Dia Mundial da Consciencialização para a Acessibilidade

No Dia Mundial da Consciencialização para a Acessibilidade, 16 de Maio, a Comissão Europeia elaborou uma infografia para dar nota dos trabalhos em curso na área da acessibilidade digital. A Equipa de Experiência Digital da AMA, da qual a Unidade ACESSO faz parte, traduziu a infografia para português.

Apresenta-se a seguir uma alternativa equivalente a quem, por qualquer razão, não consiga aceder à informação constante da infografia em formato PDF:

Inclusão Digital na UE

“Se não estiver na web, vai ter problemas para aceder aos serviços”

Tim Berners-Lee, em entrevista ao The New Statesman, Agosto 2016

A UE está a trabalhar na promoção da inclusão digital para todos

5%

A parcela de pessoas na UE que não usa a Internet devido a algum tipo de deficiência

Mais de 80 milhões

O número de pessoas com algum tipo de deficiência

Menos de 10%

O número de sítios Web na Europa acessíveis a pessoas com deficiências

Eu preciso …

…de usar os serviços públicos online

  • A oferta online de serviços e de informação pública está a aumentar rapidamente.
  • Todos devem ser capazes de os aceder, ler e compreender através de sítios Web ou de aplicações móveis.
  • As e-assinaturas oficiais devem ser utilizáveis por todos.
  • Deve ser fácil ver quais são os sítios e as apps acessíveis, e reclamar das que não o são!

…usar um computador para trabalhar, ir às compras ou ao banco

  • No dia a dia, todos precisam de aceder aos serviços digitais, no trabalho ou no lazer.
  • Os computadores e os sistemas operativos precisam de ser acessíveis por todos.
  • A existência de requisitos de acessibilidade comuns para muitos produtos e serviços, desde verificar a sua conta bancária até à compra de bilhetes para concertos, vai tornar a vida mais fácil para pessoas com deficiências.

…equipamento especializado e serviços para aceder à net

  • Os operadores de telecomunicações têm de disponibilizar serviços equivalentes para utilizadores com deficiências.
  • As pessoas com deficiências têm de ter acesso a pacotes especializados a custos baixos para usar estes serviços.

…aceder aos serviços de emergência

  • Mais tarde ou mais cedo qualquer pessoa pode precisar de contactar os serviços de emergência -mas nem todos são capazes de efectuar a chamada.
  • Devem estar disponíveis outras opções como texto em tempo real, SMS ou aplicações de emergência.

…dispor de legendagem para seguir as minhas séries favoritas

  • As pessoas querem ver as suas séries favoritas na TV e nos sistemas de vídeo-on-demand (VOD) – mas nem todos podem ouvi-los ou vê-los.
  • Serviços como sejam os serviços de legendagem para pessoas Surdas ou os serviços de audiodescrição para pessoas com deficiência da visão devem estar disponíveis cada vez mais na TV e no VOD.
  • Deve saber quem contactar para se inteirar das opções de acessibilidade disponíveis e queixar-se caso não existam nenhuns!

…uma mais vasta escolha de leitura

  • As pessoas cegas, com baixa visão ou que têm dificuldades de leitura como os disléxicos devem ser capazes de poder ler como qualquer outra pessoa.
  • É cada vez maior a oferta de livros, incluíndo e-books, e outro material impresso em formatos adaptados às suas necessidades.