Na parte inferior da caixa de diálogo existem dois botões, Cancelar e OK. Quando a caixa de diálogo é apresentada, o respectivo foco está bloqueado; utilizar a tecla de tabulação a partir do último controlo da caixa de diálogo desloca o foco para o primeiro controlo da caixa de diálogo. A caixa de diálogo é fechada, activando o botão Cancelar ou o botão OK.

Técnicas e Falhas para o Critério de Sucesso 2.1.2 - Sem Bloqueio do Teclado

Cada item numerado nesta secção representa uma técnica ou combinação de técnicas que o Grupo de Trabalho das WCAG considera serem de tipo suficiente para cumprir este Critério de Sucesso. As técnicas indicadas só cumprem o Critério de Sucesso se todos os requisitos de conformidade das WCAG 2.0 forem cumpridos.

Técnicas Adicionais (de tipo aconselhada) para o 2.1.2

Embora não sejam necessárias para conformidade, as seguintes técnicas adicionais devem ser consideradas de forma a tornar o conteúdo mais acessível. Nem todas as técnicas podem ser utilizadas ou são eficazes em todas as situações.

(Actualmente, não existe nenhuma documentada)

Falhas Comuns para o CS 2.1.2

Em seguida, são apresentados os erros comuns considerados como falhas do Critério de Sucesso 2.1.2 pelo Grupo de Trabalho das WCAG .

Termos-Chave

interface de teclado

interface utilizada pelo software para obter dados de entrada por teclado

Nota 1: A interface de teclado permite aos utilizadores introduzir dados por teclado nos programas, mesmo se a tecnologia original não incluir um teclado.

Exemplo: Um PDA de ecrã táctil tem uma interface de teclado incorporada no seu sistema operativo, bem como uma ligação para teclados externos. As aplicações no PDA podem utilizar a interface para obter dados de entrada por teclado, quer a partir de um teclado externo, quer a partir de outras aplicações que forneçam dados de saída por teclado simulados, tais como sistemas de interpretação de caracteres manuscritos ou aplicações fala-para-texto com a funcionalidade de "emulação de teclado".

Nota 2: O funcionamento da aplicação (ou partes da aplicação) através de um emulador do rato accionado pelo teclado, tais como as MouseKeys, não pode ser considerado como um funcionamento através da interface de teclado, uma vez que o funcionamento do programa é feito através da interface do respectivo dispositivo apontador e não através da respectiva interface de teclado.