Noções sobre as WCAG 2.0

Ir para o conteúdo (Pressione a tecla Enter)

Previsível:
Noções sobre a Directriz 3.2

Directriz 3.2: Fazer com que as páginas Web surjam e funcionem de forma previsível.

Finalidade da Directriz 3.2

A finalidade deste Critério de Sucesso é ajudar os utilizadores com incapacidades apresentando o conteúdo numa ordem previsível de página Web para página Web e tornando previsível o comportamento dos componentes interactivos e funcionais. É difícil para alguns utilizadores formar uma descrição geral da página Web: os leitores de ecrã apresentam o conteúdo como uma sequência de uma dimensão de fala sintetizada que dificulta a compreensão das relações de espaço. Os utilizadores com limitações cognitivas podem ficar confusos se os componentes aparecerem em diferentes locais em páginas diferentes.

Por exemplo, as pessoas que utilizam ampliadores de ecrã vêem apenas parte do ecrã em determinadas alturas; uma disposição consistente facilita a localização de barras de navegação e outros componentes. Colocar componentes repetidos na mesma ordem relativa num conjunto de páginas Web permite aos utilizadores com incapacidades de leitura se concentrarem numa área do ecrã, em vez de perderem tempo a descodificar o texto de cada link. Os utilizadores com utilização limitada das mãos podem mais facilmente determinar a forma como executar as suas tarefas utilizando a digitação o menos possível.

Técnicas de Tipo Aconselhada para a Directriz 3.2 (não específicas dos critérios de sucesso)

As técnicas específicas para cumprir cada Critério de Sucesso desta directriz são indicadas nas secções de noções sobre cada Critério de Sucesso (indicadas abaixo). No entanto, se existirem técnicas endereçadas a esta directriz que não caiam em nenhum dos critérios de sucesso, elas serão listadas aqui. Estas técnicas não são necessárias nem suficientes para cumprir quaisquer dos critérios de sucesso, mas podem tornar certos tipos de conteúdo Web mais acessível a mais pessoas.

  • Colocar etiquetas para aumentar a previsibilidade das relações


Critérios de Sucesso para esta Directriz: