Noções sobre as WCAG 2.0

Ir para o conteúdo (Pressione a tecla Enter)

Sequência com Significação:
Noções sobre o CS 1.3.2

1.3.2 Sequência com Significação: Quando a sequência na qual o conteúdo é apresentado afecta o seu significado, uma sequência de leitura correcta pode ser determinada de forma programática. (Nível A)

Finalidade deste Critério de Sucesso

A finalidade deste Critério de Sucesso é permitir que um agente de utilizador forneça uma apresentação alternativa do conteúdo, preservando, ao mesmo tempo, a ordem de leitura necessária para compreender o significado. É importante que seja possível determinar de forma programática, no mínimo, uma sequência do conteúdo que faça sentido. O conteúdo que não cumpra este Critério de Sucesso pode confundir ou desorientar os utilizadores, quando a tecnologia de apoio ler o conteúdo pela ordem errada, ou quando forem aplicadas folhas de estilo alternativas ou outras alterações de formatação.

Uma sequência tem significação se a ordem do conteúdo na sequência não puder ser alterada sem afectar o respectivo significado. Por exemplo, se uma página incluir dois artigos independentes, a ordem relativa dos artigos poderá não afectar o respectivo significado, desde que não estejam entre folhas. Numa situação dessas, os próprios artigos poderão ter uma sequência com significação, mas a caixa que contém os artigos poderá não ter uma sequência com significação.

A semântica de alguns elementos define se o respectivo conteúdo é ou não uma sequência com significação. Por exemplo, em HTML, o texto é sempre uma sequência com significação. As tabelas e as listas ordenadas são sequências com significação, ao contrário das listas desordenadas.

A ordem do conteúdo numa sequência nem sempre tem significação. Por exemplo, a ordem relativa da secção principal de uma página Web e uma secção de navegação não afectam o respectivo significado. Podem ocorrer por qualquer ordem na sequência de leitura determinada de forma programática. Outro exemplo é um artigo de uma revista que contém várias barras laterais de chamada. A ordem do artigo e as barras laterais não afectam o respectivo significado. Nestes casos, existem várias ordens diferentes de leitura de uma página Web para cumprir o Critério de Sucesso.

Benefícios Específicos do Critério de Sucesso 1.3.2

  • Este Critério de Sucesso pode ajudar as pessoas que dependem de tecnologias de apoio que lêem o conteúdo em voz alta. O significado evidente na sequência das informações na apresentação predefinida será o mesmo quando o conteúdo for apresentado em formato de voz.

Exemplos do Critério de Sucesso 1.3.2

  • Exemplo 1: Num documento com várias colunas, a apresentação linear do conteúdo começa no início de uma coluna até ao fim da mesma e, em seguida, avança para o início da próxima coluna.

  • Exemplo 2: Usou-se CSS para colocar uma barra de navegação, a história principal numa página, e uma história colateral. A apresentação visual das secções não corresponde à ordem determinada de forma programática, mas o significado da página não depende da ordem das secções.

Técnicas e Falhas para o Critério de Sucesso 1.3.2 - Sequência com Significação

Cada item numerado nesta secção representa uma técnica ou combinação de técnicas que o Grupo de Trabalho das WCAG considera serem de tipo suficiente para cumprir este Critério de Sucesso. As técnicas indicadas só cumprem o Critério de Sucesso se todos os requisitos de conformidade das WCAG 2.0 forem cumpridos.

Técnicas Adicionais (de tipo aconselhada) para o 1.3.2

Embora não sejam necessárias para conformidade, as seguintes técnicas adicionais devem ser consideradas de forma a tornar o conteúdo mais acessível. Nem todas as técnicas podem ser utilizadas ou são eficazes em todas as situações.

  • Utilizar texto alinhado à esquerda para idiomas que são escritos da esquerda para a direita, e texto alinhado à direita para idiomas que são escritos da direita para a esquerda (futuro link)

  • Fornecer um link para apresentação linearizada (futuro link)

  • Fornecer um comutador de estilo entre as folhas de estilo que afectam a ordem da apresentação (futuro link)

Termos-Chave

sequência de leitura correcta

qualquer sequência, na qual as palavras e os parágrafos são apresentados numa ordem que não altera o significado do conteúdo

determinado de forma programática (determinável de forma programática)

determinado pelo software a partir de dados fornecidos pelo autor, de forma a que os diferentes agentes de utilizador, incluindo tecnologias de apoio, possam extrair e apresentar esta informação aos utilizadores de diferentes maneiras

Exemplo 1: Determinado numa linguagem de marcação a partir de elementos e atributos que são acedidos directamente através de tecnologia de apoio normalmente disponível.

Exemplo 2: Determinado a partir de estruturas de dados específicas da tecnologia numa linguagem que não é de marcação e exposto a tecnologia de apoio através de uma API acessível que é suportada pela generalidade da tecnologia de apoio disponível.