Pasta Actual:
Publicações e Legislação

acesso > Publicações e Legislação sobre Acessibilidade > PNP_CNE_SI > Prioridades de Actuação - Acções de Sensibilização

Prioridade 7 - Acções de Sensibilização

Porque é que se afirma que a Sociedade da Informação representa uma oportunidade para a inclusão das pessoas com deficiência? Qual é o papel das Tecnologias da Informação e Comunicação neste processo de inclusão social? Qual o papel dos Serviços de Apoio? De que forma as TIC mudaram a forma de executar as tarefas nos mais diversos contextos: lazer, educação, formação, actividade profissional? Face a uma tão grande profusão de alternativas de acesso à informação, que alterações estão a ocorrer na forma como a sociedade olha para a pessoa com deficiência? Que alterações na sua auto-estima, realização, afecto, segurança, está tal revolução digital a provocar?

Estas são algumas perguntas às quais a generalidade da população portuguesa não saberá responder. É assim necessário continuar com acções de sensibilização, e nos nossos dias a comunicação social, nomeadamente a que tem uma cobertura nacional, é um instrumento de primordial importância para um esclarecimento capaz de modificar a atitude perante a estereotipada imagem da pessoa com deficiência. Hoje, o programa televisivo “Novos Horizontes” será o programa há mais tempo em antena. São 30 minutos semanais que sintetizam o que de mais importante se passou durante a semana em prol das pessoas com deficiência. Será por certo pouco, mas no espectro radiofónico o panorama é ainda pior. É imperioso que surja também um espaço radiofónico que difunda aquilo que se vai passando durante a semana neste sector.

Actualmente, o país possui, espalhado por todo o território, espaços públicos de acesso à Internet com postos adaptados para pessoas com deficiência. Estas condições permitem que se criem dinâmicas locais promocionais do contacto com as tecnologias por parte de idosos e pessoas com deficiência. Para além da aprendizagem, fica uma “janela” de oportunidades para pessoas com fracos recursos financeiros.

A sociedade civil deverá ser, ela própria, o motor das acções de sensibilização. O apoio a essas iniciativas será enquadrado dentro de um programa específico.

Tabela 8. Acções de Sensibilização - Acções Propostas
Acções Descrição Ano Conclusão Entidades Responsáveis

Acção 7.1

Programa de Rádio

Apoiar a criação de um programa semanal sobre deficiência numa rádio de cobertura nacional. 2004

UMIC
ICS

Acção 7.2

Formação e sensibilização sobre utilização da Internet

Incentivar acções de formação e sensibilização sobre utilização da Internet dirigida a Cidadãos com Necessidades Especiais. 2005

UMIC
IPJ

Índice | pág. anterior | pág. seguinte

Última actualização: Julho 14, 2003.
Programa ACESSO da UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento, I.P.

Motor de Busca
Motor de Busca

Mapa do Sítio
Mapa do Sítio

Ajuda
Ajuda

Sugestão
Sugestão