Noções sobre as WCAG 2.0

Ir para o conteúdo (Pressione a tecla Enter)

Em Foco:
Noções sobre o CS 3.2.1

3.2.1 Em Foco: Quando um componente recebe foco, não inicia uma alteração de contexto. (Nível A)

Finalidade deste Critério de Sucesso

A finalidade deste Critério de Sucesso é garantir que a funcionalidade é previsível à medida que os utilizadores navegam através de um documento. Qualquer componente que possa accionar um evento quando recebe foco não pode alterar o contexto. Os exemplos de alteração de contexto quando um componente recebe foco incluem, mas não estão limitados a:

  • formulários submetidos automaticamente quando um componente recebe foco;

  • novas janelas iniciadas quando um componente recebe foco;

  • o foco é alterado para outro componente quando esse componente recebe foco;

Benefícios Específicos do Critério de Sucesso 3.2.1

  • Este Critério de Sucesso ajuda as pessoas com incapacidades visuais, limitações cognitivas e deficiências motoras, reduzindo a possibilidade de ocorrer uma alteração de contexto inesperada.

Exemplos do Critério de Sucesso 3.2.1

  • Exemplo 1: Um menu pendente

    Um menu pendente numa página permite aos utilizadores escolherem entre destinos. Se a pessoa utilizar o teclado para se mover para baixo até uma opção e activá-la (com a barra de espaços ou a tecla Enter) irá avançar para uma nova página. Contudo, se a pessoa se mover para baixo até uma opção e clicar na tecla Escape ou na tecla de tabulação para sair do menu pendente, não avança para um novo ecrã, uma vez que o foco sai do menu pendente.

  • Exemplo de uma Falha: Uma caixa de diálogo de ajuda

    Quando um campo recebe foco, é apresentada uma janela com uma caixa de diálogo de ajuda com a descrição do campo e algumas opções. À medida que um utilizador de teclado utiliza a tecla de tabulação para percorrer a página Web, a caixa de diálogo é apresentada, afastando o foco do teclado do controlo sempre que o utilizador tenta utilizar a tecla de tabulação para percorrer o campo.

Técnicas e Falhas para o Critério de Sucesso 3.2.1 - Em Foco

Cada item numerado nesta secção representa uma técnica ou combinação de técnicas que o Grupo de Trabalho das WCAG considera serem de tipo suficiente para cumprir este Critério de Sucesso. As técnicas indicadas só cumprem o Critério de Sucesso se todos os requisitos de conformidade das WCAG 2.0 forem cumpridos.

Técnicas de Tipo Suficiente

  1. G107: Utilizar "activar" em vez de "focar" como um accionador para as alterações de contexto

Nota: Uma alteração de conteúdo nem sempre é uma alteração de contexto. Este critério de sucesso é automaticamente cumprido se as alterações de conteúdo não forem igualmente alterações de contexto.

Técnicas Adicionais (de tipo aconselhada) para o 3.2.1

Embora não sejam necessárias para conformidade, as seguintes técnicas adicionais devem ser consideradas de forma a tornar o conteúdo mais acessível. Nem todas as técnicas podem ser utilizadas ou são eficazes em todas as situações.

  • Não provocar alterações persistentes de estado ou valor quando um componente recebe foco, ou fornecer um meio alternativo para repor quaisquer alterações (futuro link)

  • Abrir novas janelas apenas quando for mais vantajoso de uma perspectiva de acessibilidade (futuro link)

  • Fornecer um pré-aviso aos utilizadores quando abrirem uma nova janela (futuro link)

Termos-Chave

alterações de contexto

alterações importantes no conteúdo da página Web que, se efectuadas sem conhecimento do utilizador, podem desorientar os utilizadores que não podem visualizar toda a página em simultâneo

As alterações de contexto incluem alterações de:

  1. agente de utilizador;

  2. janela;

  3. foco;

  4. conteúdo que altera o significado da página Web.

Nota: Uma alteração de conteúdo nem sempre é uma alteração de contexto. As alterações de conteúdo, tais como um contorno extensível, um menu dinâmico ou um controlo de separador não alteram necessariamente o contexto, a menos que também alterem um dos quatro indicados acima (por ex., o foco).

Exemplo: Abrir uma nova janela, mover o foco para um componente diferente, aceder a uma nova página (incluindo qualquer coisa que dê a sensação ao utilizador de se ter deslocado para uma nova página) ou reorganizar significativamente o conteúdo de uma página, são exemplos de alterações de contexto.