Pasta Actual:
Feira das Capacidades

acesso > Feira das Capacidades> Emissão Rádio em LGP.

TSF on-line em LGP
7 Abril: TSF On-Line em Língua Gestual Portuguesa

Rádio Acessível a Pessoas Surdas

A utilização das ondas eletromagnéticas como veículos de transmissão de som e imagem revolucionou as comunicações no século XX.

Em 1894, o italiano Guglielmo Marconi combinou descobertas de outros para criar o rádio. No sótão da casa dos seus pais, fez soar uma campainha enviando uma mensagem de rádio. Em 1901, fez a letra "s" passar o Atlântico, desde Cornwall, na Inglaterra, até Terra Nova, no Canadá.

A equipa da UMIC não precisou recuar tanto no tempo para encontrar inspiração para a primeira emissão de rádio em Língua Gestual Portuguesa.

Encontrou uma equipa de verdadeiros Brasileiros Excelentíssimos, que logo ali ao virar do Atlântico já empreenderam experiências como:

Toda esta vertente de investigação pragmática pertence à equipa da Rádio USP, da Universidade de São Paulo, coordenada pelo investigador Alexandre Fejes Neto.

Foi inspirados neste pragmatismo que a equipa do Programa ACESSO da UMIC desafiou um conjunto vasto de intervenientes, para realizar a primeira emissão de rádio em Língua Gestual Portuguesa. No dia 7 de Abril, dia da abertura da Feira das Capacidades, das 8 das manhã às 10 da noite, a TSF transmite em LGP. A iniciativa é do Programa ACESSO da UMIC, a largura de banda é da Fundação para a Computação Científica Nacional, a tecnologia é do INOV - INESC Inovação, o design é da GrooveMedia, os intérpretes são da Associação de Intérpretes de Língua Gestual Portuguesa e da empresa Manus Interpretis. A supervisão da emissão foi solicitada à Federação Portuguesa das Associações de Surdos. Dia 7 Abril, sintonize www.capacidades.org.pt, e ouça e veja a informação da actualidade, da qual a Feira das Capacidades, levada a efeito pela Câmara Municipal da Moita, fará certamente parte de 7 a 10 de Abril.

Outras Experiências Localizadas

Existem duas formas possíveis de tornar uma emissão de rádio, nomeadamente a sua componente informativa, acessível a pessoas surdas:

Emissão Legendada

Apresentam-se de seguida algumas das experiências internacionais nesta área:

Emissão em Língua Gestual

Apresentam-se de seguida algumas das experiências internacionais nesta área:

Outras Referências

Referências relacionadas com transmissão de emissões de rádio e televisão. De notar que as referências encontradas são todas elas relacionadas com televisão.

Última actualização: 01-04-2005.
Programa ACESSO da UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento, I.P.

Motor de Busca
Motor de Busca

Mapa do Sítio
Mapa do Sítio

Ajuda
Ajuda

Sugestão
Sugestão