Noções sobre as WCAG 2.0

Ir para o conteúdo (Pressione a tecla Enter)

Características Sensoriais:
Noções sobre o CS 1.3.3

1.3.3 Características Sensoriais: As instruções fornecidas para compreender e utilizar o conteúdo não dependem somente das características sensoriais dos componentes, tais como forma, tamanho, localização visual, orientação ou som. (Nível A)

Nota: Para obter os requisitos relacionados com a cor, consulte a Directriz 1.4.

Finalidade deste Critério de Sucesso

A finalidade deste Critério de Sucesso é garantir que todos os utilizadores possam aceder às instruções sobre como utilizar o conteúdo, mesmo quando não conseguem compreender a forma ou o tamanho, ou utilizar as informações sobre a orientação ou localização dos espaços. Determinado conteúdo depende do conhecimento da forma ou posição dos objectos que não estão disponíveis a partir da estrutura do conteúdo (por exemplo, "botão circular" ou "botão para a direita"). Alguns utilizadores com incapacidades não conseguem compreender a forma ou a posição devido à natureza das tecnologias de apoio que utilizam. Este Critério de Sucesso requer que as informações adicionais sejam fornecidas para clarificar tudo o que seja dependente deste tipo de informações.

Contudo, fornecer informações utilizando a forma e/ou localização é um método eficaz para muitos utilizadores, incluindo os que têm limitações cognitivas. O fornecimento desses tipos de diferenciadores de informação (pistas/referências) não deve ser desencorajado, desde que a informação também seja fornecida de outras formas.

Em alguns idiomas, a palavra "acima" é geralmente entendida por se referir a conteúdo que é anterior ao ponto do conteúdo em que estamos e "abaixo" refere-se ao conteúdo posterior. Nesses idiomas, se o conteúdo a referenciar se encontrar na posição apropriada face ao fluxo de leitura e as referências não forem ambiguas, declarações como "escolha um dos links abaixo" ou "todos os indicados acima" estarão em conformidade com este Critério de Sucesso.

Benefícios Específicos do Critério de Sucesso 1.3.3

  • As pessoas que são cegas e as pessoas que têm baixa visão poderão não ser capazes de compreender a informação se esta for transmitida através da forma e/ou localização. Fornecer informação adicional, para além da forma e/ou localização, permitir-lhes-á compreender a informação transmitida pela forma e/ou de per si.

Exemplos do Critério de Sucesso 1.3.3

  • Exemplo 1: Um horário de provas de competição utiliza a cor e a forma para distinguir o horário de cada prova

    A tabela apresenta uma lista de horários na linha superior e uma lista de provas na primeira coluna vertical. A célula que corresponde ao horário de uma determinada prova tem uma cor de fundo específica e um glifo em forma de losango, para poder ser identificada pela cor e pela forma.

  • Exemplo 2: Um inquérito online de várias páginas

    Um inquérito online de várias páginas utiliza um link implementado como um ícone com uma seta a verde, colocado no canto inferior direito do conteúdo, para passar de uma página do inquérito para a seguinte. A seta tem a indicação "Seguinte" e as instruções indicam "Para passar para a secção seguinte do inquérito, seleccione o ícone de seta a verde com a indicação "Seguinte" no canto inferior direito, depois da última questão do inquérito." Este exemplo utiliza o posicionamento, a cor e a identificação para ajudar a identificar o ícone.

Técnicas e Falhas para o Critério de Sucesso 1.3.3 - Características Sensoriais

Cada item numerado nesta secção representa uma técnica ou combinação de técnicas que o Grupo de Trabalho das WCAG considera serem de tipo suficiente para cumprir este Critério de Sucesso. As técnicas indicadas só cumprem o Critério de Sucesso se todos os requisitos de conformidade das WCAG 2.0 forem cumpridos.

Técnicas Adicionais (de tipo aconselhada) para o 1.3.3

Embora não sejam necessárias para conformidade, as seguintes técnicas adicionais devem ser consideradas de forma a tornar o conteúdo mais acessível. Nem todas as técnicas podem ser utilizadas ou são eficazes em todas as situações.

  • Utilizar uma imagem com uma alternativa em texto para símbolos gráficos, em vez de um glifo de tipo de letra Unicode com o aspecto gráfico pretendido, mas com um significado diferente (futuro link)

Falhas Comuns para o CS 1.3.3

Em seguida, são apresentados os erros comuns considerados como falhas do Critério de Sucesso 1.3.3 pelo Grupo de Trabalho das WCAG .