Noções sobre as WCAG 2.0

Ir para o conteúdo (Pressione a tecla Enter)

Anexo A - Como consultar as WCAG 2.0 a partir de outros documentos

Tenha em atenção que o seguinte idioma para fazer referência às WCAG 2.0 pode ser introduzido nos seus documentos.

Referências Informativas

Ao fazer referência às WCAG 2.0 de um modo informativo, pode ser utilizado o seguinte formato.

Directrizes de Acessibilidade para o Conteúdo da Web 2.0, Recomendação W3C World Wide Web Consortium XX Mês Ano (http://www.w3.org/TR/200X/REC-WCAG20-20081211/, Última versão em http://www.w3.org/TR/WCAG20/)


Ao fazer referência às WCAG 2.0 a partir de outra norma com uma declaração "devia"

Ao fazer referência às WCAG 2.0 a partir de uma declaração devia numa norma (ou declaração de tipo aconselhada num regulamento), todas as WCAG 2.0 deviam ser referidas. Isto significa que deviam ser considerados os três níveis das WCAG 2.0, mas que nenhum é exigido. Por conseguinte, o formato para fazer referência às WCAG 2.0 a partir de uma declaração "devia" é:

Directrizes de Acessibilidade para o Conteúdo da Web 2.0, Recomendação W3C World Wide Web Consortium XX Mês Ano. (http://www.w3.org/TR/200X/REC-WCAG20-20081211/)


Ao fazer referência às WCAG 2.0 a partir de outra norma com uma declaração "deve ou tem"

Ao citar as WCAG 2.0 como parte de um requisito (por ex., uma declaração deve ou tem numa norma ou regulamento), a referência tem de incluir as partes específicas das WCAG 2.0 que pretendem ser exigidas. Ao referir as WCAG 2.0 desta forma, aplicam-se as seguintes regras:

  1. A conformidade a qualquer nível das WCAG 2.0 requer que sejam cumpridos todos os Critérios de Sucesso de Nível A. As referências à conformidade das WCAG 2.0 não podem ser para nenhum subconjunto de Nível A.

  2. Para além do Nível A, uma referência "deve ou tem" pode incluir qualquer subconjunto de situações de Nível AA e AAA. Por exemplo, "todas as situações de Nível A e [alguns Critérios de Sucessos específicos de Nível AA e AAA]" têm de ser cumpridos.

  3. Se for especificada a conformidade de Nível AA com as WCAG 2.0, todos os Critérios de Sucesso de Nível A e AA têm de ser cumpridos.

  4. Se for especificada a conformidade de Nível AAA com as WCAG 2.0, todos os Critérios de Sucesso de Nível A, AA e AAA têm der ser cumpridos.

    Nota 1: Não recomendamos que, como regra geral, seja necessária conformidade de Nível AAA para sítios da Web completos, uma vez que não é possível cumprir todos os Critérios de Sucesso de Nível AAA para alguns conteúdos.

    Nota 2: Os conjuntos de Critérios de Sucesso definidos nas WCAG são interdependentes e cada Critério de Sucesso baseia-se nas definições de cada um, de formas que poderão não ser imediatamente óbvias para o leitor. Qualquer conjunto de Critérios de Sucesso tem de incluir todas as situações de Nível A.


Exemplos

Para citar apenas os Critérios de Sucesso de Nível A (conformidade de Nível A):

Directrizes de Acessibilidade para o Conteúdo da Web 2.0, Recomendação W3C World Wide Web Consortium XX Mês Ano, Critérios de Sucesso de Nível A. (http://www.w3.org/TR/200X/REC-WCAG20-20081211/)

Para citar os Critérios de Sucesso de Nível A e AA (conformidade de Nível AA):

Directrizes de Acessibilidade para o Conteúdo da Web 2.0, Recomendação W3C World Wide Web Consortium XX Mês Ano, Critérios de Sucesso de Nível A e AA (http://www.w3.org/TR/200X/REC-WCAG20-20081211/)

Para citar os Critérios de Sucesso de Nível A e os Critérios de Sucesso seleccionados de Nível AA e AAA:

Directrizes de Acessibilidade para o Conteúdo da Web 2.0, Recomendação W3C World Wide Web Consortium XX Mês Ano, Critérios de Sucesso de Nível A mais Critérios de Sucesso 1.x.x, 2.y.y, … 3.z.z. (http://www.w3.org/TR/200X/REC-WCAG20-20081211/)

Exemplo de utilização de uma referência às WCAG numa declaração "deve ou tem".

Todo o conteúdo da Web em sítios da Web disponíveis publicamente deve estar em conformidade com as Directrizes de Acessibilidade para o Conteúdo da Web 2.0, Recomendação W3C World Wide Web Consortium XX Mês Ano, Critérios de Sucesso de Nível A mais Critérios de Sucesso 1.2.3, 2.4.5-6, 3.1.2 (http://www.w3.org/TR/200X/REC-WCAG20-20081211/)


Fazer referência a conteúdo a partir de documentos de suporte das WCAG

As técnicas, indicadas nas Noções sobre as WCAG 2.0 e descritas em outros documentos de suporte, não fazem parte da Recomendação normativa das WCAG 2.0 e não deviam ser citada utilizando a citação para a própria Recomendação das WCAG 2.0. As referências às técnicas em documentos de suporte deviam ser citadas separadamente.

As técnicas podem ser citadas com base no documento individual sobre as técnicas ou no documento principal sobre as técnicas das WCAG 2.0. Por exemplo, a técnica "Utilizar atributos alt em elementos img" podia ser citada como

"Utilizar atributos alt em elementos img,"Nota W3C World Wide Web Consortium. (URI: {URI da técnica})

ou

W3C World Wide Web Consortium (200x): Técnicas HTML das WCAG2.0 (URI: {URI das Técnicas HTML})

As técnicas não foram concebidas para ser referidas como "obrigatórias" em qualquer norma ou regulamento. As normas e regulamentos não deviam tornar nenhuma técnica específica obrigatória, embora possam optar por recomendar técnicas.