Noções sobre as WCAG 2.0

Ir para o conteúdo (Pressione a tecla Enter)

Análise Gramatical:
Noções sobre o CS 4.1.1

4.1.1 Análise: No conteúdo implementado utilizando linguagens de marcação, os elementos dispõem de marcas de início e de fim completas, os elementos estão encaixados de acordo com as respectivas especificações, os elementos não contêm atributos duplicados, e todos os IDs são exclusivos, excepto quando as especificações permitem estas funcionalidades. (Nível A)

Nota: As marcas de início e de fim que não têm um carácter crucial na respectiva formação, tal como um parêntese angular de fecho ou aspas com um valor de atributo incompatível, não estão completas.

Finalidade deste Critério de Sucesso

A finalidade deste Critério de Sucesso é garantir que os agentes de utilizador, incluindo as tecnologias de apoio, possam interpretar e analisar correctamente o conteúdo. Se o conteúdo não puder ser analisado numa estrutura de dados, os diferentes agentes de utilizador podem apresentá-lo de modo diferente, ou ser totalmente incapazes de o analisar. Alguns agentes de utilizador utilizam "técnicas de reparação" para apresentar o conteúdo incorrectamente codificado.

Visto que as técnicas de reparação variam entre agentes de utilizador, os autores não podem assumir que o conteúdo será analisado correctamente numa estrutura de dados, ou que será apresentado por agentes de utilizador especializados, incluindo as tecnologias de apoio, salvo se o conteúdo for criado de acordo com as regras definidas na gramática formal para essa tecnologia. Em linguagens de marcação, os erros na sintaxe de elemtno e de atributo e a falha no fornecimento de marcas de início e de fim devidamente encaixadas provocam erros que impedem os agentes de utilizador de analisar o conteúdo de forma fiável. Deste modo, o Critério de Sucesso requer que o conteúdo possa ser analisado utilizando apenas as regras da gramática formal.

Nota: O conceito de "correctamente formado" assemelha-se ao que é aqui pedido. Contudo, os requisitos de análise exacta variam entre as linguagens de marcação e a maioria das linguagens não baseadas em XML não definem explicitamente os requisitos para uma formação correcta. Deste modo, o critério de sucesso teve de ser mais explícito para poder ser aplicado de uma maneira geral nas linguagens de marcação. Uma vez que a expressão "correctamente formado" é definida apenas em XML e (visto que as marcas de fim são por vezes opcionais) a linguagem em HTML válida não requer um código correctamente formado, a expressão não é utilizada neste critério de sucesso.

Benefícios Específicos do Critério de Sucesso 4.1.1

  • Garantir que as páginas Web tenham marcas de início e de fim completas e que estejam encaixadas de acordo com as especificações ajuda a garantir que as tecnologias de apoio possam analisar o conteúdo de forma correcta e sem bloquearem.

Exemplos do Critério de Sucesso 4.1.1

Recursos Relacionados

Os recursos são indicados apenas a título informativo, não implica que tenham sido aprovados.

(actualmente, não existe nenhum documentado)

Técnicas e Falhas para o Critério de Sucesso 4.1.1 - Análise

Cada item numerado nesta secção representa uma técnica ou combinação de técnicas que o Grupo de Trabalho das WCAG considera serem de tipo suficiente para cumprir este Critério de Sucesso. As técnicas indicadas só cumprem o Critério de Sucesso se todos os requisitos de conformidade das WCAG 2.0 forem cumpridos.

Técnicas Adicionais (de tipo aconselhada) para o 4.1.1

Embora não sejam necessárias para conformidade, as seguintes técnicas adicionais devem ser consideradas de forma a tornar o conteúdo mais acessível. Nem todas as técnicas podem ser utilizadas ou são eficazes em todas as situações.

(actualmente, não existe nenhuma documentada)