Noções sobre as WCAG 2.0

Ir para o conteúdo (Pressione a tecla Enter)

Informações e Relações:
Noções sobre o CS 1.3.1

1.3.1 Informações e Relações: As informações, a estrutura e as relações transmitidas através da apresentação podem ser determinadas de forma programática ou estão disponíveis no texto. (Nível A)

Finalidade deste Critério de Sucesso

A finalidade deste Critério de Sucesso é garantir que as informações e as relações que são apresentadas através de formatação visual ou auditiva sejam preservadas quando o formato da apresentação sofrer alterações. Por exemplo, o formato da apresentação muda quando o conteúdo é lido por um leitor de ecrã, ou quando uma folha de estilo do utilizador é substituída pela folha de estilo fornecida pelo autor.

Os utilizadores que fazem uso do sentido da visão percebem a estrutura através da percepção de várias pistas visuais — os cabeçalhos encontram-se, geralmente, num tipo de letra maior e a negrito, separados dos parágrafos por linhas em branco; os itens de uma lista são precedidos por uma marca de item e talvez indentados; os parágrafos estão separados por uma linha em branco; os itens que partilham uma característica comum estão organizados em colunas e linhas de forma tabular; os campos de formulário podem estar posicionados como grupos que partilham etiquetas de texto; pode ser utilizada uma cor de fundo diferente para indicar que vários itens se relacionam entre si; as palavras que têm um estado especial são indicadas mediante alteração do tipo de letra e/ou negrito, itálico ou sublinhado, e assim sucessivamente.

Também poderão ser utilizadas pistas sonoras. Por exemplo, o som do toque de um sino poderá indicar o início de uma nova secção; poderá ser utilizada uma mudança no tom de voz ou no ritmo da fala para realçar informações importantes ou para indicar texto citado; etc.

Quando essas relações forem perceptíveis a um conjunto de utilizadores, poderão tornar-se perceptíveis a todos os utilizadores. Um método para determinar se as informações foram ou não fornecidas de forma adequada a todos os utilizadores é aceder às informações seriadamente em diferentes modalidades.

Se forem implementados links para os itens de um glossário, utilizando elementos anchor - links para marcas existentes no mesmo documento - (ou o elemento link adequado à tecnologia em utilização) e os mesmos forem identificados utilizando um tipo de letra diferente, o utilizador de um leitor de ecrã irá ouvir que o item é um link quando o termo do glossário for encontrado, apesar de poder não receber informações sobre a alteração ao tipo de letra. Um catálogo online poderá indicar preços utilizando um tipo de letra grande de cor vermelha. Um leitor de ecrã ou uma pessoa que não consigam distinguir a cor vermelha dispõem à mesma da informação sobre o preço, desde que este seja precedido pelo símbolo de moeda.

Algumas tecnologias não fornecem um meio para determinar de forma programática alguns tipos de informações e relações. Nesse caso, deverá existir uma descrição em texto das informações e relações. Por exemplo, "todos os campos obrigatórias estão marcados com um asterisco (*)". A descrição em texto deverá estar junto às informações que está a descrever (quando a página estiver linearizada), tal como no elemento principal ou no elemento adjacente.

Também poderão existir casos em que poderá ser necessário avaliar que informações deverão ser apresentadas no texto e o que deverá estar directamente associado, e poderá ser mais apropriado duplicar algumas informações (por exemplo, numa tabela HTML, fornecendo o resumo no parágrafo antes da tabela e no atributo summary da própria tabela). Contudo, sempre que possível, é necessário que as informações sejam determinadas de forma programática, em vez de fornecer uma descrição em texto antes de encontrar a tabela.

Nota: Não é necessário que os valores de cor sejam determinados de forma programática. As informações transmitidas por cor não podem ser apresentadas de forma adequada, simplesmente revelando o valor. Por conseguinte, o Critério de Sucesso 1.4.1 aborda o caso específico da cor, em vez do Critério de Sucesso 1.3.1.

Benefícios Específicos do Critério de Sucesso 1.3.1

  • Este Critério de Sucesso ajuda pessoas com diferentes incapacidades, permitindo que os agentes de utilizador adaptem o conteúdo de acordo com as necessidades de cada utilizador.

  • Os utilizadores que são cegos (e utilizam um leitor de ecrã) beneficiam quando as informações transmitidas através de cor também estão disponíveis em texto (incluindo alternativas em texto para imagens que utilizam cor para transmitir informações).

  • Os utilizadores que são surdocegos e utilizam linhas braille (texto), poderão não conseguir aceder à informação dependente da cor.

Exemplos do Critério de Sucesso 1.3.1

  • Um formulário com campos obrigatórios

    Um formulário contém vários campos obrigatórios. As etiquetas para os campos obrigatórios são apresentadas a vermelho. Além disso, no fim de cada etiqueta existe um asterisco, *. As instruções para preencher o formulário indicam que "todos os campos obrigatórios são apresentados a vermelho e assinalados com um asterisco *", seguidos por um exemplo.

  • Um formulário que utiliza cor e texto para indicar os campos obrigatórios

    Um formulário contém campos obrigatórios e opcionais. As instruções no início do formulário explicam que os campos obrigatórios estão identificados com texto a vermelho e também com um ícone, cuja alternativa em texto diz, "Obrigatório." Tanto o texto a vermelho como o ícone estão associados de forma programática aos campos de formulário apropriados, para que os utilizadores de tecnologia de apoio possam determinar os campos obrigatórios.

  • Uma tabela com o horário dos autocarros, em que os cabeçalhos de cada célula podem ser determinados de forma programática

    Um horário de autocarros consiste numa tabela com as paragens de autocarro apresentadas verticalmente na primeira coluna e os diferentes autocarros apresentados horizontalmente na primeira linha. Cada célula contém a hora a que o autocarro chegará à paragem. As células referentes à paragem de autocarro e aos autocarros são identificadas como cabeçalhos para a respectiva linha ou coluna, para que a tecnologia de apoio possa determinar de forma programática que autocarro e que paragem de autocarro estão associados à hora indicada em cada célula.

  • Um formulário em que as etiquetas das caixas de verificação podem ser determinadas de forma programática

    Num formulário, as etiquetas de cada caixa de verificação podem ser determinadas de forma programática através da tecnologia de apoio

  • Um documento de texto

    Um simples documento de texto está formatado com duas linhas em branco antes dos títulos, asteriscos para indicar itens de lista e outras convenções de formatação normais, para que a respectiva estrutura possa ser determinada de forma programática.

Recursos Relacionados

Os recursos são indicados apenas a título informativo, não implica que tenham sido aprovados.

Técnicas e Falhas para o Critério de Sucesso 1.3.1 - Informações e Relações

Cada item numerado nesta secção representa uma técnica ou combinação de técnicas que o Grupo de Trabalho das WCAG considera serem de tipo suficiente para cumprir este Critério de Sucesso. As técnicas indicadas só cumprem o Critério de Sucesso se todos os requisitos de conformidade das WCAG 2.0 forem cumpridos.

Técnicas de Tipo Suficiente

Instruções: Seleccione a situação abaixo que corresponde ao seu conteúdo. Cada situação inclui técnicas numeradas (ou combinações de técnicas) que o Grupo de Trabalho considera serem suficientes para essa situação.

Situação A: A tecnologia fornece uma estrutura semântica para transmitir as informações e as relações através de uma apresentação determinável de forma programática:

  1. G115: Utilizar elementos semânticos para marcar a estruturaEH49: Utilizar a marcação semântica para assinalar texto especial ou realçado (HTML)

  2. G117: Utilizar texto para transmitir informações que são transmitidas através de variações na apresentação do texto

  3. G140: Separar as informações e a estrutura da apresentação para permitir diferentes apresentações

  4. Transmitir informações e relações através da apresentação determinável de forma programática utilizando as seguintes técnicas:

Situação B: A tecnologia em utilização NÃO fornece a estrutura semântica para transmitir as informações e relações através de uma apresentação determinável de forma programática:

  1. G117: Utilizar texto para transmitir informações que são transmitidas através de variações na apresentação do texto

  2. Transmitir informações e relações através da apresentação determinável de forma programática ou disponível no texto, utilizando as seguintes técnicas:

Técnicas Adicionais (de tipo aconselhada) para o 1.3.1

Embora não sejam necessárias para conformidade, as seguintes técnicas adicionais devem ser consideradas de forma a tornar o conteúdo mais acessível. Nem todas as técnicas podem ser utilizadas ou são eficazes em todas as situações.

Falhas Comuns para o CS 1.3.1

Em seguida, são apresentados os erros comuns considerados como falhas do Critério de Sucesso 1.3.1 pelo Grupo de Trabalho das WCAG.

Termos-Chave

apresentação

apresentar o conteúdo de forma a ser compreendido pelos utilizadores

determinado de forma programática (determinável de forma programática)

determinado pelo software a partir de dados fornecidos pelo autor, de forma a que os diferentes agentes de utilizador, incluindo tecnologias de apoio, possam extrair e apresentar esta informação aos utilizadores de diferentes maneiras

Exemplo 1: Determinado numa linguagem de marcação a partir de elementos e atributos que são acedidos directamente através de tecnologia de apoio normalmente disponível.

Exemplo 2: Determinado a partir de estruturas de dados específicas da tecnologia numa linguagem que não é de marcação e exposto a tecnologia de apoio através de uma API acessível que é suportada pela generalidade da tecnologia de apoio disponível.

relações

associações com sentido entre unidades de conteúdo distintas

estrutura
  1. O modo como as partes de uma página Web estão organizadas em relação umas às outras; e

  2. O modo como um conjunto de páginas Web está organizado