Notas biográficas dos autores

Pedro Encarnação obteve os graus de Licenciado (1994), Mestre (1998) e Doutor (2002) em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores pelo Instituto Superior Técnico da Universidade Técnica de Lisboa. Colabora com a Universidade Católica Portuguesa (UCP) desde outubro de 2000, ocupando agora a posição de Professor Auxiliar na Católica Lisbon School of Business and Economics. Foi Vogal da Direção da Faculdade de Engenharia da UCP entre 2002 e 2008. Foi Professor Visitante (Investigação) na Faculdade de Medicina de Reabilitação da Universidade de Alberta e no Glenrose Rehabilitation Hospital, Canadá, no primeiro semestre do ano letivo de 2008/2009. Os seus interesses de investigação incluem a Engenharia de Reabilitação, em particular a utilização de sistemas robóticos para a reabilitação de crianças com deficiência, e o controlo não linear de veículos autónomos.

Luís Azevedo é Licenciado em Engenharia Eletrotécnica pelo Instituto Superior Técnico, com Pós-graduação em Audiologia Técnica (Suécia), Mestre em Engenharia Biomédica e de Reabilitação pela Universidade de Dundee (Reino Unido), e Doutorado em Informática (área de Engenharia de Reabilitação) pela Universidade do País Basco (Espanha). Entre 1989 e 2014 foi Investigador do Centro de Análise e Processamento de Sinais (CAPS) do Instituto Superior Técnico (IST) na área das Tecnologias de Apoio, estando atualmente aposentado dessas funções. É Diretor da ANDITEC, empresa totalmente dedicada às tecnologias de apoio. Lecionou como professor convidado na Universidade Católica Portuguesa, na Escola Superior de Saúde de Alcoitão, na Faculdade de Motricidade Humana, na Escola Superior de Saúde de Setúbal, continuando a colaborar com diversas instituições de Ensino Superior nacionais e internacionais. Desenvolve atividades no domínio da Engenharia de Reabilitação desde 1978, sendo que os seus atuais interesses de investigação estão relacionados com a utilização de tecnologias de apoio para melhoria da qualidade de vida em pessoas com necessidades complexas de comunicação, bem como na Formação Especializada de Técnicos de Educação Especial e Reabilitação em diversos domínios das Tecnologias de Apoio.

Ana Rita Londral é licenciada em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, pelo Instituto Superior Técnico (1999). Completou o Mestrado em Engenharia da Saúde, na Faculdade de Engenharia da Universidade Católica Portuguesa (2007). Atualmente frequenta o Programa de Doutoramento em Neurociências, na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa. É investigadora no Instituto de Fisiologia Translacional (Instituto de Medicina Molecular). Colabora com a empresa PLUX Wireless Biosignals, como consultora na investigação em projetos relacionados com Tecnologias de Apoio, Acessibilidade e Ambient Assisted Living. Trabalhou na empresa ANDITEC como Engenheira de Reabilitação. Foi Professora Assistente Convidada na Escola Superior de Saúde da Universidade de Aveiro e colaborou na formação em Tecnologias de Apoio na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, na Universidade Católica Portuguesa e na Escola Superior de Saúde de Alcoitão. Os seus interesses de investigação centram-se atualmente nas Tecnologias de Apoio à comunicação de pessoas com doenças neurológicas progressivas, em particular a Esclerose Lateral Amiotrófica.

3