[Nota sobre a tradução portuguesa do presente documento] [Programa ACESSO da UMIC]

[conteúdo]

W3C

Noções sobre as WCAG 2.0

Um manual para compreender e implementar as Directrizes de Acessibilidade para o Conteúdo da Web 2.0

Nota do Grupo de Trabalho W3C de 11 Dezembro de 2008

Esta versão:
http://www.w3.org/TR/2008/NOTE-UNDERSTANDING-WCAG20-20081211/
Última versão:
http://www.w3.org/TR/UNDERSTANDING-WCAG20/
Versão anterior:
http://www.w3.org/TR/2008/WD-UNDERSTANDING-WCAG20-20081103/
Editores:
Ben Caldwell, Trace R&D Center, Universidade de Wisconsin-Madison
Michael Cooper, W3C
Loretta Guarino Reid, Google, Inc.
Gregg Vanderheiden, Trace R&D Center, Universidade de Wisconsin-Madison
Editores Anteriores:
Wendy Chisholm (até Julho de 2006, ao serviço do W3C)
John Slatin (até Junho de 2006, ao serviço do Accessibility Institute, Universidade do Texas, em Austin)

Este documento está também disponível nos seguintes formatos não-normativos:


Sinopse

O documento "Noções sobre as WCAG 2.0" é um manual fundamental para a compreensão e utilização das Directrizes de Acessibilidade para o Conteúdo da Web (WCAG) 2.0 [WCAG20]. Faz parte de um conjunto de documentos que suportam as WCAG 2.0. Tenha em atenção que os conteúdos deste documento são informativos (não fornecem abordagens) e não normativos (não estabelecem requisitos de conformidade com as WCAG 2.0). Para obter uma introdução às WCAG, aos documentos técnicos de apoio e ao material educativo, consulte a Descrição Geral das Directrizes de Acessibilidade para o Conteúdo da Web (WCAG) .

As WCAG 2.0 estabelecem um conjunto de Critérios de Sucesso que definem a conformidade com as Directrizes WCAG 2.0. Um Critério de Sucesso é uma declaração testável, que poderá ser verdadeira ou falsa quando aplicada a determinados conteúdos da Web. As "Noções sobre as WCAG 2.0" fornecem informações detalhadas sobre cada Critério de Sucesso, incluindo a sua finalidade, os termos-chave utilizados no Critério de Sucesso, e o modo como os Critérios de Sucesso das WCAG 2.0 ajudam as pessoas com diferentes tipos de incapacidades. Este documento fornece também exemplos de conteúdo da Web que cumpre o critério de sucesso utilizando diversas tecnologias Web (por exemplo, HTML, CSS, XML) e exemplos comuns de conteúdo da Web que não cumpre o critério de sucesso.

Este documento apresenta as técnicas específicas para cumprir cada Critério de Sucesso. Estão disponíveis informações detalhadas sobre como implementar cada técnica em Técnicas para as WCAG 2.0; contudo, as "Noções sobre as WCAG 2.0" fornecem informações sobre a relação entre cada técnica e os Critérios de Sucesso. As técnicas estão classificadas segundo o nível de suporte que fornecem aos Critérios de Sucesso. As "Técnicas de Tipo Suficiente" são suficientes para cumprir um determinado Critério de Sucesso (seja de forma isolada ou em combinação com outras técnicas), enquanto outras técnicas são de tipo aconselhada e, por isso, opcionais. Nenhuma das técnicas é necessária para cumprir as WCAG 2.0, embora algumas possam ser o único método conhecido se uma determinada tecnologia for utilizada. As "Técnicas de Tipo Aconselhada" não são de tipo suficiente para cumprir os Critérios de Sucesso por si só (uma vez que não são testáveis ou fornecem suporte incompleto). Contudo, os autores são encorajados a segui-las sempre que possível para fornecer uma acessibilidade melhorada. Outra categoria de suporte é composta pelas "Falhas Comuns", que descrevem práticas de criação conhecidas por fazer com que o conteúdo da Web não esteja em conformidade com as WCAG 2.0. Embora as falhas forneçam informação de tipo aconselhada sobre certas práticas de criação, os autores têm de evitar estas práticas de modo a cumprirem os Critérios de Sucesso das WCAG 2.0.

Este documento faz parte de um conjunto de documentos publicados pela Web Accessibility Initiative (WAI) do W3C de suporte às WCAG 2.0. Este documento foi publicado como Nota do Grupo de Trabalho, ao mesmo tempo que as WCAG 2.0 foram publicadas como Recomendação W3C. Ao contrário das WCAG 2.0, prevê-se que as informações apresentadas nas Noções sobre as WCAG 2.0 sejam actualizadas de tempos a tempos. Para obter uma introdução às WCAG, aos documentos técnicos de apoio e ao material educativo, consulte a Descrição Geral das Directrizes de Acessibilidade para o Conteúdo da Web (WCAG) .

Estado do Documento

Esta secção apresenta o estado do documento aquando da sua publicação. Este documento poderá ser substituído por outros documentos. Para obter uma lista das actuais publicações do W3C e a última revisão deste relatório técnico, consulte o Índice de relatórios técnicos do W3C em http://www.w3.org/TR/.

Esta é a Nota do Grupo de Trabalho "Noções sobre as WCAG 2.0". O Grupo de Trabalho das Directrizes de Acessibilidade para o Conteúdo da Web considera que este documento é importante para compreender os critérios de sucesso na Recomendação das Directrizes de Acessibilidade para o Conteúdo da Web (WCAG) 2.0. Tenha em atenção que os conteúdos deste documento são informativos (fornecem abordagens) e não normativos (não estabelecem requisitos de conformidade com as WCAG 2.0).

O Grupo de Trabalho solicita que todos os comentários sejam feitos através do formulário de comentários online. Caso não seja possível, os comentários podem também ser enviados para public-comments-wcag20@w3.org. Os arquivos da lista de comentários públicos estão disponíveis ao público. Os comentários recebidos sobre este documento poderão ser abordados em versões futuras deste documento, ou noutro formato. Não está previsto o Grupo de Trabalho responder formalmente aos comentários. Os arquivos das apresentações da mailing list WCAG WG estão disponíveis ao público e o Grupo de Trabalho poderá, posteriormente, abordar os comentários feitos a este documento.

Este documento foi produzido como parte integrante da Web Accessibility Initiative (WAI) do W3C. Os objectivos do Grupo de Trabalho das WCAG são apresentados na Carta do Grupo de Trabalho das WCAG. O Grupo de Trabalho das WCAG faz parte da Actividade Técnica da WAI.

A publicação como Nota do Grupo de Trabalho não implica que tenha sido aprovada pelos Membros do W3C. Este é um documento preliminar que, em qualquer altura, pode ser actualizado, substituído ou tornado obsoleto por outros documentos. Este documento deve ser citado como sendo um trabalho em curso.

Este documento foi elaborado por um grupo que trabalhou ao abrigo da Política de Patentes do W3C de 5 de Fevereiro de 2004. O W3C mantém uma lista pública de divulgação de patentes feita em conjunto com os materiais do grupo; essa página também inclui instruções sobre a divulgação de patentes. Uma pessoa que tenha conhecimento de uma patente, que julga incluir Reivindicações Essenciais, tem de divulgar a informação de acordo com a secção 6 da Política de Patentes do W3C.


Índice

Anexos