Noções sobre as WCAG 2.0

Ir para o conteúdo (Pressione a tecla Enter)

Alteração a Pedido:
Noções sobre o CS 3.2.5

3.2.5 Alteração a Pedido:As alterações de contexto são iniciadas apenas a pedido do utilizador, ou está disponível um mecanismo para desactivar essas alterações. (Nível AAA)

Finalidade deste Critério de Sucesso

A finalidade deste Critério de Sucesso é estimular a concepção de conteúdo da Web que forneça aos utilizadores o controlo total das alterações de contexto. Este Critério de Sucesso pretende eliminar potenciais confusões que possam ser provocadas por alterações de contexto inesperadas, tais como a apresentação automática de novas janelas, a submissão automática de formulários depois de seleccionar um item de uma lista, etc. Essas alterações de contexto inesperadas podem causar dificuldades para pessoas com deficiências motoras, dificuldades de visão, cegas e com determinadas limitações cognitivas.

Alguns tipos de alterações de contexto não são prejudiciais para alguns utilizadores, nem beneficiam activamente outros. Por exemplo, os utilizadores que utilizam o manípulo simples esperam alterações de contexto animadas pelo sistema, e as preferências dos utilizadores com dificuldades de visão podem variar consoante a quantidade de conteúdo que conseguem visualizar de uma vez e o que conseguem reter da estrutura da sessão na memória. Alguns tipos de conteúdo, tais como apresentações de diapositivos, necessitam da capacidade de alterar contexto para proporcionar a experiência pretendida ao utilizador. O conteúdo que inicia alterações de contexto automaticamente apenas quando as preferências do utilizador o permitem pode estar em conformidade com este Critério de Sucesso.

Nota: Clicar num link é um exemplo de uma acção que é "iniciada apenas a pedido do utilizador".

Benefícios Específicos do Critério de Sucesso 3.2.5

  • As pessoas que não são capazes de detectar alterações de contexto ou que podem não perceber que o contexto foi alterado têm menos probabilidade de ficarem desorientadas ao navegar num sítio da Web. Por exemplo:

    • as pessoas cegas ou com dificuldades de visão podem ter dificuldade em perceber quando ocorreu uma alteração visual de contexto, tal como a apresentação de uma nova janela. Neste caso, avisar previamente os utilizadores de alterações de contexto minimiza a confusão quando o utilizador descobre que o botão de retrocesso já não se comporta como o esperado.

  • Algumas pessoas com dificuldades de visão, incapacidades intelectuais e de leitura e dificuldades em interpretar sinais de aviso visuais podem beneficiar de sinais de aviso adicionais para detectar alterações de contexto.

  • As pessoas com determinadas limitações cognitivas não ficam confusas se os redireccionamentos automáticos forem executados pelo servidor da Web em vez de pelo browser.

Exemplos do Critério de Sucesso 3.2.5

  • Um botão "actualizar agora"

    Em vez de actualizar automaticamente o conteúdo, o autor fornece um botão "Actualizar agora" que solicita uma actualização do conteúdo.

  • Um redireccionamento automático

    Um utilizador é automaticamente redireccionado de uma página antiga para uma nova página sem se aperceber que o redireccionamento ocorreu.

Recursos Relacionados

Os recursos são indicados apenas a título informativo, não implica que tenham sido aprovados.

Técnicas e Falhas para o Critério de Sucesso 3.2.5 - Alteração a Pedido

Cada item numerado nesta secção representa uma técnica ou combinação de técnicas que o Grupo de Trabalho das WCAG considera serem de tipo suficiente para cumprir este Critério de Sucesso. As técnicas indicadas só cumprem o Critério de Sucesso se todos os requisitos de conformidade das WCAG 2.0 forem cumpridos.

Técnicas de Tipo Suficiente

Instruções: Seleccione a situação abaixo que corresponde ao seu conteúdo. Cada situação inclui técnicas numeradas (ou combinações de técnicas) que o Grupo de Trabalho considera serem de tipo suficiente para essa situação.

Situação A: Se a página Web permitir actualizações automáticas:

  1. G76: Fornecer um mecanismo para solicitar uma actualização do conteúdo em vez de actualizar automaticamente

Situação B: Se forem possíveis redireccionamentos automáticos:

  1. SVR1: Implementar redireccionamentos automáticos no lado do servidor em vez de no lado do cliente (SERVIDOR)

  2. G110: Utilizar um redireccionamento imediato do lado do cliente utilizando uma das seguintes técnicas:

Situação C: Se a página Web utilizar janelas de pop-up:

  1. Incluindo janelas de pop-up utilizando uma das seguintes técnicas:

Situação D: Se utilizar um evento onchange num elemento select:

  1. SCR19: Utilizar um evento onchange num elemento select sem provocar uma alteração de contexto (Scripting)

Técnicas Adicionais (de tipo aconselhada) para o 3.2.5

Embora não sejam necessárias para conformidade, as seguintes técnicas adicionais devem ser consideradas de forma a tornar o conteúdo mais acessível. Nem todas as técnicas podem ser utilizadas ou são eficazes em todas as situações.

  • Abrir novas janelas fornecendo hiperligações normais sem o atributo target (futuro link), uma vez que vários agentes de utilizador permitem que os utilizadores abram links noutra janela ou separador.

  • Abrir novas janelas apenas quando for mais vantajoso de uma perspectiva de acessibilidade (futuro link)

Termos-Chave

alterações de contexto

alterações importantes no conteúdo da página Web que, se efectuadas sem conhecimento do utilizador, podem desorientar os utilizadores que não podem visualizar toda a página em simultâneo

As alterações de contexto incluem alterações de:

  1. agente de utilizador;

  2. janela;

  3. foco;

  4. conteúdo que altera o significado da página Web.

Nota: Uma alteração de conteúdo nem sempre é uma alteração de contexto. As alterações de conteúdo, tais como um contorno extensível, um menu dinâmico ou um controlo de separador não alteram necessariamente o contexto, a menos que também alterem um dos quatro indicados acima (por ex., o foco).

Exemplo: Abrir uma nova janela, mover o foco para um componente diferente, aceder a uma nova página (incluindo qualquer coisa que dê a sensação ao utilizador de se ter deslocado para uma nova página) ou reorganizar significativamente o conteúdo de uma página, são exemplos de alterações de contexto.

mecanismo

processo ou técnica para se alcançar um resultado

Nota 1: O mecanismo pode ser explicitamente apresentado no conteúdo, ou podemos contar que (depender) o mesmo seja fornecido pela plataforma ou pelos agentes de utilizador, incluindo tecnologias de apoio.

Nota 2: O mecanismo deve cumprir todos os critérios de sucesso para o nível de conformidade em questão.