Introdução à Norma Europeia EN 301 549

Introdução à norma Europeia EN 301 549

Aviso importante! A presente vídeo-série encontra-se integralmente legendada em Português. Os vídeos encontram-se no Youtube em legenda fechada, podendo mesmo as legendas serem lidas por alguns leitores de ecrã usados por pessoas cegas.

Listagem dos 13 vídeos Youtube da série

Com a presente série a Funka fez um notável trabalho de simplificação para apresentar a EN 301 549

As normas técnicas são geralmente difíceis de ler e de entender. A norma Europeia (EN 301 549) que norteia a contratação pública de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) não é exceção. Foi a pensar nisto que a Funka – empresa europeia especialista em acessibilidade – com o patrocínio da Microsoft, produziu uma série de 13 vídeos de introdução à Norma Europeia EN 301 549. Os vídeos, em formato de tutoriais de 10 a 15 minutos, facilitam a compreensão e a utilização da Norma por quem é responsável pelo desenvolvimento ou pela aquisição de TIC.

Quanto mais fácil for para as pessoas compreenderem como podem ter a acessibilidade em conta aquando dos processos de aquisição, mais acessível a nossa sociedade será. A Microsoft investiu anos na elaboração da Norma Europeia EN 301 549. Esperamos que esta série de vídeos ajude a Norma a alcançar o seu máximo potencial.

Alex Li, Analista Principal de Standards da Microsoft.

A EN 301 549 vai, provavelmente, ser um dos passos mais importantes rumo à acessibilidade às TIC na Europa. Ela é o resultado do trabalho conjunto das organizações europeias de normalização CEN/CENELEC e ETSI, as quais foram mandatadas pela Comissão Europeia para elaborarem uma Norma Técnica no âmbito da acessibilidade às TIC que possa servir de diretriz à legislação sobre contratação pública nos vários Estados Membros. Espera-se que a Norma possa ter um impacto imediato no setor público mas o objetivo é que as soluções acessíveis se disseminem por toda a sociedade.

Estamos muito orgulhosos e felizes por levar a cabo este projeto.

Susanna Laurin, CEO da Funka e especialista em acessibilidade.

Referências EN 301 549