Noções sobre as WCAG 2.0

Ir para o conteúdo (Pressione a tecla Enter)

Anexo C - Noções sobre Metadados

Esta secção apresenta as técnicas de metadados que podem ser implementadas para cumprir os Critérios de Sucesso das WCAG 2.0. Para mais informações sobre metadados, consulte os recursos abaixo.

Na sua explicação mais básica, os metadados são essencialmente "dados sobre dados" e são utilizados para descobrir e encontrar recursos.

Os metadados são uma ferramenta eficaz que pode ser utilizada para descrever páginas Web e componentes acessíveis de páginas Web, bem como associar versões alternativas de conteúdo Web. Por sua vez, estas descrições permitem aos utilizadores localizar informações específicas que necessitem ou prefiram.

Em conjunto com as WCAG, os metadados podem desempenhar uma série de funções, incluindo:

  1. Os metadados podem ser utilizados para associar versões alternativas em conformidade a páginas Web que não estejam em conformidade, para permitir aos utilizadores encontrar a versão alternativa em conformidade quando encontrarem uma página que não esteja em conformidade que não possam utilizar.

  2. Os metadados podem ser utilizados para localizar e descrever páginas alternativas, quando existirem várias versões de uma página, especialmente quando as páginas alternativas forem optimizadas para pessoas com diferentes incapacidades. O utilizador pode utilizar os metadados para localizar as versões alternativas e para identificar características das versões, para poder encontrar a versão que melhor satisfaça as suas necessidades.

  3. Além de serem utilizados para as páginas inteiras (tal como nos pontos 1 e 2 acima), os metadados podem ser utilizados para descrever versões alternativas de subcomponentes de uma página. Novamente, os metadados podem ser utilizados para encontrar versões alternativas de um componente de uma página Web, bem como para obter descrições das versões alternativas (se existirem várias) para determinar qual a que melhor satisfaz as necessidades do utilizador.

Recursos de Metadados

As descrições dos metadados fornecem, muitas vezes, significados de glossários definidos e aceites, tais como o assunto do recurso ou a sua data de publicação, e são legíveis por máquina - o software que compreende o esquema dos metadados em utilização pode efectuar tarefas úteis não possíveis de outra forma. Normalmente, um objecto com metadados pode ter uma ou mais dessas descrições de metadados.

As especificações bem conhecidas (esquemas) para metadados incluem:

Existem algumas ferramentas disponíveis para fornecer descrições de recursos, ou podem ser fornecidas manualmente. Quanto mais facilmente os metadados puderem ser criados e acumulados no momento da criação de um recurso ou da publicação, mais eficiente é o processo e maior é a probabilidade de o mesmo ocorrer.

Alguns exemplos incluem:

As implementações de metadados de acessibilidade incluem: