Pasta Actual:
Acessibilidade aos Transportes

acesso > Acessibilidade aos Transportes > CPMobile.

CPMobile: aceder aos horários dos comboios a partir do telemóvel

nota: a presente informação foi-nos cedida por Fílipe Azevedo, membro do Fórum Acessibilidade e utilizador do software CPMobile. O Fílipe Azevedo é deficiente visual e usa um software de leitura de ecrã para telemóveis com o sistema operativo Symbian 60, o qual lhe permite aceder às mensagens que são visualizadas no ecrã através de sintetizador de fala.

Enquadramento

O acesso à informação dos horários dos comboios é uma das dificuldades com que os deficientes visuais se confrontam frequentemente. Para além do sistema informativo via telefone, este é mais um canal de acesso a essa informação.

Nos testes que efectuámos ao programa, dêmos também conta que o CPMobile é ainda mais importante para pessoas surdas, para as quais o actual serviço telefónico de informação da CP está completamente vedado. Com o CPMobile, as pessoas surdas poderão aceder à informação dos horários de forma escrita no visor do seu telemóvel.

CPMobile

O CPMobile é um programa que permite aos utilizadores de telemóveis, com suporte Java e GPRS, aceder à informação dos horários dos comboios da empresa CP.

Este programa funciona em telefones móveis com o sistema operativo Symbian 60, e recorre a uma ligação GPRS para se conectar à base de dados da CP. Certifique-se com o seu operador de telecomunicações móveis qual o tarifário praticado para ligações GPRS.

Instalação do CPMobile

Funcionamento do CPMobile

No menu principal temos quatro opções:

Modlist

A opção modlist, permite pré-definir as pesquisas do utilizador.

Pesquisar

Para pesquisar um trajecto é necessário: seleccionar a opção pesquisar.

Começamos por escolher a estação de origem. Para isso basta digitarmos, por exemplo, as primeiras 3 ou 4 letras da estação ou apeadeiro, e escolhermos depois a opção seleccionar. Ao introduzir as 3 ou 4 letras, o programa apresenta de imediato as estações ou apeadeiros que começam por essas letras. Para escolher a estação ou apeadeiro basta usar as setas direccionais.

Depois de seleccionarmos a estação de origem surge-nos a estação de destino. O processo é o mesmo que foi descrito para a definição da origem.

Em seguida ser-nos-á solicitado para quando é que queremos o horário. Temos 3 opções: hoje, amanhã ou data a definir.

Depois deste passo, podemos definir a hora que queremos contemplar na pesquisa. Temos duas opções: partir pelas e chegar pelas. Para preenchermos qualquer um desses campos basta premir a tecla de selecção e digitarmos depois a hora correspondente. Se não preenchermos nenhum desses campos ele assume que o utilizador pretende que sejam abrangidas as 24 horas do dia.

Por último, temos o tipo de serviço. Se desejar que sejam abrangidos todos os serviços na sua pesquisa escolha logo a primeira opção que surge, a qual é exactamente a opção: todos. Pode especificar mais a sua pesquisa escolhendo, usando as setas direccionais, uma das seguintes opções: rápidos, alfa pendular, intercidades, inter-regionais, regionais, e suburbanos.

[fim da notícia]

Última actualização: 7 de Março 2006.
Programa ACESSO da UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento, I.P.

Motor de Busca
Motor de Busca

Mapa do Sítio
Mapa do Sítio

Ajuda
Ajuda

Sugestão
Sugestão