Noções sobre as WCAG 2.0

Ir para o conteúdo (Pressione a tecla Enter)

Teclado (Sem Excepção):
Noções sobre o CS 2.1.3

2.1.3 Teclado (Sem Excepção) Toda a funcionalidade do conteúdo é operável através de uma interface de teclado sem requerer temporização específica para a digitação de teclas individuais. (Nível AAA)

Finalidade deste Critério de Sucesso

A finalidade deste Critério de Sucesso é garantir que todo o conteúdo é operável a partir do teclado. É em tudo semelhante ao Critério de Sucesso 2.1.1, excepto que não são permitidas excepções. Isto não significa que o conteúdo, no qual a função subjacente requer entrada de dados que dependa da sequência de prioridade do movimento do utilizador e não apenas dos pontos finais (excluído dos requisitos do 2.1.1), tenha de ser tornado acessível por teclado. Em vez disso, significa que o conteúdo que utiliza entrada de dados analógica e dependente do tempo não pode estar em conformidade com este Critério de Sucesso e, por conseguinte, não pode cumprir a Directriz 2.1 no Nível AAA.

Técnicas e Falhas para o Critério de Sucesso 2.1.3 - Teclado (Sem Excepção)

Cada item numerado nesta secção representa uma técnica ou combinação de técnicas que o Grupo de Trabalho das WCAG considera serem de tipo suficiente para cumprir este Critério de Sucesso. As técnicas indicadas só cumprem o Critério de Sucesso se todos os requisitos de conformidade das WCAG 2.0 forem cumpridos.

Técnicas de Tipo Suficiente

  1. Não existem técnicas adicionais para este Critério de Sucesso. Consulte as técnicas do Critério de Sucesso 2.1.1 . Se isso não for possível por existir um requisito para entrada de dados analógica e dependente do tempo, então não é possível cumprir este Critério de Sucesso no Nível AAA.

Termos-Chave

funcionalidade

processos e resultados alcançáveis através de acção do utilizador

interface de teclado

interface utilizada pelo software para obter dados de entrada por teclado

Nota 1: A interface de teclado permite aos utilizadores introduzir dados por teclado nos programas, mesmo se a tecnologia original não incluir um teclado.

Exemplo: Um PDA de ecrã táctil tem uma interface de teclado incorporada no seu sistema operativo, bem como uma ligação para teclados externos. As aplicações no PDA podem utilizar a interface para obter dados de entrada por teclado, quer a partir de um teclado externo, quer a partir de outras aplicações que forneçam dados de saída por teclado simulados, tais como sistemas de interpretação de caracteres manuscritos ou aplicações fala-para-texto com a funcionalidade de "emulação de teclado".

Nota 2: O funcionamento da aplicação (ou partes da aplicação) através de um emulador do rato accionado pelo teclado, tais como as MouseKeys, não pode ser considerado como um funcionamento através da interface de teclado, uma vez que o funcionamento do programa é feito através da interface do respectivo dispositivo apontador e não através da respectiva interface de teclado.