FCT edita livro “Tecnologias de apoio para pessoas com deficiência”

Capa do livro Tecnologias de apoio para pessoas com deficiência

No âmbito das suas competências de coordenação das políticas públicas da Sociedade de Informação (SI), nomeadamente das políticas que potenciam os benefícios da SI para as pessoas com necessidades especiais, a Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) edita o livro “Tecnologias de apoio para pessoas com deficiência”.

Dos autores Pedro Encarnação, Luís Azevedo e Ana Rita Londral, três dos melhores profissionais portugueses na área da Engenharia da Reabilitação, este livro é um texto introdutório à temática das Tecnologias de Apoio. As Tecnologias de Apoio são produtos, serviços ou práticas com vista à promoção da qualidade de vida das pessoas com deficiência.

Pretende-se dar uma visão geral desta área científica multidisciplinar, caraterizar potenciais utilizadores e apresentar exemplos das Tecnologias de Apoio existentes atualmente no mercado, organizados por áreas funcionais: mobilidade, manipulação, comunicação, orientação e cognição. Descreve-se ainda o enquadramento legal da prescrição de Tecnologias de Apoio em Portugal.

O livro destina-se a todos os profissionais da área da Reabilitação e do Ensino Especial, utilizadores finais e, em geral, a todos os interessados em Tecnologias de Apoio.

Livro – Tecnologias de Apoio para pessoas com deficiência.