Noções sobre as WCAG 2.0

Ir para o conteúdo (Pressione a tecla Enter)

Anexo B - Documentar Suporte por Acessibilidade para Utilizações de uma Tecnologia Web

A documentação de suporte por acessibilidade para utilizações de uma tecnologia Web fornece as informações necessárias para determinar se é possível cumprir os Critérios de Sucesso das WCAG 2.0 para um determinado ambiente.

A documentação de Suporte por Acessibilidade para utilizações de uma tecnologia Web inclui as seguintes informações:

Os ambientes destino são definidos pelos agentes de utilizador e tecnologias de apoio disponíveis para os utilizadores. A documentação do suporte de acessibilidade envolve a compreensão detalhada das formas de utilizar a funcionalidade de uma tecnologia para cumprir os critérios de sucesso, e igualmente dos agentes de utilizador e da tecnologia de apoio. Como tal, os fornecedores e criadores de tecnologias Web e os agentes de utilizador são encorajados a fornecer estas informações sobre o suporte de acessibilidade dos seus produtos. Da mesma forma, os criadores e fornecedores de tecnologia de apoio são encorajados a fornecer estas informações sobre as formas de utilizar tecnologias Web que são suportadas pelos seus produtos. Os autores só deviam necessitar de documentar as formas suportadas por acessibilidade de utilizar uma tecnologia quando não existir documentação fidedigna disponível fornecida pelos fornecedores ou grupos de teste para essas utilizações.

Para um ambiente controlado, como uma empresa, os agentes de utilizador e tecnologias de apoio disponíveis podem ser um conjunto específico de versões de agentes de utilizador num conjunto específico de plataformas. Para determinar se as utilizações de uma tecnologia Web são suportadas por acessibilidade num ambiente de destino, um autor verifica se os agentes de utilizador e tecnologias de apoio disponíveis se encontram no conjunto de tecnologias de apoio e agentes de utilizador suportados apresentados para essas utilizações na documentação de Suporte por Acessibilidade.

Para um ambiente de destino como a Internet, os autores podem necessitar de considerar um conjunto muito maior de agentes de utilizador, incluindo versões mais antigas, e numa gama mais vasta de plataformas.

Os ambientes que utilizam idiomas naturais diferentes são ambientes de destino diferentes. Por exemplo, as formas suportadas por acessibilidade de utilizar tecnologias para um ambiente com o idioma inglês podem ser diferente de um ambiente com o idioma árabe, uma vez que podem existir diferentes agentes de utilizador e tecnologias de apoio que suportem esses idiomas.

A documentação inclui informações específicas da versão sobre todas as tecnologias de apoio, todos os agentes de utilizador e as formas como interagem entre si. Se o suporte nestes agentes de utilizador for semelhante, será simples para um autor decidir se uma forma documentada de utilizar uma tecnologia é suportada por acessibilidade. Se as utilizações suportadas forem diferentes em diferentes versões, os autores só podem basear-se nas utilizações suportadas nas versões disponíveis para os seus utilizadores na determinação do suporte por acessibilidade

Se uma forma de utilizar uma tecnologia não for dependente para a conformidade, a ausência de suporte por acessibilidade para essa utilização não impede a conformidade da página Web. Como tal, se a utilização não suportada não ocorrer no conteúdo, ou se existir uma versão em conformidade disponível desse conteúdo, a página Web continua a estar em conformidade. Por exemplo, a falta de suporte por acessibilidade para controlos interactivos numa tecnologia Web não impede as utilizações da tecnologia Web para conteúdo não interactivo que seja suportado por acessibilidade.