Pasta Actual:
Publicações e Legislação

acesso > Publicações e Legislação sobre Acessibilidade > PNP_CNE_SI > Prioridades de Actuação - Ciência, Inovação e Redes de Conhecimento

Prioridade 4 - Ciência, Inovação e Redes de Conhecimento

Os apoios do Estado para a investigação, bolsas de estudo, desenvolvimento de serviços, produtos e conteúdos e para acções de informação e sensibilização na área da reabilitação e da acessibilidade têm sido suportados por vários organismos do quais se destacam o programa Ciência e Inovação, Tecnologia em Reabilitação (CITE), do Secretariado Nacional para a Reabilitação e Integração das Pessoas com Deficiência (SNRIPD), a Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), e o Programa Operacional Sociedade da Informação (POSI). Neste cenário, um projecto relacionado com a acessibilidade de Cidadãos com Necessidades Especiais à Sociedade da Informação pode ser submetido para financiamento a diferentes organismos, que possuem critérios de decisão, recursos financeiros e prioridades bastante diferentes. É possível e desejável optimizar a distribuição desses apoios, seguindo orientações e critérios comuns e considerando também a existência de fontes de financiamento comunitário adicionais, com particular destaque para VI Programa-Quadro para a Ciência, Tecnologia e Inovação e para o programa de Investigação e Desenvolvimento Europeus “European Research Área”, entre outros.

Partindo do modelo mais estruturado – o programa CITE –, poder-se-á evoluir para um programa mais abrangente e com mais recursos financeiros. Neste deverá ser incluído o apoio à criação conteúdos tais como: livros falados, materiais em Língua Gestual Portuguesa (LGP), apoio à tradução, sítios Internet especializados, CD-ROM, vídeos, adaptações de materiais educativos. O apoio à distribuição desses materiais deverá ser igualmente considerado.

Por outro lado, importa fomentar a troca de conhecimentos científicos, experiências e informações em rede. No âmbito do Plano de Acção eEurope foi constituída uma rede nacional de centros de excelência em "Design para Todos". O modelo de implementação e funcionamento desta rede poderá ser adoptado para outras temáticas.

Tabela 5. Ciência, Inovação e Redes de Conhecimento - Acções Propostas
Acções Descrição Ano Conclusão Entidades Responsáveis
Acção 4.1

Programa CITRA - Ciência e Inovação em Tecnologias, Reabilitação e Acessibilidade

"Estabelecer o programa CITRA como sucessor do programa CITE (Ciência, Inovação e Tecnologia em Reabilitação) do SNRIPD, constituído pelos sub-programas:
(1) Apoio a projectos de I&D;
(2) Bolsas de estudo;
(3) Mobilidade de investigadores;
(4) Apoio a reuniões científicas;
(5) Acções de sensibilização;
(6) Conteúdos;
(7) Prémios de mérito.
2003

Min. Ciência Ens. Sup.
SNRIPD
UMIC
POSI

Acção 4.2

Redes Nacionais Temáticas

Apoiar o desenvolvimento de redes nacionais temáticas para a partilha de experiência, promoção do conhecimento e disseminação de informação, nomeadamente na área da acessibilidade, ensino especial, Língua Gestual Portuguesa e comunicação aumentativa. Contínuo UMIC

Índice | pág. anterior | pág. seguinte

Última actualização: Julho 14, 2003.
Programa ACESSO da UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento, I.P.

Motor de Busca
Motor de Busca

Mapa do Sítio
Mapa do Sítio

Ajuda
Ajuda

Sugestão
Sugestão