A Incapacidade Continua a ser o Principal Fator que Determina a não Utilização da Internet

No Reino Unido, a incapacidade continua a ser o principal fator que determina a não utilização da Internet, revela relatório.

Total de adultos - 14% nunca usaram a Internet

No Reino Unido, há 3 vezes menos adultos com uma incapacidade a usar a Internet que os que não têm uma incapacidade, revelou um relatório do Office for National Statistics (ONS).

Os dados apresentados na última Internet Access Quarterly Update, publicado a cada quatro meses, mostra que no primeiro trimestre de 2013, existiam 3.7 milhões de adultos com alguma incapacidade – tal como é definido na Disability Discrimination Act – que nunca usou a internet, representando 32% do total de adultos com incapacidade existentes no Reino Unido.

O número total de adultos que nunca usou a Internet no primeiro trimestre de 2013 era de 7.1 milhões (14%), o que significa que mais de metade (53%) eram pessoas com uma incapacidade.

No entanto, comparando com o trimestre anterior em que a atualização da ONS dava conta da existência de 3.8 milhões de adultos com uma incapacidade que nunca estiveram online, existem menos adultos com uma deficiência offline. De facto, com algumas pequenas exceções, este número tem vindo a cair regularmente desde que a ONS iniciou a publicação das suas Internet Access Quarterly Update no início de 2011, correspondendo o número de 3.7 milhões, da última atualização, ao mais baixo registado até agora.

O relatório mostra também que a idade é outro fator chave na determinação do uso da Internet. Apenas 34% (1.6 milhões de pessoas) dos adultos com mais de 75 anos usaram a Internet, o que significa que os 3.1 milhões de pessoas com idade igual ou superior a 75 anos que nunca estiveram online representam 43% do total dos 7.1 milhões de não utilizadores adultos.

Os dados do Internet Access Quarterly Update resultam de um Inquérito do departamento Labour Force Survey da ONS, de caráter contínuo sobre as circunstâncias de empregabilidade da população do Reino Unido realizado na Inglaterra, Escócia e Gales. A última versão da atualização pode ser vista abaixo:

Gráficos

Adultos com mais de 75 anos - 66% nunca usaram a Internet
Total de adultos com incapacidade - 32% nunca usaram a Internet
Dos adultos que nunca usaram a Internet - 52% são adultos com uma incapacidade
Dos adultos que nunca usaram a Internet - 44% tem mais de 75 anos

Fonte: e-Access Bulletin, maio 2013.