Pasta Actual:
Língua Gestual Portuguesa

acesso > LGP > Valiant - o 1º filme animado com Língua Gestual Portuguesa.

A partir de 15 Dezembro, Língua Gestual Portuguesa num cinema perto de si!

Valiant é um filme animado, 3D, para miúdos e graúdos que está disponível num cinema perto de si com dobragem para Português e também em Língua Gestual Portuguesa

Consulte a transcrição textual do vídeo.

<p>Valiant é um filme animado, 3D, para miúdos e graúdos que está disponível num cinema perto de si com dobragem para Português e também em Língua Gestual Portuguesa</p> <p><a href="#n1">Consulte a transcrição textual do vídeo.</a></p>

"Valiant - Os Bravos do Pombal" é uma das longas-metragens de animação com estreia marcada para o próximo dia 15 de Dezembro, com o qual os miúdos se vão divertir e os graúdos adorar.

A dobragem para língua portuguesa é uma prática corrente nas longas-metragens de animação, mas o "Valiant" tem também Língua Gestual Portuguesa. Uma iniciativa que a distribuidora portuguesa LNK rotula de pioneira a nível mundial.

A mesma distribuidora tem também já no mercado uma série de animação, Bob - o Construtor, cujo DVD contém também a transcrição em Língua Gestual Portuguesa.

Valiant - Os Bravos do Pombal

Dia 15 de Dezembro, num cinema perto de si!

Nota de acessibilidade sobre o vídeo :

Transcrição da reportagem em texto:

Valiant - O Bravo do Pombal

[Apresentadora]
Felizmente a sociedade está cada vez mais atenta. E a provar isso está uma distribuidora de material audiovisual, que lançou recentemente no mercado DVDs com tradução em Língua Gestual Portuguesa.

[Voz-off]
"Valiant - os bravos do pombal" é a primeira longa-metragem com tradução em Língua Gestual para crianças com deficiência auditiva. Trata-se de um projecto pioneiro a nível mundial. A ideia surgiu durante um espectáculo de música para crianças surdas.

[Paulo Martinez / Criador do Projecto]
A ideia surgiu, precisamente, a ver uma rapariga que acompanha as músicas com tradução em língua gestual [a "rapariga" é Paula Teixeira e o espectáculo é o "Entre o Silêncio e o Som" que foi apresentado mais uma vez no passado dia 2 de Dezembro no Pavilhão do Conhecimento] e, portanto, eu estava a ver o concerto dela e tentei me abstrair completamente da música e de tudo o resto, e concentrar-me só na língua gestual, e o que senti foi que … senti um grande vazio. Como nós fazemos dobragens de desenhos animados, tentei arranjar de alguma forma, … criar uma situação para as crianças terem acesso ao nosso mundo, ao mundo dos desenhos animados.

[Voz-off]
Paulo pôs mãos à obra e apresentou o projecto a uma empresa distribuidora que desde logo apadrinhou a ideia.

[Pedro Almeida / Director de Marketing da LNK]
Também achei incrível, e o espanto foi de sermos os primeiros. Há que valorizar esse facto, não por sermos nós, mas por sermos os portugueses, os primeiros no mundo. E isso tem sido uma bandeira da LNK nos mercados estrangeiros também. Foi uma oportunidade fantástica que nos deram. Nós abordámos este projecto de braços abertos, no sentido de dar a oportunidade a crianças com deficiência auditiva, de poderem também ter desenhos animados. Acho que era uma terrível injustiça o que se passava até hoje. Hoje já têm essa oportunidade. Esse projecto foi iniciado com o Bob, que é exactamente um DVD para crianças em idade pré-escolar.

[Voz-off]
O projecto foi iniciado com o lançamento do DVD, “Bob - o construtor”, uma série de origem inglesa que passa actualmente no canal 2 da RTP. A ideia estendeu-se às longas-metragens e “Valiant” foi o filme de animação escolhido. Mas os projectos não ficam por aqui!

[Pedro Martinez]
Agora é o “Valiant”, que é a primeira longa-metragem, e posteriormente também iremos fazer para cinema. Neste momento estamos em produção com uma dobragem para cinema que também irá incluir a língua gestual. Portanto, também será um projecto pioneiro a nível mundial.

[Voz-off]
A próxima longa-metragem de animação com tradução em língua gestual portuguesa tem estreia marcada para o próximo dia 15 de Dezembro, num cinema perto de si.

Fonte: Reportagem do Magazine CONSIGO do canal a2: do dia 4 Dezembro de 2005.

Última actualização: 04-12-2005.
Programa ACESSO da UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento, I.P.

Motor de Busca
Motor de Busca
Mapa do Sítio
Mapa do Sítio
Ajuda
Ajuda
Sugestão
Sugestão