Noções sobre as WCAG 2.0

Ir para o conteúdo (Pressione a tecla Enter)

Compatível:
Noções sobre a Directriz 4.1

Directriz 4.1: Maximizar a compatibilidade com actuais e futuros agentes de utilizador, incluindo tecnologias de apoio.

Finalidade da Directriz 4.1

A finalidade desta directriz é suportar a compatibilidade com actuais e futuros agentes de utilizador, sobretudo com as tecnologias de apoio (TA). Isto é efectuado 1) garantindo que os autores não executam nada que possa infringir a tecnologia de apoio (por ex., marcação incorrectamente formada) ou enganar a TA (por ex., utilizando marcação ou códigos não convencionais) e 2) apresentando a informação no conteúdo de formas normais que as tecnologias de apoio possam reconhecer e com as quais possam interagir. Visto que as tecnologias podem mudar rapidamente e os programadores de TA têm muita dificuldade em acompanhar as tecnologias em constante mudança, é importante que o conteúdo siga as convenções e seja compatível com as APIs para que as TA possam funcionar mais facilmente com novas tecnologias de apoio à medida que estas se desenvolvem.

Técnicas de Tipo Aconselhada para a Directriz 4.1 (não específicas dos critérios de sucesso)

As técnicas específicas para cumprir cada Critério de Sucesso desta directriz são indicadas nas secções de noções sobre cada Critério de Sucesso (indicadas abaixo). No entanto, se existirem técnicas endereçadas a esta directriz que não caiam em nenhum dos critérios de sucesso, elas serão listadas aqui. Estas técnicas não são necessárias nem suficientes para cumprir quaisquer dos critérios de sucesso, mas podem tornar certos tipos de conteúdo Web mais acessível a mais pessoas.

  • Evitar funcionalidades desaconselhadas das tecnologias W3C (futuro link)

  • Não apresentar conteúdo que dependa de tecnologias que não sejam suportadas por acessibilidade quando a tecnologia é desactivada ou não é suportada.


Critérios de Sucesso para esta Directriz: